Accor troca o comando no Brasil e na América Latina

O grupo francês Accor, maior rede hoteleira na Europa e na América Latina, terá a partir do próximo dia 1º de julho um novo presidente para Brasil e América do Sul. Patrick Mendes, hoje o vice presidente para as bandeiras de luxo na região das Américas, vai substituir Roland de Bonadona, que deixa a companhia após 42 anos ­ sendo 25 deles na operação brasileira.

“Foi uma decisão tomada em conjunto”, disse ao Valor o presidente mundial da Accor, Sébastien Bazin, em São Paulo, após fazer o comunicado interno a um grupo de gerentes que atuam no país. “A liderança que Accor construiu no Brasil e na América Latina não aconteceu por acaso. O grupo deve muito a Bonadona. 

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado da Accor no mundo, por volume de negócios, atrás de França, Alemanha e Reino Unido. Em 2014, a Accor gerou no país faturamento (vendas brutas, royalties e taxas de serviços) de R$ 2,2 bilhões, ou 7,3% mais que em 2013. Para 2015, o grupo projeta crescer 13,6% e atingir R$ 2,5 bilhões em faturamento. No mundo, a holding teve receita de € 5,4 bilhões ano passado. Além da mudança de comando, a administradora hoteleira vai dividir a unidade de negócios nas Américas. 

A região passará a ser composta por três áreas: América do Sul, México e Caribe, e América do Norte. “O Brasil se tornou muito grande e merece mais foco. Além disso, temos economias crescendo mais na Colômbia, Peru e Chile, que demanda maior atenção”, disse Bazin. No Brasil, Patrick Mendes também já tomou uma decisão. Em vez de segregar as operações comerciais e de marketing por bandeiras, a Accor terá no mercado brasileiro agora três unidades de negócios ­ bandeiras econômicas, upscale & middle­scale (luxo e intermediário) e leisure (lazer). Os executivos que vão comandar cada uma dessas áreas ainda serão definidos, disse Mendes. “Mantemos os planos de crescimento e vamos explorar as oportunidades de conversão abertas pela conjuntura econômica”, disse Mendes, formado pela Talence hotel School e com mestrado na I.A.E. of Aix­em­Provence, na França.

O executivo, de 45 anos, está há 22 anos na Accor. Mendes atuou pela companhia em diferentes funções comerciais, operacionais e de marketing em unidades da Europa e Américas, antes de chegar ao Brasil, em 2011. O plano de negócios atualizado da Accor para o Brasil prevê elevar o número de hotéis no país dos atuais 210 para 373 até 2018. Os empreendimentos novos de contratos já assinados somam 163 hotéis. Nas Américas, a Accor tem contratos assinados que elevam a oferta atual de 279 a 500 empreendimentos até o fim de 2018. Mendes admitiu que as vendas este ano podem ser afetadas pelo baixo crescimento econômico. Mas ele apontou que o grupo planeja atrair para a rede Accor bons hotéis independentes, fazendo conversões, e por meio de franquias. “Nesses momentos, fica mais clara a importância do acesso a redes mundiais de distribuição e comercialização”, afirmou o novo presidente da companhia no América do Sul. 

Em 2014, o modelo de franquias respondeu por 43% dos novos contratos assinados pela Accor no Brasil. Esse sistema é voltado para as três bandeiras econômicas, sob a marca Ibis, que representaram 65% dos novos acordos fechados pela Accor ano passado. A Accor também quer elevar de 15% para 50% o volume de vendas geradas pela base digital até 2018. No ano passado, o grupo anunciou um plano de investimento, de € 225 milhões nessa plataforma. Roland de Bonadona deixará o grupo em 2016. Ele foi eleito em março presidente da Câmara de Comércio França­Brasil (CCFB). “Será um embaixador do grupo”, disse o presidente mundial, Bazin. “Estou com 65 anos. Está no momento de curtir a vida também”, disse Bonadona.

Fonte: O Valor