AMPRO cria diretoria setorial de ESG, comandada por Andrea Mendonça

Como empresas podem impactar positivamente o meio ambiente com ações de simples implementação?
Andrea Mendonça, líder da Diretoria Setorial de ESG da AMPRO

À medida que o mundo se volta para soluções sustentáveis, o setor de eventos enfrenta um desafio significativo: a gestão dos resíduos gerados durante essas ocasiões. Cada vez mais se torna necessário um olhar em práticas ambientalmente responsáveis, amparado em estratégias ESG.

Uma pesquisa rápida no Google revela dados alarmantes sobre a quantidade de resíduos gerados no país. De acordo com um estudo disponível no site do gov.br, realizado pelo WWF (World Wide Fund for Nature Inc.), em 2019, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de maiores produtores de lixo plástico do mundo. Estes dados mostram a quantidade de resíduos em várias circunstâncias, incluindo eventos. E é aqui que encontramos oportunidades para reciclar informações e ações a favor do meio ambiente, especialmente se você é um especialista no setor de eventos.

A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) através da Diretoria Setorial de ESG está organizando o evento “O Futuro do Marketing é Sustentável?”, que vai mapear as dificuldades relacionadas aos temas de Meio Ambiente, Social e Governança que o setor enfrenta, a fim de reduzir as dores e riscos gerando um impacto positivo com ações reais. A ideia é também trazer o debate sobre as práticas de concorrência, crédito de carbono, impacto social residual, circularidade, lixo zero, certificações e tudo que se refere a práticas deste tipo.

A Trashin, empresa especialista em gestão de resíduos, afirma que cada pessoa gera, em média, 1kg de resíduos em um único evento, que poderiam ser reciclados ou compostados. O que reforça a necessidade urgente de ações concretas para reduzir o impacto ambiental dessas atividades. Para abordar essa questão de forma eficaz, empresas do setor de live marketing estão implementando uma variedade de iniciativas que vão desde o uso de materiais sustentáveis, biodegradáveis e recicláveis, à implementação de estratégias de redução de resíduos. Ações que estão começando a transformar a maneira como os eventos são planejados e executados.

Por isso, é essencial incluir no planejamento estratégico de sua empresa ações de gestão de resíduos, inclusive para cumprir exigências legislativas, como a lei 17.806, que entrou em vigor em 17 de outubro do ano passado, e estabelece diretrizes para um gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados no estado de São Paulo. 

A nova lei determina que coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada, para shows, festivais musicais, festas regionais e campeonatos esportivos, deve ser conduzida preferencialmente por cooperativa de catadores de material reciclável, o que acaba ampliando a cadeia econômica, abrindo espaço para expansão deste serviço.

Para Andrea Mendonça, líder da Diretoria Setorial de ESG da AMPRO e consultora estratégica no tema, é preciso levar em conta os princípios de uma economia regenerativa em todas as etapas de um projeto: planejamento, pré-produção, durante a ação e no pós.

É uma forma diferente de criação e execução, em que a agência se responsabiliza, não só pelo sucesso da ação, mas pelo negócio do cliente, com cada impacto positivo ou negativo residual nas pessoas e no meio ambiente, buscando deixar os sistemas melhores do que foram encontrados. Se todas ações desse mercado forem planejadas e executadas com esse foco, temos um poder regenerativo importante para nossa sociedade, pela importância da atividade na economia. Ao adotar práticas sustentáveis, não apenas reduzimos o impacto no meio ambiente, mas também inspiramos outros a fazerem o mesmo", afirma ela.

Sabemos que o setor de Live Marketing é sempre muito dinâmico, criando experiências imersivas entre as marcas e o público alvo, e essa dinâmica não pode ser dissociada das preocupações ambientais e sociais. As boas práticas de ESG atreladas ao Live Marketing criam iniciativas reais que além de impactar positivamente, ajudam a fortalecer o compromisso das marcas com o meio ambiente gerando resultados benéficos a todo planeta.

Além disso, o engajamento de todos que compreendem o universo do Live Marketing, como as agências, empresas parceiras, clientes, colaboradores e stakeholders é fundamental para o sucesso dessas iniciativas. Campanhas de conscientização e incentivos para a separação adequada dos resíduos durante os eventos estão ajudando a educar e capacitar os participantes a se tornarem parte da solução.

À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável, é importante que o setor, essencial para a construção das marcas, continue no caminho em termos de práticas ambientalmente responsáveis. Marcas que estão comprometidas com o impacto promovem eventos não apenas memoráveis, mas responsáveis ambientalmente, e os consumidores estão atentos a isso.

Este ano a AMPRO criou a Diretoria Setorial de ESG, comandada por Andrea Mendonça. O objetivo é buscar fomentar o diálogo, para fortalecer um mercado além de sustentável, mais respeitoso, e refletir sobre as melhores condutas, conectando soluções sustentáveis e principalmente proporcionar para os associados informações reais para que a cultura ESG seja promovida de forma transversal na associação.

* Fotos Destaques: Divulgação/Andrea Mendonça

Fonte: Assessoria