Segundo a organização, o evento atingiu a marca de 918.565 pessoas, superando em 14,06% o público envolvido com o evento anterior, realizado em 2012, e recebeu índice de 97% de satisfação dos visitantes. Durante os 18 dias do evento, 251 toneladas de uvas foram distribuídas gratuitamente.
O presidente da Comissão Comunitária, Edson Nespolo, destaca a qualidade do evento, que nesta edição teve como tema Na Alegria da Diversidade e celebrou seus 83 anos, os 60 anos do Monumento Nacional ao Imigrante e as diversas etnias que construíram Caxias do Sul e a Festa Nacional da Uva.
“Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta edição e com a avaliação que recebemos dos visitantes e dos expositores. A Festa Nacional da Uva é um evento de grande magnitude e que envolve dedicação e planejamento constantes, fatores que foram determinantes para o seu sucesso”, frisou o presidente, que na manhã desta terça-feira, 1º de abril, divulgou o Balanço Final e a Pesquisa de Satisfação em coletiva de imprensa.
Nespolo aproveitou a oportunidade para reforçar o agradecimento a todos que se envolveram com a Festa, desde as pessoas que trabalharam voluntariamente nas Comissões Comunitária e Social, Rainha e Princesas, Embaixatrizes, empresas patrocinadoras e apoiadoras.
“Uma festa com muitos avanços e vários aspectos positivos que precisam ser comemorados e destacados”, ressaltou o presidente. Entre as conquistas, destaque para a maior integração, aproximação e envolvimento da comunidade caxiense por meio de ações realizadas pelas Comissões Comunitária e Social, pela Rainha Giovana Crosa e as Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin, e pelas Embaixatrizes.
Dados
A Festa da Uva invadiu os muros da cidade. Cerca de 100 espaços foram pintados com temas alusivos à Festa. Mas não houve fronteiras: a Blitz de Verão levou a celebração ao litoral gaúcho durante dois finais de semana. As praias Paraíso, Guarita, Bella Torres, Imbé, Praia Grande, Tramandaí, Arroio do Sal, Praia do Cal, Areias Brancas, Curumim, Atlântida, Capão da Canoa e Xangri-lá receberam a comitiva, com a distribuição de 150 quilos de uva e materiais de divulgação.
A tecnologia também contribuiu para a comodidade do público. Os ingressos para os shows nacionais, Parque de Eventos e para o Desfile Cênico Musical puderam ser adquiridos antecipadamente via internet e retirados no dia, na bilheteria. Com isso, foi registrado um acréscimo de 741,17% na venda antecipada em relação à Festa da Uva de 2012, beneficiando mais de 55 mil pessoas. Além disso, durante os 18 dias do evento, o público que esteve no Parque pode acessar gratuitamente a internet wireless.
A retomada do espetáculo Som & Luz também foi outro aspecto importante. Com o texto revisado e novo formato, as apresentações diárias encantaram turistas e caxienses. Já o espaço Sabor da Festa manteve o sucesso da edição passada. Em um estande climatizado, em três opções de horário diariamente, o público participou de minioficinas onde foi possível conhecer, saborear e aprender a diferenciar oito variedades de uva produzidas em Caxias do Sul.
O Espaço dos Distritos, novidade nesta edição, atraiu diversos olhares. Uma verdadeira viagem ao tempo dos nossos colonizadores. O avanço na qualidade dos serviços de alimentação foi destaque na Festa. Foram 6.800m² de Praça de Alimentação, além dos restaurantes típicos, como o Salão Paroquial. O Mapa Gastronômico auxiliou os visitantes e turistas, com totens informativos espalhados pelo Parque de Eventos. Em uma parceria como o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), aventais de serviço e Sotto Piattos foram distribuídos entre os conveniados. Além disso, o projeto Benvenutti Festa da Uva levou música e alegria a diversos estabelecimentos da cidade, convidando o público por meio de músicas folclóricas italianas, entoadas pelo grupo Girotondo.
