Consagrado internacionalmente na indústria de bares e destilados, o BCB, evento que reúne bartenders, proprietários de bares, empresários e produtores do segmento de destilados premium, ganha a sua primeira edição brasileira. O encontro acontece nos dias 17 e 18 de junho deste ano, em São Paulo, no espaço Expo Barra Funda, e é uma oportunidade de networking e visibilidade para diversas marcas de destilados.
Os profissionais do setor já podem fazer as suas inscrições e adquirir as entradas para participar da feira como visitante no site do BCB São Paulo. Uma vez que o evento é voltado apenas para o público profissional do setor, o credenciamento é sujeito à análise de comprovação de atividade profissional de cada inscrito pela equipe organizadora. Os ingressos têm o preço de R$ 80 para um dia ou de R$ 130 para os dois dias e serão vendidos apenas online, no site oficial do evento.
A expectativa da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, é de atrair mais de 100 marcas expositoras e um público de 3 mil bartenders, donos de bar e profissionais do setor de bebidas. O mercado brasileiro favorece o alcance desse objetivo: o consumo de drinks com maior sofisticação tem crescido no país, marcando presença principalmente na vida noturna de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, o que favorece o surgimento de novos e destacados players nesta área.
Os grandes players internacionais, produtores e importadores de destilados, já confirmaram a sua presença no BCB São Paulo. Barcardi, Beam Suntory, Campari, Pernod-Ricard – como patrocinadores Master – e Amazzoni, Brown-Forman e Diageo como patrocinadores Platinum – estarão junto de outras grandes marcas internacionais e de produtores nacionais de águas tônicas, gin, vodka e cachaças premium.
Fazem parte da programação workshops, palestras e painéis com renomados profissionais, além de demonstrações e degustações de drinks preparados por mixologistas e bartenders em um ambiente com a atmosfera de bar. A ideia é ampliar o conhecimento sobre as novas marcas, lançamentos e possibilidades de misturas para coquetéis. Entre os setores representados no evento estão o gim, cachaça, vodka, whisky, bitter, tônica, vermute, bourbon e xarope.
De Berlim para o mundo
Há 11 anos, o evento teve início na cidade de Berlim, na Alemanha, quando oito marcas de bebidas e cerca de 500 profissionais de coqueteleria se encontraram para fazer negócios e dividir experiências. Desde então, o encontro, que é anual, vem crescendo cada vez mais. Em junho de 2018, expandiu suas fronteiras e desembarcou em Nova York, também com a organização da Reed Exhibitions.
Sua edição mais recente aconteceu em Berlim, de 8 a 10 de outubro de 2018. Visitantes de 79 países compareceram ao evento, que recebeu mais de 14 mil pessoas, 433 expositores de 1.200 marcas, superando os números dos encontros anteriores. O evento contou também com a participação de brasileiros como, por exemplo, bartenders de bares paulistanos e embaixadores de marcas famosas no Brasil, que palestraram no evento sobre o crescente consumo de gim no Brasil.
“Procuramos manter o formato do evento original de Berlim e acreditamos que essa fórmula será bem sucedida no Brasil também. A coqueletaria está em maior destaque no país e o BCB São Paulo possibilita que os empreendimentos nacionais tenham maior representatividade, além de valorizar o trabalho realizado por bartenders e outros profissionais desse segmento”, afirma Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Comentários