No teto, objetos infláveis em forma de plantas começam a se movimentar. No piso, ilhas com cadeiras de praia e papéis espalhados com mensagens de diversos autores, além de bonecos em formas de ser humano e animais que se levantam e caem. Na parede, sacolas recicláveis cheias de ar também fazem o movimento para cima e para baixo.
Essa apresentação está no primeiro prédio do Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A curadora Bia Lessa criou cinco atos que representam `Existir`, `Diferir`, Confluir`, `Extinguir` e `Reesxistir`.
Ao entrar, o visitante se depara também com um painel ao fundo com imagem do sol. No início da apresentação, isso representa que todos vivem com a força da energia solar. Depois, a imagem do sol vai mudando para uma cor vermelha até escurecer. Isso significa que o mundo, com o desafio do aquecimento global, corre risco de acabar com a natureza. Nesse momento, todos os objetos do piso caem. A mensagem é clara: vamos cuidar do mundo juntos. “Bia Lessa trabalhou para mostrar ao mundo um caminho, um jeito de ser melhor. Ela é especial porque lida com arte, com a alma brasileira”, enfatizou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, na abertura para convidados, no dia 13 de abril.
A curadora Bia Lessa lembrou que está dando continuidade ao trabalho do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Foi ele quem assinou a obra do Pavilhão Brasil na Expo de 1970, em Osaka. Conforme citou Bia, Paulo Mendes costumava dizer: “sabemos que vamos morrer, mas sabemos que não nascemos para morrer. Nascemos para continuar”. Ela completou: “Estamos aqui, Paulo, para continuar”. O diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, enfatizou que “estamos celebrando algo único, que é uma criação humana que só os homens têm essa capacidade que é a arte”.
O Embaixador Laudemar Aguiar, do Ministério das Relações Exteriores, destacou que “o Brasil mostra a diversidade que é a nossa força”. A cerimônia teve execução do Hino Nacional e interpretação das músicas “Semente do Amanhã” (Gonzaguinha) e “O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa -Lobos) pela cantora Mio Matsuda e músicos Marcelo Kimura e Sasago Shigueharu.
Sala Parangoromos e Sala Multiuso:
No segundo prédio tem a Sala Parangoromos, onde serão distribuídos `parangoromos`, uma fusão da vestimenta `parangolé`, criada pelo artista Helio Oiticica, com `hagoromos`, vestimenta tradicional japonesa associada à leveza e espiritualidade. Há ainda tinta branca que os visitantes podem se pintar no rosto ou nas mãos.
Ao lado da Sala Parangoromos, há a Sala Multiuso, onde foi feita apresentação por Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil. Ela explicou que “a ApexBrasil, assumiu esse desafio de fazer parte da Exposição Universal por ser um evento importante de promoção de imagem do Brasil e muitas vezes tem reflexo na geração de negócios. Cada ano nos superamos”.
Na oportunidade, o Presidente do Sebrae, Décio Lima, citou poema do compositor e cantor Vinícius de Moraes: “a vida é a arte dos encontros, apesar de tantos desencontros”. Para ele, “precisamos aproveitar a participação na Expo 2025 para produzir reflexão e entender não ser possível continuar a destruir a natureza no mundo”, seguindo, conforme ele, o olhar do indígena Ailton Krenak.
Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka recebe quase 2 mil visitantes em cinco horas:
A participação do Brasil na Exposição Universal de 2025, em Osaka, no Japão, começou com grande destaque. Em cinco horas de funcionamento, o Pavilhão Brasil recebeu cerca de 2 mil visitantes, revelando o forte interesse do público pela proposta brasileira. Coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o espaço oferece uma experiência imersiva que une cultura, inovação e sustentabilidade, projetando a imagem do país no cenário global.
Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas), o evento reúne 158 nações e espera atrair 28 milhões de visitantes. O Brasil vai além da exibição de suas belezas naturais e culturais: apresenta uma proposta que convida à reflexão sobre a condição humana, a urgência de ações coletivas e a construção de um futuro mais inclusivo.
"O Pavilhão é mais um esforço do presidente Lula para que o Brasil possa estar firme, presente, ajudando o mundo a ser melhor. Foi lá no G20 ano passado, nos BRICS este ano e na COP30 que será realizada em Belém. E o projeto da Bia Lessa é um esforço para se aproximar da proposta da Expo, mas também para apresentar nossa mensagem ao mundo, a proposta do Brasil", afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
A presença do país em uma vitrine internacional como a Expo 2025 reforça também a importância de valorizar e difundir a rica biodiversidade e a pluralidade cultural brasileiras. “O país com seus seis biomas – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa – gera oportunidades para os pequenos negócios do país, que são 95% das empresas do Brasil. Os pequenos negócios são parte da engrenagem de desenvolvimento do país. Essas empresas geram emprego, inclusão, renda, inovam, valorizam a nossa cultura e permitem a construção de um planeta sustentável. Além disso, o empreendedorismo vem sendo aliado na Aliança Global contra a Fome, mostrando-se uma alternativa real para milhões de pessoas que vivem na informalidade”, afirma o presidente do Sebrae, uma das entidades patrocinadoras do Pavilhão, Décio Lima.
Uma experiência sensorial e participativa:
Na Expo Osaka 2025, o Brasil apresenta um pavilhão que vai além da exibição tradicional: é uma experiência sensorial que coloca o visitante no centro. Com um conceito dinâmico, o espaço convida à imersão em temas como a condição humana, a união e um futuro mais justo e sustentável. Dirigido pela cenógrafa Bia Lessa, o pavilhão foi criado para ser acessível, sustentável e inclusivo. Com cerca de 1.000 m², divididos em dois edifícios, oferece uma experiência interativa e tátil, onde os visitantes participam ativamente da exposição. A expectativa é receber até 10 mil pessoas por dia.
Parceira da iniciativa, a Vale também destaca o papel da cultura brasileira no projeto. “Contribuir com a difusão da cultura brasileira, evidenciando sua diversidade e potência, é um dos nossos propósitos. A parceria com Bia Lessa e a Apex na criação dessa experiência única no Pavilhão Brasil reforça nossa atuação. Queremos provocar novas reflexões e caminhos para o empoderamento de vidas, além de apresentar ao público internacional mais sobre a produção artística e as raízes culturais brasileiras”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Além da ApexBrasil, a participação brasileira na Expo é organizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com parceria institucional da Vale. Entre os patrocinadores estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Embratur, Banco do Brasil, Bradesco e Toyota.
UBRAFE levará Delegação Brasileira do setor de Feiras e Eventos de Negócios para visitar a EXPO OSAKA 2025:
A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) anunciou em janeiro sua primeira missão internacional em 2025, com visitação à Expo 2025, reconhecida mundialmente como um evento referência em inovação para o setor de eventos.
Acontecendo a cada 5 anos em uma cidade diferente, a Expo 2025 desembarcará em Osaka, terceira maior cidade do Japão. Essa será a última edição a acontecer antes de 2030, ano estabelecido pelas Nações Unidas como prazo para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa próxima edição da feira mundial terá como tema o “Designing Future Society for our Lives” (Desenhando a Sociedade Futura para Nossas Vidas), atuando como uma verdadeira “vitrine” de inovações neste sentido.
De acordo com a UBRAFE, a visitação à Expo 2025 promove uma grande experiência imersiva em tendências, sustentabilidade e tecnologia. “A Expo 2025 em Osaka é uma grande vivência de tendências para o mundo. Pavilhões de Países referência em sustentabilidade e tecnologia já fazem parte da lista que a nossa delegação irá visitar, assim como os estandes da China e do Japão que sempre apresentam diversas estratégias de reciclagem, utilização de material, energia limpa e outros. As feiras de negócios são excelentes momentos de relacionamento e descoberta de inovações, e nossa missão busca fortalecer novos negócios e melhorar as práticas de gestão de eventos aqui do Brasil”, relata o presidente do conselho de administração da UBRAFE, Paulo Ventura.
A Missão UBRAFE acontecerá do dia 5 a 9 de julho, e contará com a visitação à Expo 2025 em Osaka, além de um tour no histórico e cultural no ícone da cidade, o Castelo de Osaka. Essa missão está sendo organizada em parceria com a Tunibra Travel, empresa com mais de 75 anos de experiência com o Japão.
“A Expo 2025 será uma grande experiência imersiva coletiva para os associados da Ubrafe que buscam novas tendências e tudo o que há de mais novo em termos de sustentabilidade, tecnologia e ESG, além de visitar os pavilhões dos principais países. Nossa proposta é gerar insights aos participantes buscando sempre inovação e crescimento ao nosso setor”, comenta o diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.).

Comentários