Entre as centenas de atrações da Festa da Uva, o Desfile Cênico Musical, com seus 1,5 mil figurantes, ganhou destaque especial. Das oito apresentações programadas, devido ao mau tempo, aconteceram sete. A cena final, em frente à Praça Dante Alighieri, reuniu apoteoticamente grande parte dos figurantes, a Rainha e as Princesas, ao som do Coral e Orquestra Municipal.
Maratona de divulgação
No processo de divulgação do evento, iniciado logo após a escolha da Rainha e Princesas, 40 cidades foram visitadas. Na oportunidade, a Festa da Uva se integrou a diversas celebrações e feiras da região, como a Expojuc, em Júlio de Castilhos, e a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
As cidades visitadas foram: Antônio Prado, Areais Brancas, Arroio do Sal, Atlântida, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Chapecó, Concórdia, Curumim, Erechim, Esteio, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Ijuí, Imbé, Ipê, Júlio de Castilhos, Panambi, Paraíso, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, São Vendelino, Torres, Tramandaí, Vacaria, Veranópolis e Xangri-lá.
Investimentos permanentes
Conforto, segurança e um ambiente mais bonito e agradável. Esses foram os principais objetivos da série de melhorias que a Diretoria de Infraestrutura da Festa da Uva 2014 realizou no Parque de Eventos. As obras iniciaram ainda no mês de julho de 2013. As telhas translúcidas do Pavilhão 1 foram trocadas, ampliando a iluminação. Houve ainda capeamento total do piso, nivelando as estruturas. Uma pintura térmica nos Pavilhões 1 e 2, em uma área de 32.400m², possibilitou a redução da temperatura interna.
A pavimentação asfáltica do estacionamento entre os portões 8 e 7 e da via lateral ao Monumento Jesus Terceiro Milênio trouxe comodidade aos ônibus de turismo e visitantes. Foram realizados consertos nos meios-fios dos trajetos de todo o Parque de Eventos. Atendendo as exigências legais, o Parque de Eventos implantou o novo Programa de Prevenção de Combate a Incêndios (PPCI). Além disso, a Festa investiu em reestruturação e reformas de bens, como soldas em estruturas metálicas, trocas de tampas de galeria, rede elétrica e subestação de iluminação. Houve ainda obras de acessibilidade em todo o Parque.
Patrocínios Fundamentais
A Festa Nacional da Uva 2014 aconteceu de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014 em Caxias do Sul. Foram patrocinadores master do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Caxias do Sul, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura e patrocinadores Agrale, Cadence, Cielo, Empresas Randon, Marcopolo, Intral, Lojas Colombo, Vinícola Perini e Petrobrás. A Festa Nacional da Uva de 2016 já está agendada: de 18 de fevereiro a 6 de março.
Balanço da Festa Nacional da Uva 2014 (em R$)
Receita17.804.689,49
Despesas Operacionais(15.028.831,68)
Lucro Operacional da Festa2.775.857,81
Incremento15,6%
Investimentos(relação das obras abaixo) (1.957.693,40)
Fundo Nacional de Cultura(Festa da Uva 2012) (336.763,54)
ECAD 2014 Depósito Judicial(80.000,00)
Fluxo de Caixa401.400,87
Movimentação de Pessoas
Parque de Eventos 682.643
Desfile Cênico127.100
Olímpiada Colonial 15.776
Eventos Esportivos41.044
Eventos Paralelos 52.002
T O T A L 918.565
Visitantes pagos e gratuitos, expositores, operacionais (equipes de trabalho e artistas);
Jantar de Apresentação das Candidatas, Escolha das Soberanas, Filó, Eventos de Apresentação do Cartaz, Coroa, Trajes, VT, Baile do Viticultor e Som & Luz.
