Alagev realiza 1ª Reunião Global de 2025 com 212 participantes

Com o tema 'Altitude 2025 - Escalando o amanhã no presente', o encontro contou com o lançamento do site da entidade, anúncio das participações das próximas feiras, além da programação do ano
Alagev realiza 1ª Reunião Global de 2025 com 212 participantes

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou na segunda-feira (24), no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 1ª Reunião Global das Comunidades de 2025, com a participação de 212 profissionais de diversas localidades do país, sendo 93 pessoas on-line e 119 presenciais.

Com o tema “Altitude 2025 - Escalando o amanhã no presente”, a Global trouxe diferentes perspectivas, identificação de problemas do setor e cocriações de soluções. “É o protagonismo das nossas comunidades, trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso mercado. E para tornar essa jornada ainda mais especial, escolhemos uma metáfora poderosa: a escalada rumo ao topo do Everest. Ao longo do ano, passaremos por oito marcos, cada um representando uma etapa fundamental dessa jornada de transformação. Serão oito encontros, sendo quatro reuniões globais e quatro reuniões setoriais”, destaca Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.

Os oito marcos serão divididos em: reconhecendo os desafios, explorando os obstáculos, definindo as grandes adversidades, primeiras rotas, protótipos, refinando os protótipos, refinando a solução final e chegada ao cume com a apresentação e celebração. As reuniões setoriais permitirão um aprofundamento, garantindo que cada comunidade possa trabalhar de forma mais focada nos transtornos específicos do seu segmento.

Programação anual

Durante o evento, foram apresentados também os roteiros para as reuniões e ações do ano. Essa primeira Global contou com os insights de reconhecer os problemas, explorar os dilemas e definir as grandes barreiras. Foram momentos de reflexão e organização, estruturados por meio de equipes que planejaram os próximos passos e a “escalada”.

Em abril, as equipes se aprofundarão na análise dos contratempos definidos com clareza e embasamento. Já no dia 5 de maio, a segunda Reunião Global trabalhará as escolhas dos desafios mais estratégicos e criará um mapa visual por categoria. Em junho, os participantes desenvolverão um brainstorming de soluções, além de um documento de potenciais soluções. Para agosto, o objetivo será transformar ideias em algo concreto e desenvolver os primeiros protótipos.

Para a terceira Global, que será realizada no dia 22 de setembro, a entidade irá aprimorar, validar e fortalecer as soluções. Em outubro, os participantes se conectarão e refinarão a solução final com últimos ajustes - o foco será revisar, validar e alinhar. Por fim, na quarta e última reunião, que acontece no dia 17 de novembro, serão apresentadas as ideias, além da avaliação da jornada. Será também um momento de celebrar os resultados.

Apresentação de cases

Durante o encontro, a Alagev abriu espaço para Luana Cappellazzo, da Bayer, apresentar o case EDM Day. O projeto ficou em 4º lugar na categoria Parceria, do “Você Inspira no LACTE”. Em novembro de 2024, a empresa destacou tendências e soluções para eventos divulgados por 12 parceiros. A ação teve ativações da Accor, Gol e R1, além de outras companhias, com foco para questões de Environmental, Social, and Governance (ESG) e inovações tecnológicas.

Viviane Moraes, do McDonald's, também subiu ao palco e mostrou o case da marca em parceria com a Voll. A rede de fast-food possui mais de 40 mil funcionários que viajam a trabalho por toda a América Latina. Com isso, o grupo notou uma carência para essa gestão e utilizou a tecnologia da agência de viagens para uma organização mais eficaz.

Carolina Gaete, da Voetur, compartilhou o case VOESYNC, que ficou em 5º lugar na premiação do LACTE. O projeto trouxe a solução de uma tecnologia própria que conecta Global Distribution System (GDS) e Advanced Passenger Information System (APIS) das companhias aéreas para capturar o status de cada Passenger Airline Record (PAR).

