Abetar propõe em Brasília Programa Emergencial para a aviação regional

Queda no aproveitamento das aeronaves preocupa associados que serão recebidos na última quarta-feira (17), em Brasília, pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim e Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

O presidente da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional) Apostole Lazaro Chryssafidis e associados apresentam aos ministros da Defesa, Nelson Jobim e do Turismo, Luiz Barretto o Programa de Estímulo a Ampliação da Malha Aérea Nacional, amanhã, em Brasília.

Segundo Lack, como também é conhecido o presidente da entidade, a medida preventiva visa garantir a sobrevivência do setor nos próximos meses.

"Agora os reflexos da crise econômica não são muito perceptíveis, já que boa parte das viagens que estão acontecendo nesta alta temporada são negócios fechados há alguns meses. O desafio é nos preparar para a baixa temporada", disse o presidente.

A taxa de aproveitamento das aeronaves, que no ultimo período apresentou queda de 18% (de 72% para 54%), preocupa os empresários, que acreditam que a aprovação do programa vá contribuir para o reaquecimento dos negócios.

O Programa que será apresentado amanhã inclui pontos como a implantação da suplementação tarifária para destinos de baixo potencial de tráfego e desoneração tributária, entre outras medidas, consideradas fundamentais, para a garantia da sobrevivência do setor.

Sobre a Abetar

A ABETAR é uma entidade não governamental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos, defender os interesses das empresas de Transporte Aéreo Regional e de Linhas Aéreas Regionais e representar os seus associados perante as autoridades constituídas em todos os níveis.

Empresas associadas à ABETAR: Trip Linhas Aéreas, Ocean Air, Passaredo Linhas Aéreas, NHT Linhas Aéreas, Air Minas Linhas Aéreas, Meta Linhas Aéreas, Sete Linhas Aéreas, Team Brasil Linhas Aéreas, Rico Linhas Aéreas, Abaeté e Puma Air Linhas Aéreas.

(JA)