Bilheteria
Ingressos Bilheteria 2014 Crescimento
345.463 35,18%
Ingressos Antecipados Crescimento
55.780 741,17%
Total de Ingressos Crescimento
401.243 52,51%
Outros números importantes
Distribuição de 73.800 mil ingressos-cortesia para a União das Associações de Bairros (UAB), figurantes do Corso Alegórico, veículos de comunicação e entidades e empresas que participam e apoiaram e patrocinaram o evento.
251 mil quilos de uvas consumidas
450 expositores distribuídos em 12.500 m² – indústria, comércio, serviços e espaços de patrocinadores e entidades
318 expositores de uvas
29 eventos esportivos
Mais de 350 apresentações artísticas
292 profissionais de segurança trabalhando diretamente na Festa
1,5 mil figurantes nos Desfiles Cênicos Musicais
172 veículos de comunicação de 32 cidades envolvendo mais de 648 profissionais
No Parque, 2.641 van/ônibus de turismo e transporte público levaram 95.556 passageiros à Festa
A Festa recebeu mais de 5 mil estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares (a entrada dos estudantes foi gratuita)
Redes Sociais
Facebook- A página da Festa Nacional da Uva 2014 no Facebook entrou no ar no dia 8 de maio de 2013. Até o dia 31 de março de 2014, a página contou com 21.949 curtidores e 4.041 fotos publicadas.
Twitter- O twitter @festuva2014 também entrou no ar dia 8 de maio de 2013. Até o dia 31 de março de 2014 foram 1.027 tweets e 290 fotos para 469 seguidores.
Instagram- Pela primeira vez, a Festa Nacional da Uva utiliza a ferramenta como forma de divulgação. O perfil festuva2014 entrou no ar em 8 de maio de 2013. Até o dia 11 de março de 2014, foram publicadas 585 imagens para 850 seguidores.
A Pesquisa
Foram entrevistadas 1.825 pessoas (1.215 no Parque e 610 nos desfiles) e 227 expositores durante os 18 dias de Festa. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Sociais (Ipes) da Universidade de Caxias do Sul (USC) de forma estatística, atribuindo nota de 1 a 10 e em algumas questões com possibilidade de múltipla escolha.
Aspectos positivos
Dois fatores demonstraram o sucesso do evento realizado no Parque. O primeiro refere-se ao fato de que quanto perguntados a respeito da “satisfação geral de sua visita aos pavilhões” obteve-se 97% de satisfação máxima.
O segundo fator de igual importância refere-se à pergunta: “eu recomendarei a meus familiares que visitem os pavilhões na próxima festa da uva?” obteve-se a resposta com conceito máximo de afirmação que fariam a recomendação a seus familiares em 98,5% das respostas.
Perfil do público
Idade do público visitante no Parque
Até 20 anos de idade 10%
De 20 a 40 anos de idade 47%
Acima de 40 anos de idade 43%
Idade do público que assistiu aos Desfiles
Até 20 anos de idade 12%
De 20 a 40 anos de idade 43%
Acima de 40 anos de idade 45%
Sexo (Parque)
62% do sexo feminino – sendo que 60,5% casadas, o que demonstra o aspecto familiar da Festa
Sexo (Desfiles)
58% do sexo feminino e praticamente a metade afirmou ser casada ou possuir relação estável, o que demonstra o aspecto familiar
De onde vieram
A Festa recebeu visitantes de 145 diferentes cidades, além disso houve visitantes de outros estados, com índices mensuráveis estatisticamente, tais como: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Matogrosso do Sul, Brasília e Distrito Federal representados. É importante destacar que como é uma amostragem há possibilidade de pessoas de outros estados e países constar, mas com índices menores por isso não foram relacionados.
