A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi aprovada na semana passada no teste de evacuação da aeronave. O exercício foi completado em 8 segundos, bem abaixo do limite máximo de 15 segundos, e faz parte do Plano Parcial de Demonstração de Emergência, uma das etapas para a obtenção do CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo). Participaram do exercício uma das quatro equipes de cinco tripulantes cada, sorteada aleatoriamente, e representantes da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que auditaram o procedimento. O teste foi realizado no primeiro avião da Azul, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
A empresa, que já nasce como a mais capitalizada da história da aviação comercial mundial com investimentos de US$ 200 milhões, pretende começar a operar até o fim do ano com aviões Embraer 190 e 195. As rotas ainda não foram definidas.
Sobre a Azul
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras encomendou 36 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 40. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, a primeira das quais já se encontra no Brasil e vem sendo utilizada para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo. A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer no próximo mês de novembro, e a expectativa é receber mais uma por mês ao longo de três anos, chegando a 36 aeronaves no final de 2011.
As aeronaves Embraer 190/195 da Azul serão equipadas com bancos de couro em fileiras com 4 assentos, sem as incômodas poltronas do meio, e contarão com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD - Head Up Display- que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, permitindo que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.
Outro diferencial também promete revolucionar o mercado. A nova empresa será a primeira na América Latina a oferecer tv ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da Live tv, que estará disponível a partir do segundo semestre de 2009. O projeto ousado da Azul tem um nome de peso por trás. David Neeleman é fundador de três outras companhias aéreas bem sucedidas, duas delas ainda em atuação.
(JA)
Comentários