Um novo relatório da Accor, grupo hoteleiro global, revelou a necessidade de focar no equilíbrio à medida que o setor global de reuniões e eventos continua a recuperar e a impulsionar o crescimento estratégico. O relatório, intitulado “Atendendo às Expectativas: O Futuro das Reuniões e Eventos”, aborda a transformação que o setor de M&A passou nos últimos anos e explora as mudanças fundamentais que impactam a indústria à medida que ela continua a evoluir e a se recuperar.
“O cenário empresarial global está passando por uma profunda transformação. A forma como vivemos, trabalhamos e interagimos foi remodelada ao longo dos últimos anos, e os efeitos em cascata destas mudanças criaram novas oportunidades na indústria de reuniões e eventos”, afirma Sophie Hulgard, diretora de vendas da Accor. “A pandemia foi um momento decisivo para a indústria. Fomos lançados em um mundo de reuniões virtuais, com eventos presenciais paralisados. Mesmo assim, nos adaptamos e evoluímos. Essa evolução continua até hoje e o único fio que conecta todas as tendências que prevemos é a conexão humana. Hoje, mais do que nunca, trata-se da necessidade humana de se encontrar, partilhar e prosperar”.
Hoje, o público dos eventos regressou em grande parte e deverá ultrapassar o pico de 2019 nos próximos anos, observa o relatório da Accor – uma ótima notícia para o setor, mas também traz novos desafios e oportunidades que alterarão a forma como os eventos são reservados e planeados e executado. “Prevê-se que o total da indústria global de reuniões em todo o mundo valha US$ 1,78 bilhão até 2030”, acrescentou Hulgard. “Isso porque estar em uma sala com pessoas é importante – é poderoso e valioso”.
Os dados da pesquisa de previsão do setor de reuniões e eventos da Accor reforçam essa trajetória de crescimento prevista. 78% dos entrevistados afirmaram que as despesas suas ou dos seus clientes aumentaram desde 2022, com 36% afirmando que aumentaram mais de 25%. Olhando para 2024, espera-se que o crescimento continue, com 80% dos especialistas entrevistados esperando um aumento nos gastos em 2024, com 30% dizendo que aumentaria mais de 25%.
De acordo com a pesquisa da Accor, prevê-se um crescimento contínuo em todos os tamanhos de reuniões e eventos em 2024. Três quartos (78%) esperam que o número de reuniões de pequeno e médio porte (menos de 100 participantes) aumente no próximo ano, e o mesmo número disse eles esperam que o número de reuniões com mais de 100 delegados aumente. Mais de metade (57%) prevê um aumento no número de grandes reuniões (mais de 300 delegados) e 78% disseram que seria “muito importante” para a sua indústria participar em exposições, conferências e feiras comerciais em 2024.
Um terço dos planejadores de reuniões espera mais de 40% de receita com reuniões presenciais em comparação com reuniões virtuais, e a maioria, 80%, não ficaria feliz em usar videoconferência para fechar negócios em 2024.
O novo relatório da Accor também revela cinco tendências que deverão moldar o crescimento da indústria:
Produtividade mais suave
O espírito de trabalhar duro e se divertir, antes associado a negócios e eventos, está mudando de acordo com as demandas de novos estilos de vida. Conclusão principal: Equilibre propósito e produtividade
Vendendo Pertencimento
O setor de reuniões e eventos gira em torno de uma coisa: pessoas. A conexão humana e a promoção de um sentimento de pertencimento são os pilares do design de eventos de sucesso. Conclusão principal: celebre a conexão humana. Vender pertences.
Projetando Experiências
Os organizadores de eventos procuram o retorno do seu investimento, mas estão mais do que nunca à procura do ROX, um retorno da experiência. Conclusão principal: crie experiências memoráveis que forjem conexões significativas
Encontros Verdes
O impacto positivo é o diferencial e, mais do que nunca, o setor tem luz verde para impulsionar a mudança. As credenciais verdes não são mais um bônus para eventos – elas serão um fator decisivo para quem protege o negócio. Conclusão principal: a sustentabilidade deve ser o primeiro pensamento, não o segundo pensamento
Tecnologia disruptiva
As conferências presenciais são agora uma forma vital de reunir pessoas que só se veem através das telas dos laptops. Conclusão principal: o digital tem alcance. Cara a cara tem valor. Estar na sala é importante.
“A indústria de Reuniões e Eventos demonstrou sua resiliência, inovação e adaptabilidade”, conclui Karelle Lamouche, diretora comercial da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor. “As tendências delineadas neste relatório decorrem do ADN do setor – questões empresariais presenciais. A conexão humana acompanha o sucesso comercial, fortalece os negócios. À medida que a indústria continua a impulsionar a recuperação a nível mundial, cabe ao compromisso de criar ligações significativas, ser um catalisador para o crescimento comercial e cultural e criar um sentimento de pertença que garantirá que o sector exceda o crescimento previsto. As viagens estão de volta e, para o setor de M&A, é o pertencimento e o equilíbrio que impulsionarão os resultados financeiros em 2024”, diz.
Comentários