1º voo comercial pousa no Aeroporto Salgado Filho (RS) após enchentes

O avião pousou às 8h03 desta segunda-feira (21), vindo de Campinas, com 180 pessoas, sendo 174 passageiros e o restante, tripulação.
Primeiro voo comercial chega ao Aeroporto Salgado Filho, cinco meses após terminal ser fechado por enchente

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, às 8h03, aconteceu o pouso do 1º voo comercial no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após a reabertura do terminal, que foi fechado depois da onda de chuvas e enchentes que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, que deixou cerca de 75% da pista submersa, além da água ter tomado o terminal, causando prejuízos e inviabilizando a operação.

O voo 2603 (airbus A320), da Azul, decolou de Campinas (SP) às 6h36min, com 180 pessoas na aeronave, sendo 174 passageiros e 6 tripulantes. A previsão é de 71 voos para o primeiro dia, tornando-se 122 em novembro, segundo a concessionária responsável pela gestão do aeroporto (Fraport). Ainda de acordo com a Fraport, o terminal terá a capacidade de realizar 128 voos diários para rotas nacionais, entre 8h e 22h. A retomada de voos é parcial uma vez que a operação está com pista reduzida, com previsão de retomada em 100% para dezembro de 2024, incluindo voos internacionais. 

O piso 2 do terminal - check-in internacional - ainda continuará contemplando o check-in e o despacho de bagagem, já o embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3. A recomendação da concessionária é de que os passageiros sigam sempre as orietações das companhias aéreas com relação à horário de apresentação no check-in e embarque, com chegada prevista no aeroporto em até 2 horas antes do voo.

Os portões em uso serão do 113 ao 124, com desembarque feito pela área doméstica, com retirada da bagagem após escadas ou elevador, seguindo para a saída. Táxis deverão ser solicitados pela porta 3 e carros de aplicativo pela porta 2. Além disso, todos os estacionamentos estão funcionando, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo.

Rotas que serão retomadas: 

O anuncio de retomada comtempla as rotas para as cidades de: Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campinas (SP); Guarulhos (SP); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP), para novembro, é aguardada a retomada de voos para: Curitiba (PR); Pelotas (RS); Santa Maria (RS); Santo Ângelo (RS); Uruguaiana (RS), e para dezembro, voos internacionais para: Cidade do Panamá (Copa Airlines). Para janeiro do próximo ano, a previsão é a retomada de voos para: Buenos Aires (Aerolineas Argentinas); Lima (Latam) e Santiago (Latam). 

Paulo Pimenta: “Com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”