Alagoas tem centro de convenções reformado

Com um investimento de R$ 16,5 milhões, o equipamento turístico também terá mais quatro auditórios, com uma capacidade para 1.200 pessoas.



Prestes a completar dez anos, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (CCERC) está completamente climatizado. A instalação do sistema de refrigeração era uma reivindicação do trade turístico e um compromisso assumido pelo governador Teotonio Vilela Filho com a categoria. Com um investimento de R$ 16,5 milhões, o equipamento turístico também terá mais quatro auditórios, com uma capacidade para 1.200 pessoas. O projeto faz parte do Alagoas tem Pressa, por meio do programa expansão do turismo com foco na infraestrutura, qualidade e serviços.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, afirma que os investimentos colocam Alagoas na rota dos grandes eventos. “O Centro de Convenções de Maceió é um dos melhores equipamentos da região. Com a entrega da climatização aumentamos a competitividade na captação. A Setur vem trabalhando em parceria com o Maceió Convention Visitors & Bureau para posicionar Alagoas no cenário regional e nacional como um dos principais destinos no segmento de negócios de reuniões, incentivos, convenções e exibições”, diz Novis.

A implantação do sistema de climatização artificial do Centro de Convenções e exposições Ruth Cardoso de Maceió aumentará a competitividade do equipamento turístico, possibilitando a concorrência positiva no mercado corporativo. “Vamos melhorar, incrementar a captação e a atração de eventos regionais, nacionais e internacionais, estes que trazem turistas e formadores de opinião”, explicou a secretária adjunta, Raquel Tenório.

Nova estrutura

Com a entrega de mais quatro salas equipadas, a capacidade do Centro de Convenções passou de 2.100 pessoas sentadas, em média, para 3.639 lugares. Além disso, o investimento possibilitou que o equipamento possa receber até oito eventos paralelos, considerando que este número varia de acordo com a estrutura de cada um.

O Centro de Convenções, com área total de 40 mil metros quadrados e dividido em dois pavilhões, passa agora a ter a seguinte estrutura: cinco salas temáticas, espaços para pequenos eventos, com capacidade total de 450 pessoas; o auditório Virgílio Loureiro, que fica no pavilhão térreo e pode ser dividido em dois, com 464 lugares; quatro auditórios no piso superior para até 1.200 pessoas; pavilhão térreo, ideal para exposições e feiras, com espaço de 4.727m²; um pavilhão de circulação com 2.305m²; Teatro Gustavo Leite para 1.251 pessoas, sendo 886 na plateia e 365 no mezanino; duas praças de alimentação com 45m² cada; área de apoio de 230m² para organização dos eventos; estacionamento para 600 carros e espaço exclusivo para vans, ônibus e veículos para portadores de deficiência; entrada VIP, foyer e recepção.

Segundo o ministro Vinícius Lages, o espaço ajudará a alavancar outros setores da economia alagoana, sendo um ótimo gerador de novos empregos. “Com a construção do Centro de Convenções e o conjunto de investimentos que está sendo captado, o turismo se consolida gerando um número maior de oportunidades durante todo o ano, pois essa obra vai diminuir a sazonalidade, refletindo um maior fluxo turístico”, afirmou Lages.

O turismo de negócios e eventos tem crescido bastante nos últimos anos em Alagoas. Em declarações, a hotelaria local afirmou não está sentindo tanto os efeitos dos períodos da sazonalidade e garantiu que o segmento é o que mais deixa renda, contribuindo com a economia do Estado, além de gerar emprego e movimentar a cadeia produtiva do turismo.


Fonte: Assessoria de imprensa