Essa edição da feira, que movimentou negócios na ordem de R$ 40 milhões e atraiu quase 13 mil visitantes de todo o Brasil, também contou com a presença de buyers de países como Estados Unidos, Itália, Colômbia e Ucrânia, que conheceram as novidades de aproximadamente 200 expositores, entre modernos designers e tradicionais indústrias de bijuterias e semijoias, distribuídos em 10.000 m2 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Além do novo projeto estético, outra novidade dessa edição foi a parceria com as consultoras Paula Martins e Chris Francini que, no 1o semestre de 2013, deram início ao seu trabalho com a BIJOIAS. Elas apresentaram aos Expositores uma pesquisa aprofundada de tendências, baseada nos movimentos mundiais de bijuterias e acessórios das principais capitais, com o objetivo de inspirá-los ainda mais no desenvolvimento das coleções a serem apresentadas nas duas edições do evento no segundo semestre.
Durante a feira, o resultado desse trabalho pôde ser conferido no Espaço Moda, instalado na entrada de cada andar, com o objetivo de ser um fórum de tendências inspirador e apresentar aos visitantes as quatro principais macrotendências da Primavera-Verão 2013/2014, com uma seleção de peças-desejo dos Expositores.
Para Vera Masi, diretora da feira, a consultoria já está apresentando resultados e mudando os rumos da produção das bijuterias e das semijoias no Brasil. “Nessa edição da feira, o talento e a criatividade dos Expositores – designers e fabricantes – afloraram com muito mais brilho e potencial. Essas qualidades podiam ser vistas em cada peça, que estavam deslumbrantes e totalmente alinhadas aos desejos de moda das mulheres antenadas”, comemora Vera. A ideia é explorar mais o estilo e a criatividade desses designers como elementos de diferenciação para os produtos nacionais, fortalecendo, assim, o DNA brasileiro.
As macrotendências apresentadas foram: Heavy Metal, Fabrics, Recursos Naturais e Expresso Oriente. Saiba mais sobre esses movimentos de moda:
HEAVY METAL
O metal é tudo nesta temporada. O clássico metálico ressurge da maneira mais moderna possível: seu brilho, rigidez e beleza, mesmo sem polimento, têm sido muito explorados na diversidade dos acessórios! O metal traz força e luxo para as peças, proporcionando volume, e muitas vezes se torna um determinante, substituindo até mesmo uma pedra ou uma forma natural do próprio metal. Os acessórios aparecem em tons de ouro, prata, cobre e grafite. As peças com estilo de armadura continuam nas passarelas, mas desta vez mais elegantes e refinadas. Se os recortes a laser passaram a fazer sucesso no vestuário, nos acessórios não poderia ser diferente: os cut outs nos mostram braceletes, colares e brincos vazados! Os spikes viraram um clássico e continuam preenchendo um bom espaço em tendências mais pesadas como essa. Com uma linguagem um pouco parecida, surge a microtendência "tools" – nada mais, nada menos que peças que remetem às ferramentas – são pregos, roscas e porcas dando formas a pulseiras, brincos e anéis - novidade! As franjas e dentes, ambos em metal, também têm seus lugares dentro do Heavy Metal. Peças como essas estão prontas para dramatizar ainda mais a macrotendência, de extrema importância nesta estação!
EXPRESSO ORIENTE
Todas as influências orientais formam a macrotendência Expresso Oriente, principalmente as da Turquia, Índia, Grécia, Japão e China! As peças turcas que foram vistas na estação passada continuam fortes, e ganham mais glamour para esta temporada. A Índia mantém sua fama de peças com formas inusitadas, como os brincos ear cuff, o anel de falange, pulseira-anel, etc. Esses modelos ganham mais força e têm mais espaço nas produções personalizadas. O Gipsy está muito presente também: trata-se de acessórios inspirados nas ciganas. Nele podemos ver muita cor, muito metal dourado e medalhinhas, as quais formam os maxiacessórios. Os dragões da China e as serpentes também estão presentes - em braceletes e ear cuffs. O Oriente todo se junta, formando um ambiente misterioso e de grande importância para as bijuterias.
