35ª edição da SRE Trade Show - Super Rio Expofood 2025 ocorreu no Riocentro

O evento, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de março no Riocentro, reuniu as principais empresas do setor, além de importantes players do varejo
Trade durante o SRE 2025

A 35ª edição da SRE Trade Show - Super Rio Expofood deu início à sua maior edição da história no último dia 18 de março, no Riocentro, com a presença de importantes líderes do setor supermercadista e food service, além de autoridades como o governador do estado do Rio de Janeiro, que participaram da cerimônia oficial de abertura. O evento, que ocorreu até o dia 20 de março, ocupa dois pavilhões, totalizando 50 mil m² de área de exposição, movimentando R$ 6 bilhões em negócios.

É uma grande honra abrir mais uma edição da SRE Trade Show - Super Rio Expofood, que a cada ano cresce em relevância e impacto para o setor. Estamos reunindo um público altamente qualificado e proporcionando um ambiente estratégico para novas oportunidades de negócios, além de promover discussões sobre o futuro do varejo supermercadista. Além disso, nesta edição, temos o prazer de homenagear a história empreendedora de Arthur Sendas, primeiro presidente da ASSERJ, um homem à frente de seu tempo. Temos um desafio pela frente, a alta dos preços, precisamos incentivar o aumento da produção e debater, seriamente, a questão da escala 4x3, que será um grande retrocesso”, destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), durante a abertura do evento. 

Para o governador Cláudio Castro, o evento reafirma a importância estratégica do estado do Rio de Janeiro no cenário empresarial. “Hoje, posso afirmar que o governo é um grande parceiro da SRE Trade Show - Super Rio Expofood. Já são quase cinco anos marcando presença nesse estratégico evento. Estamos aqui para incentivar e fomentar a economia, gerando mais negócios no estado. Em 2024, o Rio de Janeiro foi o segundo estado que mais abriu empresas no país”, ressaltou o governador.

Consolidada como a melhor feira do setor supermercadista das Américas, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood é promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos. O evento reúne grandes players do setor, como Friboi, Seara, Coca-Cola, Hershey’s, Tramontina e diversas cooperativas, oferecendo um ambiente propício para negócios, networking e acesso a inovações que estão transformando o mercado.

Segundo o representante da ApexBrasil, Lauremir André Müller, a SRE Trade Show é um dos eventos de negócios mais aguardados. “Estamos vendo um evento grandioso e queremos, através da ApexBrasil, tornar a SRE Trade Show ainda mais internacional, juntamente com a ALAS. Nosso objetivo é trazer o mundo para os empresários e levar vocês para o mundo. A exportação também é uma oportunidade para todos”, destacou o executivo.

Outro convidado da solenidade de abertura, o diretor-executivo do Sebrae RJ, Antonio Alvarenga, ressaltou a importância dos produtos brasileiros no mercado mundial. “Nosso agro é uma potência no mundo. O Brasil tem terra fértil e gente que sabe produzir! Hoje, as exportações são muito importantes para a balança comercial brasileira. Eventos como esses incentivam a cadeia produtiva”, afirmou Alvarenga.

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, acredita que eventos como esse trazem um novo olhar para a cidade do Rio. “O turismo de negócios é muito importante para qualquer região. Ele fomenta novos investimentos para todo o estado”, concluiu.

Um dos grandes destaques da abertura foi o convidado especial Zico. O jogador falou sobre a importância da liderança no esporte e nos negócios. “Para se ter uma boa liderança é importante saber ouvir, pensar no coletivo, ser profissional, pois se compararmos a um técnico de futebol, se um líder não tiver esses três elementos, não saberá tomar a decisão correta e poderá colocar tudo a perder”, finalizou o atleta.

Convenção das Américas: Rebeca Andrade abre a série de palestras

A bicampeã olímpica Rebeca Andrade, um dos maiores nomes da ginástica artística mundial, foi a grande atração da abertura do palco Convenção das Américas 2025, evento que ocorreu dentro da SRE Trade Show - Super Rio Expofood. Rebeca subiu ao palco principal para compartilhar sua inspiradora trajetória de superação e sucesso, destacando a importância da disciplina mental, do foco e da resiliência na busca pela excelência. O tema da apresentação da atleta foi “Rebeca Andrade: Uma história de inspiração e disciplina”.

Minha jornada tem sido marcada por desafios, mas sempre acreditei que, com disciplina e muito trabalho, é possível alcançar os objetivos mais ousados. Espero que minha história inspire as pessoas a nunca desistirem de seus sonhos, independentemente dos obstáculos”, afirmou Rebeca.

Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood foi incluída no Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como o evento com a maior área de exposição de negócios do setor supermercadista. A SRE Trade Show - Super Rio Expofood é amplamente reconhecida por profissionais de todo o Brasil e é considerada a mais inovadora das Américas.

Programação intensa e espaço para inovação

Além da área de exposição, o evento contou, ainda, com a Convenção das Américas 2025, pilar de conhecimento da feira. Ao longo dos dois dias, importantes nomes passaram por esse palco, como o autor do best-seller “Receita Previsível”, livro considerado a bíblia das vendas no Vale do Silício, Aaron Ross, que apresentou insights sobre vendas, crescimento escalável e previsibilidade de receita para empresas de todos os portes, trazendo valiosos aprendizados para empreendedores, empresários e marcas. Outro nome muito aguardado foi o de Arthur Igreja, autor do sucesso de vendas “Conveniência é o Nome do Negócio”, que abordou o tema “A Inteligência Artificial no seu Negócio” e demonstrou como essa tecnologia se tornou uma grande aliada do varejo.

Fechando a lista de keynotes, o chef francês radicado no Brasil desde 1979, Claude Troisgros, falou sobre sua cozinha franco-brasileira, nascida da necessidade de trabalhar com produtos locais quando chegou ao país. A partir de então, o chef passou a fazer um mix entre seu conhecimento profissional da cozinha francesa e os novos ingredientes que conheceu no Brasil.

Os visitantes também puderam conferir o SRE Square, um dos espaços mais disputados do evento, que trouxe experiências interativas com marcas líderes do setor. Além disso, espaços como Agro Business e Gourmet Show Arena proporcionaram demonstrações, workshops e insights sobre as tendências do setor. Com um mix de conhecimento, negócios e networking, a SRE Trade Show - Super Rio Expofood reafirmou seu compromisso em ir “Além do Essencial”, tema desta edição, trazendo inovações que impactam diretamente o futuro do varejo.

Os mega números da SRE TRADE SHOW - Super Rio Expofood

Os números reforçam o sucesso do melhor evento B2B das Américas. Na edição anterior, a SRE recebeu 68 mil visitantes, 1.000 supermercadistas de 16 países, 500 marcas expositoras e gerou R$ 4,2 bilhões em negócios. A edição deste pretendeu bater, pelo menos, R$ 6 bilhões em negócios, com mais 500 marcas expositoras, distribuídas nos pavilhões, apresentarão suas ativações e experiências inovadoras.

A edição 2025 da SRE Trade Show - Super Rio Expofood contou com o patrocínio ouro da Marquespan Alimentos, Friboi, Seara, Caixa, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Governo Federal. A Coca-Cola e o Sebrae são patrocinadores prata, tendo o Sesc RJ e a Scanntech como patrocinadores bronze.

Fonte: Assessoria
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.