1ª edição do São Paulo Jazz Weekend lança projeto MICE in Jazz

Na sua primeira edição, o São Paulo Jazz Weekend, realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Memorial da América Latina, na capital paulista, reuniu artistas do jazz global e da música brasileira.
Dianne Reeves, cantora de jazz norte-americana

Na sua primeira edição, o São Paulo Jazz Weekend, realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Memorial da América Latina, na capital paulista reuniu artistas do jazz global e da música brasileira. Artistas internacionais como Dianne Reeves, Shai Maestro, Scott Kinsey, nacionais como Amaro Freitas, Yamandu Costa, Seu Jorge e Daniel Jobim, Arismar do Espirito Santo, Salomão Soares e muito mais, ocuparam o palco do festival que se tornou um espaço de convergência do jazz com a música contemporânea brasileira.

MICE IN JAZZ

A BOP Comunicação Integrada, agencia de eventos especializada em criar soluções personalizadas para seus clientes, foi uma das patrocinadoras do festival e em parceria com o Grupo Conecta Eventos (Revista Eventos, Portal Eventos, CEO Council), levou um grupo de 20 gestores de eventos para o festival.  

Com a proposta de integrar a música à indústria de eventos, e ao universo corporativo, o MICE in Jazz tem como objetivo oferecer experiências como workshops sobre criatividade e improvisação, concertos intimistas e acesso aos bastidores de grandes produções, voltado especialmente para os gestores de eventos. 

SPJW Gestores de Eventos presentes no SP Jazz Weekend

Vanessa Chiarelli Schabbel, especialista em eventos e diretora executiva da BOP Comunicação Integrada, afirma que não há maneira melhor de começar essa jornada repleta de música e arte do que levando profissionais de eventos para curtir atrações de peso como Dianne Reeves, Daniel Jobim e Seu Jorge. Vanessa aproveita para explicar melhor sobre a iniciativa: “O MICE in Jazz é um projeto do Ney Neto, com o intuito de levar conhecimento para os gestores de eventos, a experiência do jazz para a  vida deles, e como a gente pode fazer essa conexão tão importante. O dia 30 de abril, por exemplo, é o Dia dos Profissionais de Eventos e também o Dia Mundial do Jazz, e é aí que começa uma trilha de experiências, conhecimentos e junção de mundos. Esse é o primeiro passo, e tendo um projeto que incentiva o gestor de eventos a estar junto, foi o que brilhou nossos olhos”, afirma, empolgada. 

Além das performances, em parceria com a organização do São Paulo Jazz Weekend e o Grupo Conecta Eventos, que levou os gestores de eventos, membros do CEO Council a BOP proporcionou aos convidados um espaço privilegiado no festival. O ambiente, descontraído, explorou novas oportunidades de colaboração entre os profissionais da indústria, networking em um cenário embalado pelo melhor do jazz. 

Grupo Conecta Eventos, membros do CEO Council e Vanessa Schabbel

O diretor do Grupo Conecta Eventos conta sobre a importância do projeto e da parceria para o sucesso da junção do mundo do jazz e dos eventos. “A parceria do Grupo Conecta Eventos com a BOP Comunicação Integrada proporcionou a 20 gestores de eventos membros do CEO Council participarem do São Paulo Jazz Week. Esta ação foi o lançamento do MICE in Jazz, uma iniciativa pioneira desenvolvida em parceria com o Ney Neto para integrar o universo do jazz à indústria de eventos numa trilha anual de eventos do segmento, proporcionando oportunidades de experiência musical, aprendizado e networking”, comenta Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos, empresa gestora da comunidade CEO Council.

Para os gestores de eventos, Silvio Vidoto, sales & marketing executive na Mitel e Mariane Caffaro, coordenadora de eventos no laboratório Cristália a experiência do festival foi diferenciada. “Estou acostumado a frequentar festivais e shows. Desde a acolhedora recepção até a saída, foi tudo pensado para que os convidados pudessem se divertir, sem preocupação. O lounge da Bop, muito bem localizado, nos deu a oportunidade de curtir shows de alto nível. Aliás, a curadoria artística do festival foi muito competente. Encontrei amigos, em um ambiente agradável e seguro. Nos intervalos, ótimas conversas. Gostamos demais”, completou Silvio. “Foi uma grande experiência musical, com certeza, um evento bem familiar”, finaliza Mariane.

São Paulo Jazz Weekend

A primeira edição, o São Paulo Jazz Weekend, prestou homenagem ao maestro e pianista Laércio de Freitas, falecido em julho de 2024. O gigantesco palco fez jus à importância e ao brilhantismo do maestro, tanto na estrutura quanto na curadoria dos músicos que subiram ali para compartilhar suas expressões artísticas. 

Artistas internacionais como Dianne Reeves, Shai Maestro, Scott Kinsey, nacionais como Amaro Freitas, Yamandu Costa, Seu Jorge e Daniel Jobim, Arismar do Espirito Santo, Carol Panesi, Dani e Debora Gurgel Big Band, Salomão Soares e muito mais, marcaram presença no palco do festival que se tornou um espaço de convergência do jazz com a música contemporânea brasileira.

O SPJW também incluiu artistas da nova geração da música instrumental, fazendo com que o público tenha a oportunidade de conhecer trabalhos que estão sendo lançados nesse momento, num espaço de conexão mais próximo com a música e os artistas que estão abrindo caminhos criativos e moldando o futuro do jazz brasileiro.

O evento também proporcionou uma jornada gastronômica com opções das mais variadas. Para completar essa experiência, uma área com mesas de picnic proporcionou um ambiente confortável para desfrutar suas refeições ao ar livre.

O São Paulo Jazz Weekend é uma realização da BG Entretenimento, do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, através do Proac ICMS– SP. Conta com o patrocínio da Comgás, apoios da John John, Folha de S. Paulo, Revista Piauí, Alpha FM, Eletromídia, JazzMasters e os parceiros Pró Estética, APTK e Lovin’Wine.

Com uma programação diversificada, o festival foi um mergulho emocionante na música universal, com improvisações vibrantes, envolvente tanto para quem já está familiarizado com o jazz ou mesmo os que estão começando a explorar esse gênero fascinante. 

Acessibilidade

Com o compromisso de tornar a música acessível a todos, o São Paulo Jazz Weekend ofereceu recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, intérpretes de libras, audiodescrição e suporte para espectro autista.

Confira as imagens do evento por Polly Eventos e Portal Eventos: