Alagev realiza 4ª Reunião Global com 292 participantes

Último encontro do ano teve anúncio dos novos líderes de comunidades e debate sobre como trabalhar a comunicação e reputação de uma marca
Alagev realiza 4ª Reunião Global com 292 participantes

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou na segunda-feira (18), no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 4ª Reunião Global das Comunidades de 2024, com a participação de 292 profissionais de diversas localidades do país, sendo 160 pessoas on-line e 132 presenciais. Com o tema “24h no ar, o que você faz quando ninguém te vê fazendo?”, o encontro contou com layout de reality show e trabalhou assuntos sobre reputação e comunicação de uma marca.

Abordamos temas fundamentais como confiança e comunicação. Discutimos como ações nos bastidores podem impactar profundamente a percepção de uma marca. O engajamento dos participantes mostrou que estamos no caminho certo para promover debates que sejam criativos e relevantes. Eventos como esse fortalecem nossa missão de apoiar o setor com insights práticos”, comentou Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.

Nesta edição, o evento contou com a novidade da ação virtual na plataforma da Inteegra, que dava a oportunidade do usuário de acompanhar o encontro ao vivo, acessar um estande do LACTE e entrar no confessionário para votar nos novos líderes das comunidades.

Comunicação a favor das marcas

O primeiro painel, ministrado por Mário Toledo, diretor comercial multiplataforma no Grupo Record, e Beatrice Teizen, coordenadora de redação na Panrotas, apresentou aspectos da comunicação no jornalismo tradicional, trade turístico e na publicidade. “Marcas que comunicam bem não apenas prosperam, mas transformam o mercado e deixam um legado”, destacou.

O bate-papo ressaltou a importância da valorização da imagem da marca e os cuidados das postagens nas redes sociais, mesmo em perfis pessoais, pois o colaborador é a representação da empresa. A conversa trouxe ainda o passo a passo para evitar ou controlar uma crise. “É necessário fazer ações que podem mitigar os efeitos da crise na marca e o ideal é assumir e enfrentar o problema; ter uma resposta que supere a pergunta; contar histórias com dados e emoção; realizar ações comunitárias ou sociais; reafirmar os valores da casa; e trabalhar os depoimentos de clientes e stakeholders”, completou.

Novos líderes e vice-líderes de comunidades

Durante o evento, Andrea Matos, gerente da Alagev, agradeceu os líderes e vice-líderes de comunidades de 2024 e abriu a votação para os novos cargos de 2025. “Queria agradecê-los em nome da associação. Eles ocuparam essas cadeiras nas nossas comunidades durante este ano. Obrigada por nos apoiar e pelo trabalho incrível que vocês fizeram”, disse. Em seguida, foram divulgados os novos líderes. Confira a lista dos novos integrantes acessando: www.drive.google.com.

Painel sobre comunicação

Thais Medina, CEO da Business Factory, agência de comunicação especializada em turismo, apresentou insights para uma gestão de comunicação eficaz. Ela destacou a importância de se antecipar as crises e evitar eventuais problemas; realizar a gestão da crise com plano de mitigação, determinando previamente cargos e papéis de cada colaborador; cuidar muito bem das pessoas envolvidas e verificar se todos estão sendo amparados; ter clareza e transparência na comunicação; treinar todos envolvidos na crise; jamais mentir; se preparar para agir em meio a muita pressão; criar uma estratégia e alinhar os pontos de melhoria; fazer a comunicação exclusivamente por e-mail; e cuidar para não aumentar a crise ou gerar novos problemas.

Quiz sobre as reuniões globais

A Alagev manteve a sua tradicional dinâmica em grupos. No segundo bloco, Andrea convidou os participantes para responderem algumas perguntas e continuarem a desenvolver o manual robusto sobre Governança Corporativa, que teve início na 1ª Reunião Global de 2024, em março. O objetivo foi desenvolver o último capítulo do documento.

Tecnologia: planejamento e responsabilidade

O painel "Tecnologia e Comunicação na Gestão de Reputação Corporativa" reuniu Tadeu Cunha, vice-presidente de tecnologia, inovação e dados da Avipam, e Eduardo Lorea, CEO da Numerik e fundador do Turistech HUB, para discutir como as novas ferramentas digitais e a inteligência artificial estão transformando as empresas.