Percentual por cidade dos visitantes
Cidade Percentual
Caxias do Sul 51%
Porto Alegre 7%
Farroupilha 4%
Bento Gonçalves 2%
Santa Maria 2%
Canoas 1%
Novo Hamburgo 1%
Número de visitantes por Estados
Estado Percentual
Rio Grande do Sul 91,67% = 842.048 pessoas
Santa Catarina 2,8% = 25.719 pessoas
São Paulo 1,24% = 11.390 pessoas
Paraná 1,15% = 10.563 pessoas
Rio de Janeiro 1,15% = 10.563 pessoas
Goiás 0,99% = 9.093 pessoas
Minas Gerais 0,33% = 3.031 pessoas
Distrito Federal 0,25% = 2.296 pessoas
Mato Grosso do Sul 0,25% = 2.296 pessoas
Mato Grosso do Norte 0,08% = 734 pessoas
País representado: Uruguai 0,08% = 734 pessoas
Repetição da visitação no Parque
Importante ressaltar que 27% dos entrevistados estiveram na feira pela primeira vez, demonstrando que as estratégias de atração de visitantes foram exitosas. Ao passo que dos 73% que retornavam a maioria já visitou a feira mais de uma vez.
Expositores
No que se refere aos expositores, cerca de 70% afirmou estar satisfeito com o evento e também 70% deles afirmou de forma concreta que tem interesse de estar presente como expositor da próxima edição da Festa da Uva.
Desfile Cênico Musical
Dentre os entrevistados que assistiram ao Desfile Cênico, 76% deles são da cidade de Caxias do Sul. Porém, é interessante destacar a presença de visitantes de outras 70 cidades, de diversos estados brasileiros, como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, bem como de outros países, como Paraguai e Nova Zelândia.
Do público que assistiu aos Desfiles, observou-se um alto índice de satisfação em relação aos elementos que compuseram a atração. Os índices de respondentes satisfeitos e muito satisfeitos mostrou-se bastante alto, chegando muito próximo a 90%. Especificamente, os índices de satisfação foram de 91% em relação às alegorias, 94% em relação aos figurinos, 89% no que se refere aos carros, 92% no que diz respeito ao coral e 92% para a distribuição das uvas.
Para o público que assistiu aos Desfiles, observou-se cerca de 95% satisfeito ou muito satisfeito com o espetáculo e, ainda, 97% afirmando que irá recomendar a amigos e familiares que assistam aos desfiles nas próximas edições da Festa da Uva.
Repetição da visitação nos Desfiles
Os desfiles, por sua vez, atraíram pela primeira vez cerca de 23% dos respondentes. Os demais, 77%, são público cativo da atração, afirmando estarem presente em outras edições. Inclusive, vários deles informando que participaram de todas as edições dos desfiles realizadas até hoje, evidenciando a tradição que esta atração possui junto ao público da cidade.
Preço dos ingressos
Apenas 1,6% dos entrevistados ficaram insatisfeitos em parte ou totalmente, portanto um índice considerado baixo para este quesito.
Em relação ao público que assistiu aos desfiles nas arquibancadas, mais de 70% dos ouvidos mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o preço dos ingressos. Apenas 5% mostraram-se descontente com o valor cobrado.
Atrações - shows
95% do público que assistiram aos shows ficaram satisfeitos e totalmente satisfeitos com as atrações demonstrando o acerto nas escolhas.
Investimentos – obras físicas realizadas
Implantação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio – PPCI;
Calçamento estacionamento portões 7 e 8;
Pavimentação Pavilhão 1 e Portão 7;
Reforma do telhado Pavilhões 1 e 2;
Pintura anti-térmica nos telhados dos Pavilhões 1 e 2;
Reforma da estrutura metálica do telhado Pavilhões 1 e 2;
Troca de tampas galeria Pavilhão 1;
Troca de telhas translúcidas Pavilhões 1 e 2;
Obras de acessibilidade;
Reforma banheiros;
Melhorias no Som &Luz;
Reforma galerias e redes elétricas;
Calhas elétricas no Centro de Eventos;
Reforma subestação elétrica;
Reforma e instalação do toldo de acesso público;
Troca iluminação Cristo;
Reforma Centro de Informação Turística;
Reforma Réplicas;
Reforma Espaço Multicultural;
Bicicletário e 18 bicicletas
Comentários