Os resultados do 3º trimestre de 2018 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), indicam que, apesar da piora recente do desempenho da economia brasileira, do setor econômico e das empresas, houve um ligeiro otimismo em relação ao futuro dos negócios para 49,2% dos profissionais em comparação ao segundo trimestre, em que o percentual era de 36,9%.
Em termos de confiança, as condições da economia brasileira pioraram ou pioraram muito para 44,2% dos entrevistados – no segundo trimestre esse percentual era de 53,9%, apontando uma ligeira melhoria nas expectativas. Para 25,6%, o cenário melhorou ou melhorou muito e na pesquisa anterior, esse número correspondia a 16,4%.
A respeito das expectativas em relação ao futuro da economia do país, 52,4% dos profissionais estão otimistas em relação à empresa que atuam; na pesquisa anterior, esse número era de 47,5%. Neste trimestre, 35,7% dos respondentes estão otimistas com o futuro da economia, contra 28,7% do estudo anterior. Ainda, 30,2% dos profissionais se mostraram pessimistas ou muito pessimistas; no trimestre passado, esse número era maior, 38,8%.
A pesquisa também revelou que 77,3% dos profissionais esperam um incremento no valor das vendas nos 12 meses seguintes à pesquisa e 41,2% esperam um aumento na verba destinada ao marketing. No que diz respeito às próximas atividades da ADVB, 62,2% dos participantes destacaram as ações de relacionamento e networking entre profissionais e empresas do mercado e, 28%, as ações de compartilhamento.
A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 25 de setembro e 19 de outubro de 2018 por meio de questionário eletrônico e coletou 188 respostas. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (82%) com 45 anos ou mais (81,4%); 80,2% atuam em empresas sediadas em São Paulo. A maior parte dos respondentes, 40,6%, ocupa cargos de presidência, direção e gerência; 78,2% são de empresas de comércio e serviços e 20,6% em segmentos industriais.
O estudo tem como objetivos avaliar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações, com respeito à situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing disponibilizada pelas suas respectivas empresas; Identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.
Comentários