A Esfera de Las Vegas: Desvendando novas fronteiras para organizadores de eventos e criadores de conteúdo

Para os organizadores de eventos, a MSG Sphere representa uma oportunidade de oferecer experiências inovadoras e imersivas para o público.

Na semana passada um dos assuntos mais comentados foi, sem dúvida, os primeiros sinais de vida da MSG Sphere, em Las Vegas.

Os números são de ordem estratosférica e impensáveis até então:.

  • Um marco arquitetônico, com um custo estimado de US$ 2,3 bilhões,
  • Estrutura esférica de 100 metros de altura,
  • Capacidade para acomodar quase 18 mil pessoas, com 10 mil assentos imersivos.
  • Equipada com 1,2 milhão de LEDs externos com aproximadamente 54 mil metros quadrados de painéis de LED totalmente programáveis, formando a maior tela de LED do mundo.

A inauguração da MSG Sphere marca o início de uma nova era para o entretenimento e a produção de conteúdo. Com sua tecnologia de ponta e capacidades imersivas, a esfera oferece uma plataforma sem precedentes para os criadores de conteúdo brilharem.

Já se perguntou como é feito um conteúdo neste formato?

Li varias matérias sobre a MSG Sphere, com comentário de marketeiros, agencias e estúdios, mas percebi que nos comentários só tem indagações? Realmente não se vê conteúdos neste formato ao redor do mundo.

Criar conteúdo para uma tela esférica de LED apresenta seus próprios desafios. O formato esférico requer uma abordagem diferente para a criação de conteúdo, pois as imagens e animações precisam ser projetadas para serem visualizadas em 360 graus. Isso é muito mais complexo do que criar conteúdo para uma tela plana.

A produção de conteúdo esférico é uma habilidade especializada que requer um entendimento profundo de design gráfico, animação e storytelling imersivo. Dizendo isso temos uma boa e uma má notícia.

A BOA notícia é que, guardada as devidas proporções de tamanho, você também pode ter um espetáculo dentro do seu evento. Você pode dar vida e dinamismo a um objeto inanimado, pois aqui na Class TechExperience já temos este know-how e já estamos acostumados a fazer isso.

Para que possa entender melhor as aplicações desta ferramenta incrível para a sua marca ou evento. Destacamos dois cases. Em deles, fomos desfiados a colocar em funcionamento um coração batendo, sobre uma superfície 3D de 2,5m de altura que não se movia e o resultado foi que todo o grupo de cardiologistas do evento ficaram em êxtase ao assistir este show diante de seus olhos. E em outro case o desafio foi demonstrar como funciona um implante coclear com uma nova tecnologia em que o implantes gira dentro da cabeça no caso de fazer uma ressonância magnética.

Veja no vídeo abaixo 2 cases que trabalhamos com projeção mapeada em objeto 3D 360ª.


Está nova técnica pode ser realizada em Painel de Led ou em projeção mapeada, que é o nosso maior campo de atuação.

A técnica de projeção mapeada já é muito utilizada em grandes fachadas e plenárias, mas não é explorada em ambientes internos ou em objetos de médio e pequeno porte. Em 2016 desenvolvemos uma mapping machine para fazer projeção mapeada interativa em um tênis da Nike em Orlando. Desde então, sempre praticamos o exercício de imaginar cenas e produtos mapeados, isso nos permite ampliar o campo de visão e criar mais facilmente ações inovadoras.

Gabriel Branco, CEO Class TechExperience

A notícia para os criadores de conteúdo é que, atualmente, há uma escassez de profissionais que possuem essas novas técnicas. Além disso, há uma falta notável de programas de treinamento e cursos de formação que ensinam a produção de conteúdo esférico. Isso cria um desafio para aqueles que desejam entrar neste campo, pois eles podem achar difícil adquirir as habilidades necessárias.

Essa lacuna no mercado representa uma oportunidade significativa para instituições de ensino e programas de treinamento. Há uma demanda crescente por profissionais qualificados nesta área, e aqueles que podem oferecer o treinamento necessário estarão bem posicionados para atender a essa necessidade.

Para os organizadores de eventos, a MSG Sphere representa uma oportunidade de oferecer experiências inovadoras e imersivas para o público. Com a demanda crescente por experiências únicas e envolventes, lanço aqui o desafio de pensarmos sempre fora da caixa. Agende uma visita em nosso showroom e traga sua ideia que podemos ajudar você a elevar os eventos a um novo patamar.

*Gabriel Branco – CEO Class TechExperience