Quero começar meu primeiro post no Portal Eventos, colocando alguns detalhes sobre a indústria de eventos corporativos no Brasil.
Estimadas 250 empresas investem pelo menos US$ 2.5 milhões e meio anuais em eventos corporativos. O total gasto neste nicho especifico é de cerca de US$ 800 milhões.
Níveis de Serviços - Ainda o tema mais critico para as empresas, com uma pergunta interessante: Qual o ponto de equilíbrio entre preços X níveis de serviços?
Peças Criticas - Hotéis, Cias aéreas, TMC s, agencias especializadas, Fornecedores de Especialidade, Transporte Terrestre etc.
Desta forma, montar uma Gestão Estratégica de Eventos para sua empresa, não é um trabalho fácil de fazer, quando envolve todos estes fatores já citados. Porque precisamos gerenciar todos os processos, gastos, volumes, fornecedores que estão relacionados na cadeia produtiva de eventos.
O modo de operar precisa abranger a empresa como um todo, desde quem solicita o evento para você, que esta a frente da gestão. Os usuários que podem solicitar eventos, podem ser de varias áreas, entre elas de treinamento, marketing, vendas, exportação, logística, e que precisam estar seguindo a Politica de Eventos ou a Politica de Viagens da companhia. Caso contrário você não vai conseguir fazer gestão estratégica de sua área.
Você precisa montar um excelente processo de planejamento para reuniões de eventos. Por exemplo, com Pedido de Evento, Orçamento, Contratações, Administração de Participantes, Analise das Despesas, Relatório de Dados e Consolidação. Você tem que ter equipe ou uma parceria alinhada também nos processos internos.
Ao longo destes últimos 9 anos, tive a oportunidade de participar em algumas empresas (cliente na ocasião) de vários processos inteligentes de diversas companhias com relação a gestão estratégica de eventos e, nos próximos posts, tratarei de contar alguns cases... até mais....
Comentários