Movelpar supera expectativa dos organizadores

A 7ª edição da Feira de Móveis do Paraná (Movelpar), que terminou na última sexta-feira (13), em Arapongas, norte do estado, confirmou as expectativas iniciais dos organizadores quanto ao fluxo de visitantes e ao volume de negócios fechados entre os 190 expositores e lojistas do Brasil e do exterior. O centro de eventos Expoara recebeu 38.958 visitas nos cinco dias de feira- média de 7.791 entradas registradas por dia.

A comercialização atingiu R$ 450 milhões- 50% a mais que o volume de vendas da edição passada, em 2007. Essa estimativa foi baseada em pesquisa feita diretamente com os expositores. O setor de recepção da feira cadastrou 21.569 pessoas entre lojistas e representantes- sendo que muitas delas visitaram a Movelpar mais de uma vez.

Pouco mais da metade das pessoas cadastradas-lojistas e representantes comerciais, em sua maioria- vieram do Paraná. Cerca de 15% do total veio de São Paulo. Na seqüência, vêm os dois estados onde são fortes a produção e a comercialização de móveis: Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Movelpar 2009 recebeu visitantes de todos os estados brasileiros.

Além de lojistas de todo o país, a Movelpar tem uma diferencial: atrai representantes das principais redes de lojas e magazines. Nesta sétima edição não foi diferente. Das redes que têm 100 ou mais lojas, estiveram presentes em Arapongas as paulistas Casas Bahia e Magazine Luiza, a carioca Ponto Frio, a gaúcha Lojas Colombo, a paraibana Claudino, as baianas Lojas Maia e Insinuante, a catarinense Salfer, além das também paulistas Marabraz e Lojas Cem – entre outras.

Para o presidente do Expoara, José Constantino, os números da Movelpar 2009 foram surpreendentes – em especial, por terem sido obtidos num momento pouco favorável para a economia nacional. A feira bianual, já tem data marcada para a próxima edição: de 14 a 18 de março de 2011.

(JA)