O movimento Live Marketing foi uma das principais conquistas da gestão de Kito Mansano, que assumiu a presidencia da AMPRO em 2012 e foi reeleito até 2015. “O Live Marketing surgiu, como um movimento, no final de 2012 para reposicionar o nosso negócio com maior propriedade perante o mercado”, defende Mansano.
A consolidação da iniciativa, que teve o objetivo de posicionar o setor como sendo formado por agências e profissionais que criam e executam ações ao vivo, que geram experiências, impactam o público e proporcionam resultados diretos para as marcas, foi a realização do 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, que reuniu dezenas de agências, clientes e fornecedores pela primeira vez em um único evento para pontuar avanços, tendências e recomendações para o mercado. “Foi a partir do Congresso que a AMPRO pôde implementar, mais adiante, uma série de ações, como o Canal Fala Mais, que permite compartilhar boas e más práticas de agências e clientes, e o Comitê de Autorregulamentação, que também está trabalhando temas relacionados a boas práticas e relacionamento com o cliente, com a preparação de uma grande pesquisa para dimensionar o mercado e criar caminhos para melhorar e intensificar a relação agência x cliente. E ainda novos projetos que serão implementados em 2014 para a valorização dos nossos talentos criativos”, complementa a diretora executiva da AMPRO, Mônica Schiaschio. Atualmente, o setor movimenta R$ 42,3 bilhões no país e mantém crescimento contínuo nos últimos dez anos.
Outra conquista relevante foi o processo de criação do Sindilive – Sindicato das Empresas de Live Marketing, iniciado em 2013. “A contribuição sindical patronal é obrigatória por lei para todas as empresas. Não há no Brasil nenhum sindicato que represente de fato as agências de Live Marketing, com foco em seu escopo de negócios e necessidades de mercado. O Sindilive será o sindicato que poderá reunir, pela primeira vez, todas essas empresas e focar nas demandas do setor junto ao governo, com maior força e representatividade. Isso é um grande passo para o setor na busca por seu espaço como atividade econômica”, lembra o presidente da AMPRO.
A diretoria da entidade destaca ainda os aprimoramentos nos processos de inscrição e julgamento do AMPRO Globes Awards, que completa 14 anos em 2014 e se tornou a maior premiação do Live Marketing no Brasil. “Os aperfeiçoamentos no AMPRO Globes visam levar ainda mais transparência, precisão e credibilidade para a premiação. Seriedade, ética e qualidade são características cada vez mais presentes no Globes que a AMPRO realiza no Brasil. Alguns clientes, inclusive, já o reconhecem como uma fonte de seleção de agências para concorrências. Isso tudo é fruto do trabalho que vimos fazendo desde 2012”, grifa Mônica. Na cerimônia deste ano, que está marcada para o dia 29 de julho no Museu da Casa Brasileira, além da novidade da premiação dos Melhores Fornecedores, que passa a reconhecer também este mercado, a festa terá a participação de Leo Madeira (ex MTV) como mestre de cerimônias e do Restaurante Santinho, no A&B.
A AMPRO é a associação que reúne e representa a cadeia produtiva do Live Marketing em todo o país. Com sede em São Paulo, possui mais de 350 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e nordeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do Live Marketing de forma ampla.
Comentários