A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio, através do seu Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo, acaba de realizar uma pesquisa com 400 moradores da cidade, para entender como os mesmos percebem a Cidade Maravilhosa. A pesquisa, coordenada por Bayard Boiteux e Matheus Oliveira ouviu 400 pessoas, sendo 30% na zona oeste, 29% na zona sul, 26% na zona norte e 15% no centro. Dos entrevistados, 50% tem graduação, 30% ensino médio e 20% ensino fundamental.
"Queremos colaborar com a iniciativa privada e o Poder Público, com informações que permitam orientar as politicas publicas e os investimentos", diz Viviane Fernandes, que preside os Embaixadores do Rio.
Quando perguntados sobre os maiores problemas da Cidade, cerca de 40% apontam a violência, 24% apontam o transporte, 19% a saúde, 12% a falta de infraestrutura para chuvas e 5% a educação. Os entrevistados apontam, (38%) o Corcovado como a cara do Rio, seguido da Praia de Copacabana (23%), o Pão de Açúcar (19%), o Centro Histórico do Rio (14%) e (6%), o Jardim Botânico.
Os entrevistados, em 62.% dizem que o Rio é natureza, 20.% cultura, 14.% gastronomia e 4% esporte. O Carnaval é considerado o maior evento por 62%, seguido do Réveillon por 23% e o Rock in Rio por 15%. Quando consultados se conhecem alguma politica pública da cidade para promove-la ,40% dizem que sim, 39% que não e 21% não tem como avaliar.
"Os resultados deixam claro que os problemas sentidos pelos moradores afetam o turismo", afirma Boiteux e continua dizendo que o turismo preciso ser melhor dimensionado pelo governo municipal, estadual e federal. A pesquisa foi conduzidas nos meses de junho e julho, com o apoio do Hotel Faimont Copacabana, do Portal Consultoria em Turismo e da l'Oreal, e a margem de erro é de 3%.
Comentários