FABRICS
É necessário leveza para esta estação, portanto é hora de ousar na fabricação dos acessórios. Além de cordões coloridos, vamos encontrar contas de madeira ou de plástico que proporcionam um toque mais divertido e rústico às peças, que são inspiradas no México – mais especificamente falando: tendência Navajo, a qual estampou muitas coleções nas passarelas internacionais! Além dessa forte tendência, vamos ver o aço polido, cordões coloridos e couro. Os famosos pingentes tassels continuam fortes e servem para dar movimento aos brincos e colares. As principais cores dessa macrotendência são a terracota, a turquesa, o amarelo e o verde. As duas primeiras colorem contas que nos lembram pedras verdadeiras. O couro é menos colorido, mas mesmo assim muito presente - principalmente quando entrelaçado com correntes!
RECURSOS NATURAIS
A macrotendência Recursos Naturais envolve todas as matérias-primas oriundas da natureza – assim como tudo que ligamos à fauna e à flora. Aqui encontramos as pérolas, as pedras preciosas, folhas, insetos e flores! As pérolas chegam fortes e renovadas, deixam de lado aquela fama de clássica e mostram um lado ousado - já que são misturadas em diferentes proporções numa mesma peça, com direito a muito dramatismo. As pedras ganham uma infinidade de cores – dos azuis aos amarelos –, enfeitando anéis que mostram um pequeno cenário de um jardim encantado e sofisticando as peças mais delicadas, tornando-as dignas de uma princesa – com solitários e cristais em forma de navetes e camafeus! Os insetos que estávamos acostumados a ver em estações passadas saem um pouco de cena, deixando o foco para as abelhas. Tudo o que vem da abelha está na moda no mundo dos acessórios! Materiais que imitam o mel, pingentes de abelha, formas semelhantes a uma colmeia, com infinitas possibilidades. E, por fim, os bichos selvagens, que aparecem trazendo um lado mais sombrio, menos fantasioso, sem grandes diferenciais. Parece que as feras já se tornaram um clássico!
BIJOIAS
A BIJOIAS é um evento profissional, organizado e promovido pela B8 EVENTOS, que recebe compradores de todas as regiões do país e também internacionais, em busca das novidades e dos lançamentos para a estação. Com quatro edições ao ano, todas em São Paulo, a BIJOIAS é realizada há 25 anos e está consolidada como a maior feira de negócios do país no segmento de bijuterias, joias de prata e de aço, folheados, semijoias e acessórios, movimentando negócios na ordem de 35 milhões de reais, reunindo aproximadamente 200 expositores e recebendo cerca de 15 mil compradores de todo o Brasil a cada edição. Para os Expositores, é reconhecida como o evento no qual mais se recebem e se conquistam novos clientes; para os visitantes, é a grande vitrine de lançamentos e novidades do setor a cada estação. Com sua venda focada no sistema de pronta entrega, a BIJOIAS é um verdadeiro motor para o mercado, abastecendo as lojas nos momentos ideais para o comércio.
O mercado
Segundo dados do CREBi.com, o mercado de bijuterias e semijoias deverá superar o de joias no ano de 2013. O CREBi.com estima que a joia de ouro perderá mais de 40% de seu mercado nos próximos anos, restringindo-se quase que exclusivamente às joias de noivado e casamento. Em 2013 essa queda já se inicia em 10% do mercado. Isso porque a moda invadiu o território dos metais preciosos e não preciosos e pedras preciosas, não só nas formas das peças, como nos materiais e metais novos. Assim, os fabricantes de bijuterias passaram a fabricar peças com qualidade de joalheria. Isso resultou em uma mudança de comportamento das mulheres em relação à joia de ouro, favorecendo o mercado de semijoias e bijuterias.
Segundo dados da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras –, em 2013 devem ser realizados 201 grandes eventos em São Paulo, que terão cerca de 5,5 milhões de visitantes. O segmento de feiras de negócios tem registrado expressivo crescimento e deve continuar crescendo, pois é uma opção rentável para as empresas que precisam vender produtos e serviços, divulgar sua marca e conquistar novos clientes, nacionais e internacionais.

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