Na última terça-feira (16), foi apresentado para os empreendedores do turismo rural no Recôncavo baiano, o projeto Diagnóstico e Fortalecimento do Turismo Rural na Bahia; com o objetivo de construir uma política pública estadual de turismo rural e regulamentar a atividade.
O encontro aconteceu na Fazenda São Geraldo, em Santo Antonio de Jesus, dentro do Projeto Turismo Rural na Bahia, cujas ações estão sendo desenvolvidas através da parceria entre o Governo do Estado-Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Sebrae-Ba e Abaturr- Associação Baiana de Turismo Rural.
Por se destacar como uma região rica histórica e culturalmente, por sua variedade de paisagens naturais e ainda porque o Turismo Rural é considerado uma atividade importante para a região, o Recôncavo Baiano foi priorizado para implantação e desenvolvimento do projeto piloto podendo contribuir para o seu desenvolvimento sustentável, resgatando e preservando a sua cultura e belezas naturais. O sucesso dessa experiência servirá de base para a construção, consolidação e ampliação desse segmento para todo o estado.
Para iniciar o projeto, foi realizado um diagnóstico em 21 propriedades no Recôncavo Baiano que atuam com turismo rural. O resultado deste trabalho gerou um relatório com propostas para orientar o desenvolvimento da atividade no estado.
Prioridades
Os resultados do diagnóstico ratificaram algumas das principais necessidades ressaltadas em seminários realizados anteriormente, entre elas a criação de linhas de crédito específicas para o Turismo Rural e de projetos que viabilizem a implementação e/ou melhoria de infra-estrutura, produtos e serviços do turismo rural, implementação de boas práticas de sustentabilidade; profissionalização e qualificação do setor sem descaracterizá-lo; a melhoria de acessos e estradas incluindo sinalização turística e rodoviária.
As 34 recomendações para o desenvolvimento do Turismo Rural no Recôncavo Baiano também salientaram a necessidade de envolver a comunidade de forma mais efetiva no turismo rural incluindo a sensibilização dos proprietários; resgatar e valorizar a cultura do meio rural; articular parcerias para promover segurança no meio rural; realizar trabalho de divulgação da prática do Turismo Rural da Bahia e Recôncavo; estabelecer um calendário rural organizado que envolva festas populares características da região e criar de roteiros no meio rural.
No encerramento da apresentação, a presidente da Abaturr, Jane Figueiredo, destacou a necessidade de implementar ações e projetos que visem o desenvolvimento do Turismo Rural no Recôncavo Baiano, de forma que busquem soluções e gerem benefícios especialmente para os micro e pequenos empresários da região, para os visitantes e para as comunidades. Todas essas iniciativas devem ser permeadas por uma forte mobilização social, integração entre os participantes e articulação de parcerias, destacando-se o papel fundamental de instituições como ABATURR, Sebrae Bahia e Secretaria Estadual de Turismo.
(JA)
Comentários