Na última sexta-feira (6), com uma recepção bem baiana, preparada pela Secretaria de Turismo e pela Bahiatursa, composta por baianas de acarajé e uma orquestra de berimbaus, recepcionou no estádio de Pituaçu, em Salvador, as comitivas da FIFA e da CBF, que visitaram a cidade, que poderá ser escolhida como uma das capitais brasileiras a receber a copa do mundo de 2014. Presentes ao estádio, o governador, Jaques Wagner, o prefeito, João Henrique, o secretário de turismo, Domingos Leonelli, entre outras autoridade, além de convidados, participaram do encontro, que fez a inspeção ao estádio.
A comitiva da FIFA composta por Thierry Weil, Carlos de La Corte, Dick Wiles e Fulvio Danilos, juntamente com os representantes da CBF, Mário Rosa, Rodrigo Paiva, Alexandre Silveira, Carlos Langoni, Joana Havelange, além do seu presidente, Ricardo Teixeira, chegaram ao estádio às 9h30 da manhã, permanecendo no local até o final da manhã. A comissão julgadora foi direcionada para a tribuna de honra, onde foi feita a análise dos dados coletados e esclarecimentos de dúvidas.
O presidente da CBF Ricardo Teixeira disse em seu pronunciamento, que a homologação das 12 subsedes, ocorrerá no dia 20 de março. Entre os fatores de decisão estão a análise feita com a Infraero, a avaliação feita do voo panorâmico realizado no estádio e na cidade, além da avaliação da infraestrutura oferecida pelas cidades.
Segundo alguns analistas, Salvador é uma forte candidata. É uma cidade conhecida internacionalmente pela sua rica cultura, belezas naturais, boa infraestrutura de serviços, e um povo hospitaleiro, que respeita e admira as diferenças multiculturais.
A Copa envolve um grande número de países, representando mais de 32 culturas diferentes, por isso é importante que as subsedes saibam respeitar as diversidades culturais. Por seus encantos, Salvador é hoje o terceiro destino turístico mais procurado do Brasil.
(JA)
Comentários