Apenas em maio, Gramado tem prejuízo superior a R$ 100 milhões, no turismo

O município registrou mais de mil pessoas fora de casa devido às fortes enchentes que invadiram o estado
Gramado registra prejuízo no mês de maio

Com o Aeroporto Salgado Filho fechado em Porto Alegre e as principais estradas bloqueadas, o município de Gramado, na Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul), sofre um prejuízo de R$ 100 milhões de reais, no mês de maio, devido à falta de turistas em razão da situação provocada pelas fortes chuvas e enchentes no estado, segundo o Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul (Sindetur). A prefeitura contabiliza, ainda, mais de mil pessoas para fora de suas casas, além de 149 mortes. 

Cláudio Souza, presidente do Sindetur, pede para que os turistas, viajantes e até mesmo corporativas remarquem as viagens em vez que solicitar o cancelamento. "Estamos em negociações com o sindicatos para que os empregos sejam mantidos", apela.

Ricardo Reginato, secretário do Turismo de Gramado, afirma que os números são muito ruins com relação ao cenário projetado. "O cenário estava aquecendo bastante, maio é um mês muito bom, o outono aqui é muito bonito. Tivemos redução muito significativa. Temos uma média de ocupação na casa dos 12%. Ano passado tínhamos pelo menos 60% a mais", diz.

O centro, os parques e as principais atrações não foram afetados pelos desmoronamentos, e dessa forma, a grande maioria das empresas permanece aberta, mas com o movimento baixo, existe uma preocupação e um esforço conjunto para que não haja uma série de demissões neste momento. A grande expectativa é uma melhora a partir de junho, uma vez que, de acordo com a Secretaria de Turismo, há um bom número de reagendamento de reservas de maio para os próximos meses, sem cancelamentos para o mês de julho.

*Fotos Destaques: Divulgação/RBS TV