Aviva anuncia faturamento de 2023, e mesmo valor em investimentos até 2028

A plataforma de entretenimento também detalhou, na última terça-feira (14), estratégia de reposicionamento de suas marcas Hot Park, Costa do Sauípe Resorts e Rio Quente Resorts, além de novos projetos de entretenimento
O CEO da Aviva, Alessandro Cunha, no Aviva Day

A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park, Costa do Sauípe (BA) e Rio Quente Resorts (GO), anunciou, na última terça-feira (14), um faturamento bilionário em 2023, futuros investimentos, reposicionamento de suas três principais marcas e suas principais novidades. Os anúncios aconteceram no Aviva Day, evento para imprensa, em São Paulo.

Faturamento de vendas histórico

No último ano, a Aviva bateu diversos recordes e o destaque foi para o faturamento de R$ 1.2 bilhão em 2023, o que representa um crescimento de quase 23% em relação a 2022 e 39% em relação ao ano de 2019 (pré-pandemia). A operação goiana da plataforma, que reúne o Rio Quente Resorts e o Hot Park faturou R$ 855 milhões. Os R$ 358 milhões restantes foram faturados na Costa do Sauípe. Foram 530 mil diárias vendidas nos dois complexos e 2,2 milhões de clientes atendidos em todos os destinos.

O ano passado foi histórico para a Aviva, com diversos resultados recordes em diferentes produtos. E temos boas expectativas para este ano, que abre um novo ciclo de investimentos. Projetamos, para 2024, um faturamento de R$ 1.3 bilhão, considerando um crescimento de 7,3% em relação a 2023, com um dos hotéis na Costa do Sauípe fechado para renovação dentro do ciclo de investimentos 2024-2028. Só no primeiro trimestre, tivemos faturamento de R$ 370 milhões”, afirmou Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Ciclo de Renovação 2024-2028

Entre 2024 e 2028, a Aviva estabeleceu um ciclo de 5 anos que contempla renovação de seus produtos e um investimento de R$ 1.2 bilhão, seja em novos produtos de entretenimento e de lazer ou atualização dos hotéis.

Deste total, a Costa do Sauípe receberá R$ 420 milhões, dedicados à renovação de sua hotelaria, além da construção de uma Central de Produção e Distribuição de Alimentos (CPDA), seguindo modelo que já opera em Goiás, com foco em eficiência operacional, gestão de estoque e redução de desperdícios, pontos relevantes para gestão de alimentos nos dois maiores resorts do Brasil. 

Em fevereiro, foi anunciado o fechamento do Hotel Premium Sol, que está atualmente em obras até o fim do ano. A novidade é que ele vai ser elevado para a categoria Grand Premium, o que contempla atualizações de estrutura, serviço e experiências. A partir de 2025, o novo Grand Premium Sol se junta ao Grand Premium Brisa, recém reconhecido como “Best of the Best” na premiação Travellers’ Choice 2024, do TripAdvisor, estando entre 1% dos melhores hotéis de todo o mundo. 

Com dois hotéis nesta categoria, o destino também será elevado, com olhar para um público de mais alto padrão, mesclando sua estratégia entre hotéis upscale e midscale. Na categoria Sauípe Resorts (midscale), as Alas Mar e Terra serão entregues completamente renovadas, respectivamente, em 2025 e 2027.

O destino Hot Park receberá um aporte de R$ 420 milhões em dois parques aquáticos. R$ 70 milhões estão direcionados ao parque goiano, que já renovou sua gastronomia com os restaurantes Rangará e Maraé e entra num processo de tematização, com narrativa dividida em três áreas temáticas (kids, aventura e Praia do Cerrado). O maior investimento, porém, de R$ 350 milhões, será no novo Hot Park Baía das Tartarugas, que já nasce temático no complexo da Costa do Sauípe, e que vai levar uma terceira onda de desenvolvimento para o litoral norte baiano. 

É o primeiro parque aquático de grande porte na Bahia, com expectativa de gerar cerca de 2.150 entre empregos diretos e indiretos e receber 1.2 milhões de clientes por ano, que devem ficar pulverizados na hotelaria de toda região, com o desenvolvimento turístico da região. As obras iniciam no segundo semestre de 2024 e com inauguração prevista para 2027, tornando o Hot Park o primeiro parque brasileiro – entre aquáticos, temáticos e de diversão – a estar em dois destinos no país.

No Rio Quente Resorts, a Aviva investirá R$ 360 milhões no período, que também considera uma elevação da qualidade de sua hotelaria. Além de atualização do Hotel Pousada – o primeiro inaugurado, há 60 anos, que terá homenagens à poetisa goiana Cora Coralina nos apartamentos – e do Hotel Turismo, a grande expectativa está na expansão do Parque das Fontes, a joia do destino, com 18 fontes de água naturalmente quentes, prevista para ser entregue em 2025. Assim como na Costa do Sauípe Resorts, o Rio Quente Resorts terá a sua hotelaria posicionada em categorias.

