Campanha 'Uma força para o RS' é lançada nesta terça-feira (20), no Tour House

A campanha é uma iniciativa do Consórcio Aproveite Campos do Jordão e o Movimento Supera Turismo - RS em prol da retomada do turismo no Rio Grande do Sul, duramente afetado por enchentes durante o mês de maio

Aristides Cury, Sidney Isidro, Marcelo Richtmann, Enzo Arns, Carlos Prado, Marina Figueiredo, Toni Sando e Luiz Henrique usando os cachecóis simbolos da campanha

O espaço do Grupo Tour House na capital paulista recebeu, nesta terça-feira (20), o lançamento da campanha "Uma força para o RS - Campos do Jordão ajuda Gramado", iniciativa do Consórcio Aproveite Campos do Jordão e o Movimento Super Turismo, que tem o objetivo de ajudar financeiramente a cidade gaúcha, que sofreu uma queda brusca na atividade turística após a crise climática que aconteceu em maio e, consequentemente, ainda sofre com o impacto negativo na economia. 

O evento contou com a participação de Carlos Prado, fundador da Supera Turismo RS; Enzo Arns, presidente do Gramado, Canela Convention & Visitor Bureau Região das Hortênsias; Toni Sando, presidente da Unedestinos (União dos Conventions & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos); Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa; Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Campos do Jordão; Marcelo Richtmann, membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão e coordenador do projeto, além de Aristides Cury, representando o Skal Internacional e Luiz Henrique Miranda, Diretor de Comunicação e Marketing.

Luiz Henrique Miranda foi quem iniciou a abertura no lançamento da campanha, agradecendo a presença e empenho no projeto. Passou a palavra para o co-fundador do Movimento Supera Turismo RS, Carlos Prado, que aproveitou para relembrar os objetivos do Movimento Supera Turismo, e a importância dessa união durante a crise. "O Movimento Supera Turismo é um exemplo de como os destinos importantes se unem para superar crises, como é com Campos do Jordão e Gramado. O movimento se reativa em momentos de críticos, como durante a pandemia, e neste momento também. E são lições como essas que fazem com que o turismo brasileiro aprenda e cresça, com união e resiliência", afirma. 

Marina Figueiredo, co-fundadora do Movimento Supera Turismo aproveitou para falar, também, sobre a união dos destinos. "A gente sabe que o Brasil se uniu em um momento de necessidade, mas essa união precisa continuar, porque o turismo tem suas necessidades próprias. Gramado sempre foi um destino com o qual o turismo sempre aprendeu, e agora nós temos aqui dois destinos referências do nosso turismo brasileiro, Campos do Jordão e Gramado, como cases de crescimento para o nosso turismo", disse Marina. 

Para Sidney Isidro, ter empatia e dar apoio ao destino é fundamental. "Nós passamos por uma tragédia ambiental há 20 anos também, e sabemos que juntos conseguiremos superar tudo isso com maestria e muito menos dor", pontua Sidney. 

Enzo Arns destaca a importância da ajuda. "Parte do recurso será usado para manter a equipe do Convention funcionando, afinal, é essa equipe que capta eventos e traz movimentação para a região. 10% das empresas do nosso setor pararam de funcionar, número que equivale a pessoas que dependiam dessa atividade perderam seus empregos, pessoas que precisam do nosso apoio", diz Enzo.

Enzo afirma, também, que a abertura do Aeroporto Salgado Filho ainda conta com prazos que causam preocupações, uma vez que parte da operação está voltando em outubro, mas a operação total volta apenas em dezembro. Com parte da operação voltando em outubro e o regresso total previsto para dezembro. "90% dos visitantes que vão a nossa região chegam de avião. Até que o aeroporto volte a normalidade, existirá um período de operação parcial ou inexistente, o que torna esse apoio ainda mais crucial", finaliza Enzo.

"O Rio Grande do Sul está aberto", afirma Marcelo Richtmann. "Está operacional. Está funcionando. O estado está pronto, apesar de todas as dificuldades que ainda existem, e obviamente vão existir por algum tempo, o estado se superou e está pronto para receber os turistas", diz Marcelo. 

Toni Sando aproveitou para falar sobre a retomada do turismo. "Quando uma sociedade civil, organizada, se movimenta, e movimenta este movimento, faz com que o turismo possa exercer uma cooperação entre destinos concorrentes". Para finalizar, Aristides Cury, complementa, convidando os clubes Skal da Argentina, Uruguai e Peru para ajudar na divulgação e no ingresso de receita que o turismo traz. "É uma satisfação estar presenciando a união desses dois destinos, concorrentes, nesse momento tão difícil e complicado. Continuemos em frente para que no ano que vem tenhamos superado o mais difícil e estejamos comemorando", afirma Aristides.  

A campanha Uma força para o RS - Campos do Jordão ajuda Gramado conta com um site oficial para a prestação de contas referente aos valores arrecadados, mais informações e QR Code para arrecadação e divulgação, acesse: www.umaforcaprors.com.br/

Confira as imagens do lançamento da campanha, por Portal Eventos