A Associação Brasileira de Café e Barista lançou na última sexta-feira (9) o Programa Nacional de Certificação de Baristas. De acordo com Edgard Bressani,presidente da entidade, um Comitê de Certificação foi formado e a proposta é capacitar técnica e culturalmente os profissionais que trabalham com o preparo de cafés nos diversos pontos de consumo, como cafeterias, lojas, bares, hotéis e restaurantes."Os cursos existentes transmitem noções gerais sobre a atuação do barista. A nossa proposta vai além. Vamos testar a real capacidade desses especialistas, seja de saberem efetivamente tirar um excelente café, seja quanto à criatividade e originalidade que imprimem em suas receitas de cappuccinos e coquetéis",diz Bressani.
"Até o momento não havia nada no mercado brasileiro que testasse essa capacidade. E é essa a nossa intenção: fazer com que este certificado abra portas por meio da maior capacitação profissional", completa Bressani."Não queremos saber onde a pessoa se preparou e adquiriu conhecimento. O importante será passar no teste. Como o papel do barista moderno vai além de saber extrair o melhor café de uma máquina profissional de espresso, os testes incluirão outros métodos de extração e conhecimentos gerais sobre café, focará em higiene e vários outros assuntos relacionados".
Primeira turma
A primeira certificação acontecerá durante o Campeonato Brasileiro de Barista que acontece, de 16 a 18 de fevereiro, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo (evento que selecionará o brasileiro que irá representar o país, em Atlanta, nos EUA, em abril na Etapa Mundial). A taxa de inscrição para o Curso de Certificação é de R$ 80 para os associados da ACBB e de R$ 120 para os não-associados. As inscrições poderão ser feitas a partir de 15 de janeiro pelo e-mail. Ao longo do ano as provas serão aplicadas em várias localidades e também durante as próximas etapas regionais do Campeonato Brasileiro de Barista que já acontecem em seis Estados.
Programa de Estágios
O Programa tem três estágios diferentes: Básico, Pleno e Máster. Os baristas serão avaliados em cada um deles por meio de provas teóricas, orais e práticas. Só passam de um estágio para outro aqueles que obtiverem nota de aprovação. "Será como tirar carteira de motorista, mas para pilotar uma máquina de espresso",brinca Edgard Bressani.
Sobre a Associação Brasileira de Café e Barista
É uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. É o national body do World Barista Championship (WBC) e a responsável pela realização do Campeonato Brasileiro de Barista, Campeonato Brasileiro de Latte Art, Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits e Cup Tasters Competition.
Serviço
www.acbb.com.br
(JA)
Comentários