ABEOC BRASIL e SEBRAE lançam em Florianópolis Programa de Qualidade para empresas de eventos

Em um momento histórico para o Brasil no setor de turismo e eventos, com grande demanda para capacitação e profissionalização em virtude dos megaeventos e do crescimento do mercado.

A ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o SEBRAE unem forças para a implantação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. O lançamento em Santa Catarina do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL será no dia 10/06 , às 17h, no Oceania Convention Center - Rua dos Mariscos, 550, Ingleses, Florianópolis.

O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL - Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos oferece avaliação diagnóstica da empresa participante, uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação e uma consultoria direta para aprimoramento da gestão em busca de eficiência e qualidade. Tudo isso com instrutores qualificados e temas focados na gestão de empresas do setor de eventos.

As empresas de eventos também podem ser auditadas com o objetivo de obter a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL. Além do aperfeiçoamento da gestão, o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL proporciona uma referência no mercado aos contratantes que buscam empresas com excelência nos serviços prestados.

Nos 12 Estados onde o Programa está sendo desenvolvido, Santa Catarina tem uma posição diferenciada. Foi a experiência catarinense com o Selo de Qualidade iniciada há seis anos que inspirou a ABEOC Brasil a expandir o modelo de certificação para os demais Estados. “O mercado catarinense se divide em antes do Selo e depois do Selo de Qualidade ABEOC”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires. “As empresas hoje têm muito mais preocupação com gestão de processos, com qualidade no fornecimento de serviços e principalmente um desempenho muito melhor.

O mercado nacional percebeu isso e as empresas passaram a ter muito mais facilidade para captar negócios”, analisa Anita, diretora de uma das 10 empresas catarinenses certificadas em junho de 2012.

“O mercado só se qualifica quando a empresa é qualificada, e o Selo de Qualidade trouxe enorme impacto no mercado catarinense, na vida das empresas e na própria ABEOC”, conclui Anita Pires.

Os critérios estabelecidos para obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL têm como referência o modelo de certificação adotado pela Federação Suíça de Turismo, combinando nove critérios de excelência em gestão e cinco instrumentos de avaliação. Por meio de uma avaliação criteriosa, realizada por consultores especializados, a empresa deve atingir uma nota mínima para conquistar o Selo de Qualidade.

As inscrições já estão abertas através do site www.abeoc.org.br/qualidade. As atividades de capacitação se encerram em junho de 2014, quando inicia a etapa de auditorias nas empresas visando a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, com conclusão em dezembro de 2014.

O Programa de Qualidade é uma iniciativa da ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE. Tem apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Confira o calendário de lançamento do Programa nos Estados:

10/06: Lançamento em SANTA CATARINA do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL

Local: Oceania Convention Center. Rua dos Mariscos, 550 - Ingleses - Florianópolis.

Horário: 17h.

28/06: Lançamento em MINAS GERAIS do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL

Local: Auditório do Sebrae Minas, Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Suíssa, Belo Horizonte.

Horário: 08h

02/07: Lançamento em PERNAMBUCO do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL

Local: JCPM Trade Center, Recife.

Horário: 19h00

Até Julho 2013: Lançamento nos Estados: Amazonas, Bahia, Paraná e São Paulo;

Eventos já realizados:

RIO DE JANEIRO, 06/06;

RIO GRANDE DO SUL, 04/06;

GOIÁS, 28/05;

CEARÁ, 17/05;

ESPÍRITO SANTO, 07/05/2013.

Benefícios da Certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL

• Atender aos clientes e consumidores que querem serviços certificados;

• Melhor gestão da empresa com melhorias contínuas;

• Diminuição dos gastos gerados pela falta de qualidade;

• Melhores serviços;

• Crescimento sustentável da empresa;

• Profissionalização dos seus colaboradores;

• Proporciona aos clientes a garantia de que a empresa esta trabalhando continuamente para oferecer melhores serviços;

• Aumento da produtividade da empresa;

• Estabilidade no desempenho;

• Aumenta o grau de satisfação dos clientes;

• O desempenho das empresas certificadas é sempre superior às não certificadas;

• Garantia e visibilidade de que os destinos tem empresas com serviços certificados;

• Facilita a qualificação e bom desempenho do setor de eventos como um todo;

• Aumento da conscientização dos gestores de que qualidade de serviços é condição para o bom desempenho.

Palestras, Oficinas e Consultoria Direta na Empresa

O início do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE é um criterioso diagnóstico de cada empresa participante. Após a efetivação da inscrição os responsáveis pela empresa recebem um questionário de avaliação, que une a metodologia consagrada do Prêmio MPE Brasil com questões específicas para empresas de eventos. Um consultor fica a disposição dos empresários para orientar a distância o preenchimento das informações. O objetivo é analisar como as empresas estão atuando nos critérios para obtenção do Selo de Qualidade.

“Toda a etapa posterior de capacitação, com palestras, oficinas e consultoria, vai ser direcionada para atender as necessidades das empresas identificadas neste diagnóstico”, explica o coordenador de capacitação do Programa, Luiz Carlos Barboza. “Daí a importância do preenchimento do questionário o mais fidedigno possível, e por isso o Programa disponibiliza o consultor, que pode ser contatado quantas vezes a empresa precisar e pode ligar para os participantes para complementar informações quando julgar apropriado”, acrescenta Barboza.

Após a conclusão da avaliação diagnóstica, as empresas iniciam efetivamente as atividades de capacitação. No primeiro encontro deve ser consensuado entre os participantes o cronograma das atividades de preparação, com a definição de datas e horários para as outras três palestras, quatro oficinas e consultorias nas empresas. Nesta palestra inicial, os resultados da avaliação diagnóstica serão apresentados para o grupo de forma genérica e cada empresa receberá o seu, preservando as informações sigilosas de todos. Também será abordado o processo da preparação e de avaliação para o Selo de Qualidade.

Segundo Barboza, as palestras de capacitação são eventos curtos, com quatro horas. O palestrante vai abordar conceitos fundamentais de gestão de pessoas, clientes e mercado, qualidade, processos e finanças. “Sempre com ênfase no que foi apurado na avaliação diagnóstica”, ressalta o coordenador de capacitação.

Já as oficinas — com duração de 24 horas, distribuídas em alguns dias — vão incluir atividades práticas e exercícios baseados em situações que as empresas enfrentam. Os participantes têm que construir soluções, interagir, analisar casos, enfim, “botar a mão na massa, trabalhado intensamente em grupo”. Nas oficinas haverá dois consultores para oferecer atendimento mais personalizado e maior controle da atividade para a busca dos resultados.

Ao longo do processo de preparação, as empresas ainda receberão três visitas em média de um consultor, com duração total de 12 horas. “Este consultor vai ver in loco como a empresa pode melhorar, vai analisar aspectos importantes para avaliação do selo e orientar a empresa da melhor forma possível para responder bem a avaliação para o Selo”, conta Barboza. “Cabe a empresa implementar para ser bem sucedida”, conclui.

Fonte: abeoc