A ferramenta facilita o acesso aos voos, integrando dados on-line e offline das companhias aéreas e do GDS em uma única fonte. Isso possibilita a visualização de informações essenciais, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), como custos e status dos bilhetes sem exposição de dados sensíveis.

Atividade 

Durante a reunião, os participantes se reuniram em grupos e descreveram suas dores e necessidades. “Assim como os alpinistas não saem escalando sem se preparar, também não podemos buscar soluções sem entender os problemas a fundo. O primeiro passo é estudar, analisar e estruturar nossas próximas ações. Hoje, falamos de obstáculos e fiz um convite para que usemos a famosa frase do DT: Apaixone-se pelo problema e não pela solução. Porque antes de avançarmos na jornada, precisamos garantir que estamos preparados para o que vem pela frente, entendendo os riscos”, disse Andrea Matos, gerente executiva da Alagev.

Alagev News

O destaque da Global foi o lançamento do site da entidade, que conta com informações importantes da associação, além de Pesquisa Anual de Viagens Corporativas (PAVC), Pesquisa Anual de Eventos Corporativos (PAEC), Pesquisa Anual de Viagens de Incentivos (PAVI) e o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado em parceria com FecomercioSP.

Outra novidade foi o anúncio da continuidade do ciclo 2 dos embaixadores, que deixa de ser semestral e passa a ser anual. Os empresários ficarão até agosto de 2025, sendo eles: Bianca Cavalcante (Viatris), Bruno Garcia (Orí Casting), Dedra Freitas (A1 Inteligência), Gabriela Alves (TP Corporate), Gislaine Queiroz (Curitiba Convention & Visitors Bureau), Guilherme Rizzi (LCA Viagens), Karla Fidelis (Neogrid), Leandro Pimenta (tg.mob), Leonardo Stangueti (Tivoli Mofarrej) e Rafael Moura (Elecnor).

LACTE - 20ª edição

Ao todo, a 20ª edição do LACTE teve mais de 1,7 mil participantes, 76 NPS zona de excelência, 50% clientes, 22 horas de conteúdo, 110 palestrantes, 88 patrocinadores e 1.748 usuários no aplicativo. A Alagev ressaltou ainda a DeIA, assistente de Inteligência Artificial para o setor, divulgada durante o encontro.

Este LACTE foi um marco na nossa história, celebrando duas décadas de inovação, networking e aprendizado no setor. O evento trouxe conteúdos relevantes, experiências imersivas e oportunidades estratégicas para todos os participantes. Com um olhar para o futuro, abordamos temas como tecnologia e inteligência artificial, diversidade, sustentabilidade, impacto social, experiência e humanização, proporcionando insights valiosos e conexões significativas”, ressalta Luana.

As sessões de cocriação começam já nesta semana nos dias 25 e 26 de março. As inscrições para patrocínio já estão abertas para 2026 e a entidade já está preparando ainda mais oportunidades de visibilidade e interação para as marcas.

Feiras e eventos

A associação também confirmou a presença no G-Summit no Rio de Janeiro e Fortaleza (em breve, as datas serão confirmadas). O objetivo será a discussão da gestão eficaz de programas de viagens, indicadores (KPIs e KRs), a análise da experiência e comportamento do viajante, oportunidades de otimização e automação de processos, a apresentação de dados por meio de dashboards, e estratégias para valorizar o gestor de viagens na organização.

E a Alagev já se prepara para a GBTA 2025 (Global Business Travel Association), que será realizada em Denver (Colorado, nos Estados Unidos), nos dias 21 a 23 de julho. Em 2024, a entidade levou 60 pessoas na delegação brasileira e o objetivo deste ano é superar esse número. O encontro é reconhecido como o maior evento global de viagens corporativas, oferecendo uma plataforma única para networking, aprendizado e inovação.

A WTM Latin America também está na agenda da associação. Alinhada com o tema "Where tech meets touch", a feira reunirá o trade do turismo de todo mundo em três dias repletos de inovação, aprendizado e muito networking. O foco será se conectar com destinos, operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros e empresas de tecnologia, além de outros players do mercado.

Fonte: Business Factory
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.