Em encontro com representantes do governo federal, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Universidade de Brasília (UnB), a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, apresentou nesta sexta-feira (4) o novo Panorama, plataforma digital que reúne dados inéditos do setor aéreo. Ao destacar a relevância das informações para melhor compreensão do setor e para a tomada de decisão, Jurema lembrou que o Panorama começou a ser produzido em 2013, um ano após a criação da ABEAR, quando o setor aéreo vivia um momento de expansão.
“A compreensão do setor aéreo, altamente complexo e em constante atualização, depende de informações confiáveis e transparentes. Ao longo dos anos, o Panorama ABEAR contribuiu para a formulação de políticas públicas, o aprimoramento dos marcos regulatórios e melhorias estruturantes do setor aéreo, mas precisávamos sair da fotografia estática para um painel dinâmico, em tempo real, que nos provocasse sobre as agendas mais urgentes. O novo Panorama continua oferecendo uma visão ampla e abrangente do setor aéreo, mas agora disponibiliza consultas interativas desenvolvidas a partir das mais avançadas ferramentas de BI”, disse a presidente da ABEAR.
Apresentada na sede do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), em Brasília, a plataforma disponibiliza dados do impacto do setor aéreo na economia, demanda e oferta de passageiros e cargas, cadeia de custos e índices de qualidade.
Segundo o consultor de dados da ABEAR, Emmanuel Aldano, a construção do Panorama foi viabilizada pela qualidade das informações disponibilizadas por entidades como a ANAC, o que contribuiu para uma análise aprofundada do setor aéreo. “E isso é só o começo. Com o tempo, poderemos adaptar o Panorama e cruzar outros indicadores, como por exemplo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Temos muitas possibilidades para tornar a plataforma ainda mais completa”.
Para o diretor da ANAC, Ricardo Catanant, o setor ainda vive um cenário desafiador, de construção e revisão de agendas, e o novo Panorama ABEAR surge em momento oportuno para contribuir com todos os atores do modal aéreo. “É uma excelente iniciativa, com dados que podem orientar a formulação de políticas públicas para o setor. Termos essa plataforma à disposição da sociedade como um todo, não só dos formuladores de políticas públicas, soma aos esforços que a própria ANAC vem empregando para que essas políticas sejam bem construídas”, afirmou.
A diretora de Planejamento e Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos, Júlia Lopes, destacou a importância da análise de dados realizada pela ABEAR. “É um mérito consolidar todas essas informações em um painel acessível, com uma linguagem simples, que realmente transforma e ajuda os tomadores de decisão. Sem dúvida vai contribuir muito, tanto para construção de política pública, de estudos acadêmicos, notícias e informar melhor a população”, pontuou.
O professor da UnB na área de Transportes, Dr. Pastor Taco, parabenizou a ABEAR pela plataforma e salientou que o Panorama será importante para consulta acadêmica. “Vocês nos trouxeram hoje uma plataforma importante, que do ponto de vista acadêmico nos permite pensar o futuro. Isso nos possibilita planejar o melhor para a infraestrutura, pensar na comunidade, na sociedade, na pessoa que quer utilizar o transporte aéreo”.
Comentários