A partir deste mês a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado do Rio (ABIH-RJ) promove o Projeto Roteiro Cultural. A associação pretende explorar não apenas o turismo de negócios, que já é forte na região, mas também em outros segmentos, como o de lazer e o cultural. Com o projeto, os serviços oferecidos pela hotelaria local também terão seus valores agregados. O pré-lançamento acontece no dia 18 de outubro, a partir das 9h30, na Estação Metrô Catete.
Ao todo, serão oferecidos três tipos de roteiros que exploram os principais atrativos culturais da cidade. Um deles será no Flamengo, outro no Centro do Rio e, por fim, um roteiro noturno pela Lapa. Entre os principais objetivos do projeto, estão aumentar o tempo de permanência do turista de negócios e valorizar o patrimônio cultural da cidade. Com isso, a ABIH-RJ também pretende fortalecer a imagem do Rio de Janeiro para prática do turismo cultural, tornando a cidade mais competitiva no mercado.
O público-alvo do projeto não se restringe a turistas. O objetivo é estender para a comunidade como um todo, a fim de facilitar o conhecimento dos bens culturais de uma forma agradável, através de informações sobre sua origem, história e importância. A iniciativa permite o desenvolvimento do conceito de patrimônio, como também estimula a sociedade a tornar-se um agente divulgador da cidade do Rio de Janeiro.
Para o sucesso do projeto, é fundamental a articulação com entidades, órgãos e empresas. Desta forma, a ABIH-RJ firmou parcerias com empresas e órgãos capazes de viabilizar a proposta do projeto, como o metrô Rio e a RioTur, entre outros.
(JA)
Comentários