No mercado promocional há 20 anos, sendo os sete últimos à frente da MC4x, Elaine revela que está satisfeita com o desafio. “Sempre fui de querer instigar o mercado, buscar novas oportunidades. No sul, temos um perfil diferente de São Paulo e do Rio, por exemplo, as agências ainda não se enxergam como parceiras e é essa realidade que precisamos mudar”, afirma.
Entre as novidades da nova gestão regional, que já conquistou quatro novas agências associadas, está a efetivação de uma parceria com a Escola de Criatividade e Comunicação RedHook School, em Curitiba, com descontos para profissionais de agências associadas à AMPRO. “Conseguimos um abatimento de 30% nos cursos, são vários temas do interesse do nosso mercado, como Planejamento, Criação, Redação, Direção Criativa, entre outros”, enfatiza Elaine Moro. Outra novidade será a criação de um curso técnico de Live Marketing, com duração de dois anos. “A diretoria da escola nos convidou e estamos empolgados com a participação nesse projeto”, revela.
A diretoria PR/SC da AMPRO pretende também criar um clube de fidelidade junto a fornecedores, para que as agências associadas locais possam apresentar planilhas mais atrativas, além de coordenar uma nova edição da pesquisa para avaliar o comportamento do mercado nos dois estados. “A primeira edição foi concluída em 2013 com o apoio do GRPCOM, um dos maiores grupos de comunicação do Paraná, na gestão do Andre Dihl, e foi muito importante para descobrirmos como de fato pensa e age o nosso mercado. Vamos dar sequência, nossa previsão é que tenhamos os resultados da segunda edição já em setembro”.
Além da pesquisa, Elaine enfatizou outras iniciativas da gestão de Dihl, que permaneceu por quatro anos à frente da regional. “O trabalho do Andre foi fundamental, uma das principais conquistas, no meu ponto de vista, foi a AMPRO fazer parte das decisões da CAGE – Comissão Permanente de Análise de Eventos de Grande Porte, criada pela Prefeitura de Curitiba e a exigência da contratação de uma agência especializada, para qualquer pedido de evento. Esta é outra ação que daremos continuidade e observaremos se está sendo cumprida”, afirma.
Depois da eleição da regional PR/SC, a AMPRO também programa um encontro com as agências associadas do Rio Grande do Sul para a definição da nova diretoria, que assumirá a gestão do biênio 2014/2015 para a regional.
O Marketing Promocional é um dos mercados que mais cresce na economia brasileira. De acordo com a AMPRO, o setor movimentou R$ 42,3 bilhões em 2013 e tem perspectivas de crescer até 15% em 2014. Pesquisa recente coordenada pelas diretorias regionais da AMPRO na região sul apontou que as agências de Marketing Promocional tem desempenhado papel cada vez mais estratégico no plano de comunicação das marcas anunciantes.
De acordo com levantamento do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional 2014, coordenado pelo Promoview, a região sul está em terceiro lugar no ranking em número de estruturas promocionais. Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul são os que concentram as mais importantes agências do setor, algumas inclusive com atuação nacional. Em termos de percentual, o levantamento do Anuário indicou Santa Catarina como o estado de maior crescimento nos últimos anos e entre as cidades que apresentam atividades promocionais no Paraná, destacam-se Curitiba, Londrina e Cascavel.
AMPRO
A AMPRO - Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Presidida por Kito Mansano, com sede em São Paulo, possui mais de 350 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla e, para ganhar maior representatividade em prol das necessidades do setor, iniciou, em 2013, processo de criação de um sindicato, o SINDILIVE - Sindicato das Empresas de Live Marketing.
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