Em destaque na pauta do encontro a apresentação dos avanços conquistados em projetos como a autorregulamentação do setor de eventos e o Selo de Qualidade, além do planejamento do “Eventos Brasil”, o evento nacional da ABEOC, confirmado para julho de 2013, em São Paulo, com o objetivo de discutir as tendências do mercado de eventos, a profissionalização do setor e gerar oportunidades de negócios.
O encontro nacional da ABEOC representa mais um passo na busca pela autorregulamentação do mercado de eventos. Cinco sindicatos de organizadores e prestadores de serviços para eventos, de diferentes regiões do Brasil, e o presidente da Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, estarão presentes para trocar experiências com representantes da ABEOC em 13 estados com o objetivo de motivar a criação de sindicatos.
“Vamos aproveitar este encontro com nosso Conselho Gestor e Conselho de Presidentes Estaduais da ABEOC para discutir a questão sindical, que é muito importante para a organização e qualificação do mercado”, afirma a presidente nacional da ABEOC, Anita Pires. “Existe uma demanda de nossos dirigentes de organizar um sindicato ou de se associar a um existente, e vamos conversar com sindicatos estabelecidos para analisar a questão”, acrescenta Anita.
Avanços Conquistados
“A ABEOC vive um momento dinâmico e há muito que compartilharmos das realizações e avanços que estamos conseguindo”, conta Anita Pires. Com a ABEOC presente em 13 Estados, os encontros nacionais funcionam para troca de experiências de sucesso, planejamento conjunto e definições estratégicas. O Selo de Qualidade ABEOC, por exemplo, surgiu em Santa Catarina, está sendo implantado em São Paulo, e, a partir do início do programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas de Eventos, em parceria com o SEBRAE, terá abrangência em 12 Estados.
Segundo Anita Pires, a ABEOC vem ampliando sua visibilidade política e acompanhando as demandas de um setor de eventos em crescimento. “Junto com as entidades parcerias do Fórum de Entidades do Setor de Eventos (ForEventos) definimos objetivos comuns que atingem todo o setor e estamos chegando mais organizados para discutir com o poder público”, analisa. “Precisamos aproveitar as oportunidades do momento histórico que vive o país para buscar a autoregulamentação do setor, alterar a legislação trabalhista no que diz respeito ao trabalho eventual e melhorar os processos de licitações relacionados aos eventos”, finaliza.
Prêmio Caio 2012
Outro reflexo desta atuação esta na eleição da presidente da ABEOC Nacional, Anita Pires, como Personalidade do Ano do Prêmio Caio 2012 no segmento Institucional. A eleição foi feita em duas etapas: numa primeira fase cada membro do Corpo de Jurados do Prêmio Caio, constituído por mais de 300 profissionais entre gestores de eventos, RH e marketing das principais empresas contratantes de eventos no país, além de lideranças e dirigentes da indústria de eventos, indicou, de forma totalmente espontânea, os nomes que em, em sua opinião, foram os mais representativos em cada segmento do setor de eventos em 2012.
Numa segunda etapa, os cinco nomes com maior número de indicações por parte do jurados foram submetidos ao Conselho Diretor do Prêmio Caio, que da análise de suas biografias elegeu três nomes em cada segmento como vencedores do Personalidade do Ano do Prêmio Caio 2012.
No segmento Institucional, um dos nomes com maior quantidade de indicações na primeira fase foi o de Anita Pires. Com sua indicação submetida ao Conselho Diretor, Anita Pires foi eleita por unanimidade pelos representantes das entidades presentes a reunião.
"No segmento Institucional são indicados os nomes que, primeiro na opinião dos jurados, e depois dos membros do Conselho Diretor, foram mais representativos como lideranças ou dirigentes de entidade na Indústria Brasileira de Eventos e Turismo", explica a presidente do Corpo de Jurados do Prêmio Caio 2012, Elza Tsumori. "E neste sentido, a eleição da Anita Pires é representativa da atuação de toda a direção da ABEOC Nacional no mercado nestes últimos dois anos, e a da sua liderança a frente deste processo".
Comentários