7º Expo Fórum do SPCVB ocorre abordando inclusão social, tecnologia e futuro

O evento ocorreu nesta quarta-feira (19), no WTC Events Center, em São Paulo
Toni Sando, duarnte o 1º painel do 7º Expo Fórum Visite São Paulo

A 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, promovido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), aconteceu na última quarta-feira (19), no WTC Events Center, na capital paulista. O tradicional evento abordou temáticas como inclusão social, mudanças climáticas, tecnologia e futuro, sob o tema "Descubra, conecte e integre".

Para dar as boas vindas à todos, o diretor geral do WTC Events Center, Fernando Guinato, subiu ao palco. "Nós temos um orgulho muito grande de, pela sétima vez, estar recebendo o Expo Fórum aqui no nosso espaço. Toni, parece que foi outro dia que começamos, né? Mas já estamos na sétima etapa e eu tenho certeza que vocês vão ter a oportunidade de aproveitar muito", declarou.

Em seguida, Toni Sando, presidente executivo do SPC&VB, iniciou o primeiro painel do evento: Marketing de Destinos, falando sobre a importância da promoção de São Paulo, e da melhor forma de fazê-lo. "O Marketing de Destino, tem o propósito de que cada viajante possa vir para São Paulo e ser atingido pelo impacto uau, tornando-se visitante. São Paulo tem plena capacidade para receber eventos de conteúdos e negócios. O propósito é encantar as pessoas, o importante é que procuramos sempre alcançar mais do que o objetivo das pessoas apenas visitarem um equipamento", afirma. 

O painel seguinte, intitulado "Turismo no Estado de São Paulo", contou com a presença de Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de Sâo Paulo; a Coordenadora de Turismo da Setur SP, Ana Clemente; e consultores da InvestSP, Eduardo Madeira e Gustavo Grisa. Conversaram acerca de eventos e feiras de negócios, e da importância dessa vertente para a indústria. 

"Considerando São Paulo, considerando o turismo econômico, nós estamos falando de uma região com quase 110 milhões de potenciais compradores do que nós temos a oferecer, e se nós investirmos prioritariamente nesse primeiro mercado, nós vamos aumentar significativamente o nosso fluxo turístico", conclui Lucena. 

"Neste ano nós promovemos o primeiro fórum de investimentos, justamente para promover essa vertente de São Paulo", afirmou Grisa. Já Madeira, contou um pouco sobre o programa de crédito e investimento para o turismo, o Creditur SP. Ele afirma que a palavra chave para descrever o benefício é: parceria. 

Ana Clemente, por sua vez, disserta sobre educação, ensino e capacitação. Ela explica porque a Academia de Turismo foi criada. "Nós criamos um grupo, uma governança, que englobam instituições, entidades e órgãos, para qualificar e capacitar os profissionais para a indústria do turismo, com curadoria de vagas, entre cursos e diversos hub com muitas soluções, para facilitar a quem queira trabalhar com turismo, ou quem já trabalha, mas precisa de alguma reciclagem. Existe demanda, essa demanda precisa ser absorvida, mas ela tem, também, que ser qualificada". 

A palestra seguinte tratou sobre os temas de acessibilidade e inclusão social por meio do painel " Acessibilidade e Inclusão: Uma preocupação imediata nas operações de entretenimento", com a presença de Fernanda Mascarim, Gerente de Receita Interna do Parque da Mônica. 

"O turismo muda vidas, o turismo realmente transforma. E foi pensando nisso que desenvolvemos uma série de cuidados para receber pessoas com deficiência no parque. Uma das coisas mais importantes que tenho para apontar é a segurança, afinal, precisamos conhecer as regras de segurança, a operacionalidade, o grau de dificuldade de acesso ao brinquedo, porque, por mais seguro que o parque e os brinquedos sejam, por mais que haja a manutenção em dia, imprevistos acontecem, então a sinalização e comunicação são imprescindíveis", afirmou Mascarim. 

Sabina Deweik liderou o painel "Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor: Turismo, Viagens e Eventos", trazendo uma visão sobre futuro, mudanças climáticas e a constante evolução do aprendizado. "Tudo está mudando, então, temos que mudar também. Precisamos ser engenheiros dessa mudança e usar a tecnologia e a inteligência artificial a nosso favor. Quando aprendermos a fazer as perguntas certas pra IA, iremos ter dados legais do outro lado, e isso é importantíssimo", constatou.

O último conteúdo do dia foi apresentado por Carlos Prado, Co-Fundador do Movimento Supera Turismo, durante o painel "Supera Turismo: Rio Grande do Sul". 

"Nós do turismo temos uma pegada muito forte com a sustentabilidade ambiental, mas hoje eu vou me concentrar bastante no social, porque isso que nós estamos fazendo hoje é a parte social. É olhar para o próximo, olhar onde há necessidade de ajuda, de energia, e entregar. O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul é uma calamidade, e eles precisam de todo e qualquer apoio", disse. 

O movimento é uma iniciativa nacional dedicada a recuperação e sustentabilidade do setor de turismo no Brasil, além de envolver a colaboração de empresas, governos e comunidades. 

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