Os palestrantes abordaram temas como o impacto das redes sociais, monitoramento de crises, notícias falsas e a relação entre ações individuais online e a segurança das organizações. “Responder de forma adequada a um comentário negativo pode evitar um efeito que amplia o problema”, destacou Eduardo, enfatizando a necessidade de estratégias bem planejadas.

Além disso, Tadeu alertou sobre o papel da IA no aprendizado humano: "Estamos sendo ensinados pela inteligência artificial e não o contrário. Isso muda a dinâmica da comunicação e da criação de conhecimento". O painel também destacou os riscos associados à segurança de dados e ao impacto do vazamento de informações, especialmente para organizações menores que possuem poucos recursos tecnológicos.

A mensagem central foi clara: embora a tecnologia possa fortalecer a confiança de uma marca, ela também exige responsabilidade e planejamento para evitar crises e proteger os dados. A conversa reforçou ainda a importância de aliar inovação com governança para navegar no cenário digital atual.

Alagev News

Ao longo do encontro, a associação destacou várias novidades e eventos recentes:

  • Participação na Abav Expo: entre os dias 26 e 28 de setembro, a associação participou com estande e um grupo de gestores da Abav Expo, realizada em Brasília. O encontro foi marcado por diversas ações e contribuições significativas para o setor de turismo e eventos.
  • Conteúdo do GBTA: a entidade lançou um guia intitulado “Insights Estratégicos: O que a GBTA 2024 Revela”, que compila uma série de informações sobre a Global Business Travel Association (GBTA) Convention, que aconteceu em Atlanta em julho. Com mais de 80 sessões educacionais, foram compilados conteúdos de 59 encontros, totalizando 130 páginas, disponíveis para associados em formato completo e como resumo na biblioteca online para o público geral.
  • Novo curso do ALAGEV Educa: em parceria com especialistas, o curso “Inteligência artificial na gestão de eventos” oferece dicas sobre IA aplicada a eventos. Os associados têm 10% de desconto e os membros das comunidades recebem 20%.
  • Missão empresarial para a Espanha (24 a 29 de novembro): a iniciativa envolve gestores de viagens para explorar destinos estratégicos e criar conexões de negócios em Madri e Maiorca, promovendo o desenvolvimento do setor.
  • LACTE20: comemorando duas décadas de história, o evento será realizado no WTC São Paulo em 24 de fevereiro de 2025. As oportunidades de patrocínio já estão disponíveis.
  • Presença de conselheiros e premiação global: no LACTE20, os conselheiros serão estimulados a apoiar as atividades, e uma premiação refletirá os destaques setoriais e globais.

Edições anteriores

No evento foi feito um balanço das Reuniões Globais do ano, que se destacaram pela abordagem estratégica em governança corporativa, impacto humano e cadeia produtiva, trazendo eventos que conectaram participantes a ideias inovadoras. A primeira, em 18 de março, que teve como tema “Global Show”, reuniu mais de 295 participantes e apresentou conceitos fundamentais de governança corporativa. Ao longo do ano, foram lançados o programa de embaixadores, dashboards de pesquisas anuais e o primeiro capítulo do Manual de Governança Corporativa, além de discussões aprofundadas sobre Environmental, Social, and Governance (ESG) como espinha dorsal da gestão sustentável e sua integração para gerar valor a longo prazo.

Em maio, o evento "Que história é essa Alagev?" reuniu 265 participantes e especialistas. Iniciativas como a campanha em apoio ao Rio Grande do Sul, o lançamento do aplicativo da associação e a criação do segundo capítulo do manual sobre governança fortaleceram o protagonismo individual e a relevância de ações colaborativas no ambiente corporativo.

Já em setembro, o “GN News” abordou compliance, transparência e comunicação eficaz, com a participação de 268 associados. O evento marcou a expansão do G-Summit para novas capitais, o lançamento do Index – em parceria com a FecomercioSP – e o programa Looping, que oferece benefícios exclusivos entre associados.

A temporada também reforçou a importância da transparência, da automação e do uso de tecnologia para fortalecer práticas de governança, adaptando políticas às mudanças do mercado e promovendo o gerenciamento corporativo integrado aos valores de sustentabilidade e ética. Os eventos contaram com o apoio da Grupo R1, Inteegra, Tivoli Mofarrej, Vila Siriúba - Ilha Bela e Expressão Studio.

Último encontro do ano teve anúncio dos novos líderes de comunidades da entidade