A 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, promovido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), aconteceu na última quarta-feira (19), no WTC Events Center, na capital paulista. O tradicional evento abordou temáticas como inclusão social, mudanças climáticas, tecnologia e futuro, sob o tema "Descubra, conecte e integre".
Para dar as boas vindas à todos, o diretor geral do WTC Events Center, Fernando Guinato, subiu ao palco. "Nós temos um orgulho muito grande de, pela sétima vez, estar recebendo o Expo Fórum aqui no nosso espaço. Toni, parece que foi outro dia que começamos, né? Mas já estamos na sétima etapa e eu tenho certeza que vocês vão ter a oportunidade de aproveitar muito", declarou.
Em seguida, Toni Sando, presidente executivo do SPC&VB, iniciou o primeiro painel do evento: Marketing de Destinos, falando sobre a importância da promoção de São Paulo, e da melhor forma de fazê-lo. "O Marketing de Destino, tem o propósito de que cada viajante possa vir para São Paulo e ser atingido pelo impacto uau, tornando-se visitante. São Paulo tem plena capacidade para receber eventos de conteúdos e negócios. O propósito é encantar as pessoas, o importante é que procuramos sempre alcançar mais do que o objetivo das pessoas apenas visitarem um equipamento", afirma.
O painel seguinte, intitulado "Turismo no Estado de São Paulo", contou com a presença de Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de Sâo Paulo; a Coordenadora de Turismo da Setur SP, Ana Clemente; e consultores da InvestSP, Eduardo Madeira e Gustavo Grisa. Conversaram acerca de eventos e feiras de negócios, e da importância dessa vertente para a indústria.
"Considerando São Paulo, considerando o turismo econômico, nós estamos falando de uma região com quase 110 milhões de potenciais compradores do que nós temos a oferecer, e se nós investirmos prioritariamente nesse primeiro mercado, nós vamos aumentar significativamente o nosso fluxo turístico", conclui Lucena.
"Neste ano nós promovemos o primeiro fórum de investimentos, justamente para promover essa vertente de São Paulo", afirmou Grisa. Já Madeira, contou um pouco sobre o programa de crédito e investimento para o turismo, o Creditur SP. Ele afirma que a palavra chave para descrever o benefício é: parceria.
Ana Clemente, por sua vez, disserta sobre educação, ensino e capacitação. Ela explica porque a Academia de Turismo foi criada. "Nós criamos um grupo, uma governança, que englobam instituições, entidades e órgãos, para qualificar e capacitar os profissionais para a indústria do turismo, com curadoria de vagas, entre cursos e diversos hub com muitas soluções, para facilitar a quem queira trabalhar com turismo, ou quem já trabalha, mas precisa de alguma reciclagem. Existe demanda, essa demanda precisa ser absorvida, mas ela tem, também, que ser qualificada".
"O turismo muda vidas, o turismo realmente transforma. E foi pensando nisso que desenvolvemos uma série de cuidados para receber pessoas com deficiência no parque. Uma das coisas mais importantes que tenho para apontar é a segurança, afinal, precisamos conhecer as regras de segurança, a operacionalidade, o grau de dificuldade de acesso ao brinquedo, porque, por mais seguro que o parque e os brinquedos sejam, por mais que haja a manutenção em dia, imprevistos acontecem, então a sinalização e comunicação são imprescindíveis", afirmou Mascarim.
Sabina Deweik liderou o painel "Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor: Turismo, Viagens e Eventos", trazendo uma visão sobre futuro, mudanças climáticas e a constante evolução do aprendizado. "Tudo está mudando, então, temos que mudar também. Precisamos ser engenheiros dessa mudança e usar a tecnologia e a inteligência artificial a nosso favor. Quando aprendermos a fazer as perguntas certas pra IA, iremos ter dados legais do outro lado, e isso é importantíssimo", constatou.
O último conteúdo do dia foi apresentado por Carlos Prado, Co-Fundador do Movimento Supera Turismo, durante o painel "Supera Turismo: Rio Grande do Sul".
"Nós do turismo temos uma pegada muito forte com a sustentabilidade ambiental, mas hoje eu vou me concentrar bastante no social, porque isso que nós estamos fazendo hoje é a parte social. É olhar para o próximo, olhar onde há necessidade de ajuda, de energia, e entregar. O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul é uma calamidade, e eles precisam de todo e qualquer apoio", disse.
O movimento é uma iniciativa nacional dedicada a recuperação e sustentabilidade do setor de turismo no Brasil, além de envolver a colaboração de empresas, governos e comunidades.
Confira algumas fotos, por Portal Eventos:
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