108 entidades associativas movimentam mais de R$ 620 milhões, conforme dados da Pesquisa recém-divulgados

Rodrigo Cordeiro é Curador da Plataforma Eventos Associativos
Rodrigo Cordeiro, Curador da Plataforma Eventos Associativos

Nessa quarta, dia 18/12/2024, foram divulgados os resultados da 2a Edição da Pesquisa “O Mercado de Eventos Associativos no Brasil”, publicada pela Plataforma Eventos Associativas e pelo Grupo Conecta Eventos, com Co-Promoção da UNEDESTINOS, parceria da EMBRATUR e apoio de 32 Visitors & Conventions Bureau de todo Brasil.

A primeira edição da Pesquisa foi lançada em maio de 2020 com dados referentes a 2019, portanto é foto fiel do mercado pré-pandemia. Passados os anos de 2021 e 2022 que podiam distorcer as informações, em dezembro de 2024 é publicada a segunda edição com dados dos eventos de 2023, essa é então a primeira grande compilação de dados e informações pós-pandemia.

O Brasil acontece em seus evento e os associativos costumam representar o C (Conventions) e o E (Exhibitions) do MICE, forma que o setor se apresenta.

O otimismo do setor é quase unânime, as entidades encontraram as rotas para promoverem o crescimento ou pelo menos a manutenção de seus associados (média de 1.720) e eventos, o que vem representando aumento de 37% no quadro de colaboradores das entidades e quando damos um zoom na área de eventos o crescimento é ainda maior, 53% das entidades afirmam que aumentaram.

Juntas, as 108 entidades respondentes representam 185.760 associados, 199.800 congressistas, 21.816 expositores e 142.020 visitantes, números que impressionam.

São Paulo é o Estado sede da maior parte das associações brasileiras (65%), que tem a receita mensalidade / anuidade como a sua maior fonte, seguida logo após por resultado de Congressos. A média dos orçamentos das associações é de R$ 2.918.981.

Costumam ser eventos por adesão, as receitas são oriundas da captação de patrocínio (44%), inscrições (25%), venda de estandes (20%), merchandising (3%), mas chama a atenção as novas formas de receitas (8%) que surgiram quando comparamos com a primeira edição da pesquisa, em especial convênios e captações próprias específicas para projetos criados.

Já na dimensão dos custos, é o local que corresponde ao item mais oneroso (19%), seguido de infraestrutura (13%) e de Alimentos e Bebidas (12%).

Outro dado inédito é que 10% das entidades promovem mais que 100 eventos por ano, fruto da estratégia de engajamento e tentativa de manter a comunidade ativa ao longo de todo ano evitando a evasão dos associados enquanto 67% promovem menos de 10 eventos.

Na média são 20 eventos realizados por cada entidade, que entendem ser complementares entre eles e não concorrentes. O número médio de participantes no maior evento é de 1.850 e o orçamento médio é de R$ 2.830.000.

As principais terceirizações que as associações fazem em seus eventos são organização de eventos (26%) seguida de agência de viagens (24%), de todo modo, vem aumentando o porcentual de entidades que já não terceirizam mais pois criaram estruturas internas, 19%.

Os meses que mais realizam os grandes eventos são outubro, maio e novembro. Já os que não realizam são janeiro, dezembro e fevereiro, portanto é um setor onde toda cadeia produtiva fatura em 9 meses mas gasta em 12 (ou 13) meses.

Todas estão presentes nas redes sociais, o Instagram é a mais utilizada (90%), seguida do Facebook (73%) que vem perdendo a força (-18%), sendo substituída pelo LinkedIn com 70% e aumento de 6%.

Esse tipo de evento costuma rodar diversos estados do País, 53% são itinerantes, injetam recursos e geram impacto social e econômico por onde passam, porém, essa edição revela que 12% dessas consideram transformá-los em sede fixa. O destino mais mencionado como sede dos próximos eventos é São Paulo seguido por Rio de Janeiro, Brasília e Campinas.

O fluxo turístico gerado por esse tipo de evento é relevante, 45% das respondentes geram mais de 2.500 pernoites por ano e principalmente em hotéis de 4 ou 3 estrelas (74%), seguido dos hotéis de 5 estrelas e Resorts (11%).

A parceria da EMBRATUR nessa edição de nossa Pesquisa é fundamental para colaborar com 32% das entidades que neste momento buscam captar eventos internacionais para o País.

O E-Book com o resultado completo da Pesquisa, assim como a apresentação com os principais dados, estão disponíveis gratuitamente na Plataforma Eventos Associativos, no endereço: www.eventosassociativos.com.br/

* Rodrigo Cordeiro é Curador da Plataforma Eventos Associativos