Modelos para público de alto padrão

Além das renovações que elevarão os destinos a um novo patamar, a Aviva também aposta no timeshare, um modelo de negócios bastante importante para o turismo brasileiro e do qual a plataforma foi precursora no país, nos anos 2000. Hoje, o clube de férias Aviva Vacation Club, que gerencia o modelo na empresa, tem mais de 33 mil famílias como membros. O segmento representou 48% do faturamento de 2023, tendo a maior parte de sua base de clientes recorrentes, endossando os esforços para fidelização de clientes.

Seguindo a estratégia de investir em modelos de alto padrão, este ciclo contempla também dois novos projetos de timeshare para este público. No segundo semestre de 2025, será entregue a primeira fase do InCasa Residence Club, uma concepção de condomínio horizontal, com clube e serviços privativos, como academia, SPA, empório, dentro do complexo Rio Quente Resorts, com direito de uso de 25 anos e que já está com mais de 65% vendido. É o produto na categoria mais premium da trilha de fidelização de clientes Aviva, no modelo fractional, com casas de alto padrão e ticket médio de R$ 600 mil reais. A segunda fase, totalizando as 40 casas planejadas, será entregue em 2027. Mas, ainda em 2024, a empresa inova mais uma vez lançando um modelo inédito de timeshare voltado ao segmento premium, verticalizado, chamado de High End Timeshare, que será implementado na Costa do Sauípe.

Turminha da Zooeira: série animada e licenciamento

Conhecida no turismo, a plataforma tem o entretenimento no centro de suas ações. “A Aviva tem como mantra o conceito de Entretenimento Total, que deve permear toda a jornada de hóspedes e visitantes, nos mais sutis detalhes. A ideia é que quem esteja nos nossos três destinos possa se divertir em todos os momentos da sua viagem, de um espetáculo de alta qualidade em palcos nos destinos a restaurantes temáticos”, contou Paulo Schneider, diretor de Operações da Aviva.

Outra novidade anunciada no Aviva Day foi o lançamento de uma série de vídeos animados da Turminha da Zooeira no segundo semestre deste ano. O conceito narrativo foi desenvolvido por Marcela Catunda, famosa por fazer parte de outros sucessos de entretenimento infantil, como o Peixonauta e o Show da Luna. A artista já tinha ajudado a criar as seis personagens e desenvolver seu storytelling e, agora, está bastante envolvida na criação deste projeto. A Turminha da Zooeira é composta pela onça-pintada Zira, o lobo guará Juba, o tucano Blá, a arara Lara, a tartaruga Marina e a baleia Léia.

O grupo de animais que educa e diverte crianças e adultos e são embaixadores de sustentabilidade da Aviva já é um sucesso nos três destinos. Lá, há personagens interagindo com as pessoas, dando bom dia no café da manhã dos hotéis, fazendo apresentações e promovendo momentos de “meet & greet”, além de ser o tema dos espaços kids Toca da Zooeira e do restaurante Rangará, no Hot Park. Os dois parques aquáticos, aliás, darão ainda mais protagonismo às personagens Marina (tartaruga) e Lara (arara) que serão guardiãs do meio ambiente na Bahia e em Goiás, respectivamente, e farão parte de toda a tematização e storytelling previstos para ambos os parques.

Esta maior projeção das personagens também abre portas para um outro projeto da Aviva, de licenciar produtos da Turminha da Zooeira para o mercado. Os produtos próprios da Turminha vendidos nos destinos, como pelúcias, roupões, bonés e mochilas, são um sucesso de vendas. Vemos muito potencial no licenciamento para expandir a marca que vamos estabelecer com a série”, disse Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas, no Aviva Day.

Novo Conselho de Administração

Com maioria independente e tendo em seus integrantes o know how da inovação e da construção de jornadas de clientes sólidas e voltadas para a potencialização de suas experiências, a Aviva também anunciou mudanças em sua governança a partir de 2024. O novo conselho tem como presidente Claudia Woods, CEO da We Work Brasil, e nomes fortes como Alexandre Mosche (vice-presidente), Paulo Miranda (conselheiro) e Sandoval Martins (suplente), além de integrantes indicados pelas duas empresas acionistas (Algar e FLC). 

Claudia Woods reforçou a importância da Aviva e dos seus destinos para o desenvolvimento do setor. “Autonomia, transparência e a gestão do conhecimento que todos os conselheiros trazem de mercado serão os pilares fundamentais para apoiar os executivos da Aviva no desdobramento desse importante plano de crescimento para o turismo no Brasil”, completou Claudia.

* Fotos Destaques: Divulgação/Aviva