Balanço positivo marca a 14ª edição do Salão Paranaense de Turismo

 

O saldo da 14ª edição do Salão Paranaense de Turismo não poderia ser melhor. Antes mesmo de ser encerrado, o evento superou a expectativa de mais de 6 mil participantes, contabilizando o total de 7.198 pessoas, sendo 2.352 agentes de viagens. Número que deixou os corredores do evento movimentados durante os dois dias. Os mais de 170 expositores trouxeram para o Salão oportunidades de negócios e boas idéias que promovem o setor no seu desenvolvimento e evolução.

 

Na avaliação de Antonio Azevedo, presidente da Abav-PR, o Salão cumpriu seus objetivos e superou as expectativas dos expositores. “O balanço que faço é muito positivo. As palestras surpreenderam e todos estavam altamente satisfeitos e com o desejo de confirmar e ampliar sua participação para o ano que vem. Tivemos também a presença de pessoas relevantes para o trade turístico e stands muito interessantes, com destaque para o espaço sustentável de Foz do Iguaçu e o stand futurista de Curitiba”, salienta.

 

Outro ponto alto desta edição do evento foi a instituição do prêmio Destaque Abav-PR, que reconhece as boas práticas relacionadas ao Turismo no ano. Antonio Azevedo destaca que o prêmio vai existir sempre que alguma instituição promover alguma prática que reflita boas perspectivas para o Turismo local, estadual e nacional.

 

Qualificação

 

No total sete palestras e mini-cursos formaram a programação técnica de qualificação do 14º Salão. Já na palestra de abertura, "Os Desafios e Oportunidades para as Agências de Viagens", os participantes foram incentivados por Klaus Kühnast, diretor comercial da TAM, a ter paixão e grande conhecimento pelo que se faz. E foi isso que o Salão proporcionou aos profissionais com as palestras seguintes.

 

O Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, realizou na sexta-feira (11.04) uma palestra para apresentar o potencial turístico da cidade e os planos para o futuro. E mostrou que a campanha permanente para divulgar Foz como o “Destino do Mundo” está a todo o vapor. No mesmo dia, a empresária e consultora Ginha Nader apresentou os encantos e maravilhas da Disney.

 

O segundo dia de palestras (12.04) do Salão começou animado. O consultor e coordenador de cursos André Tadeu Aguiar de Oliveira, fez com que todos os participantes da palestra se movimentassem e motivou os profissionais a repensarem na maneira como conduzem seu próprio trabalho. Sob o tema "O valor dos recursos humanos nas agências de turismo", o consultor utilizou de diferentes tipos de personagens, como o agentossauro rex, o agente de viagem estressado e o doctor Jones - o agente do futuro, para transmitir situações corriqueiras do ambiente de trabalho.

 

Ainda durante a programação do segundo dia, os idosos também tiveram seu espaço no 14º Salão Paranaense de Turismo. O programa "Viaja Mais Melhor Idade", foi apresentado aos agentes de viagem pelo gerente nacional do projeto Enzo Arns, que detalhou os principais aspectos e metas do projeto, lançado em setembro de 2007.

 

A apresentação do Plano Estadual do Turismo do Paraná 2008-2011 fechou com chave de ouro a programação técnica do evento. Deise Bezerra, coordenadora de planejamento turístico da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, apresentou aos profissionais do setor o plano que pretende incentivar os números do turismo em todo o Estado. O mesmo prevê para o próximo quadriênio no Paraná o aumento do fluxo de turistas nacionais e estrangeiros em 25%, a extensão da permanência destes turistas de 3,8 para 4,4 dias, o aumento do gasto médio per capita em 15% e da receita gerada pelos turistas em 30%.

 

 

15º Salão

 

A Abav-PR já anuncia a realização do 15º Salão Paranaense de Turismo para os dias 24 e 25 de abril de 2009, no Estação Embratel Convention Center. Esta edição promete ser ainda mais cuidadosa, por ocorrer no ano de comemoração dos 40 anos da Entidade.

 

*  A repórter viajou à convite da Bristol Hotéis e Resorts