Na última sexta-feira (6), em Tocantis, na abertura da Oficina de Diagnóstico do PDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável) para a região turística Lagos e Praias do Cantão, a presidente interina da Adtur Regina Reis, reafirmou a importância de ter um documento indicador da aplicação dos recursos de 120 milhões de dólares pleiteados em financiamento ao BID através do Prodetur Nacional.
O encontro aconteceu no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Cantão, com a segunda oficina do PDITS nos pólos turísticos, conduzida por uma consultoria vencedora da licitação. O professor Luiz Renato Ignarra e sua equipe percorrem os quatro pólos turísticos coletando subsídios e informações que demonstrem as realidades a partir de participação das comunidades
A sazonalidade do calendário turístico é um dos pontos levantados pelos prefeitos e dirigentes municipais no evento, além de necessidades tecnológicas como a telefonia celular. Outros pontos apontados serão documentados e validados pelos fóruns regionais de turismo, na fase final de formatação do PDITS, e em seguida encaminhados ao Ministério do Turismo para disponibilização do financiamento.
Mais duas oficinas acontecerão: em Ponte Alta do Tocantins, região do Jalapão (18) e em Natividade, região das Serras Gerais (24) deste mês.
(JA)
Comentários