Bahia mostra potencialidades turísticas nas principais feiras do país

Cerca de 15 mil pessoas participaram da maior Feira das Américas (ABAV) 2008, que aconteceu de 22 a 24 de outubro, no Rio Janeiro. A Bahia esteve representada pelos seus diversos segmentos e produtos turísticos, tais como, Enoturismo, Turismo Étnico, Ecoturismo, Turismo de Golfe, Turismo Religioso (Memorial Irmã Dulce), Verão, Carnaval, Disque Bahia Turismo (3103-3103) e Delegacia de Proteção ao Turista.

Durante o evento, foi realizada uma coletiva de imprensa que contou com a participação de 20 veículos de comunicação. A maioria das perguntas foram destinadas ao novo roteiro do vinho nordestino, em Juazeiro, e ao turismo afro-descendente que será alavancado a partir de 2 de novembro com a operação diária do vôo Miami-Salvador, pela companhia aérea American Airlines. Estiveram presentes na coletiva, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli; a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva; Perla Lemos, diretora da Central do Carnaval;  Maritta Souza, delegada do turista; Osvaldo Gouveia, assessor do Memorial Irmã Dulce; Tathiana Campos, gerente da Amercian Airlines e Luiz Cingolane, pres. da Federação Baiana de Golfe.

Já na área do estande, diversos profissionais tiveram a oportunidade de colher materiais promocionais da Bahia que dão suporte às vendas em suas agências, além de assistir vídeos e participar de cursos de capacitação profissional. As baianas garantiram o sabor da culinária local, servindo acarajés. Os charutos do Recôncavo e os personagens de Jorge Amado também marcaram presença.

A estudante de turismo da UNEB, Gabriela Ferreira de Assis, vencedora do I Concurso de Monografia da Bahiatursa, aproveitou a ABAV para se familiarizar com as feiras de turismo, tomar aulas de capacitação e arrecadar materiais promocionais."Vou levar todo esse conhecimento para os meus colegas que não tiveram a mesma oportunidade que eu. Foi uma grande emoção ter ganhado este concurso, eu nem acreditei!",comemora Gabriela, moradora de Eunapólis. 

(JA)