Requalificação nas duas principais vias do bairro - ruas Wisard e Aspicuelta, no trecho entre as ruas Mourato Coelho e Harmonia - tem o objetivo de resgatar aspectos culturais do bairro mais boêmio da capital paulista
O Banco de Eventos, um dos principais players do mercado de marketing promocional, assina a criação e planejamento estratégico do projeto de requalificação urbana da Vila Madalena. O projeto será realizado por meio de uma parceria entre a marca de cerveja Bohemia e a Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o desenho urbano, nos pontos escolhidos – ruas Wisard e Aspicuelta – está previsto o alargamento e pavimentação das calçadas, instalação de totens com mapas da região, bancos de madeira, proteção das árvores e também alteração do trânsito local. Ao todo serão mil metros de extensão em ambas as ruas, que terão, além dessas interferências, rebaixamento de guias para travessia de pedestre e para acesso de veículos e uniformização das calçadas, nivelando sua superfície, o que facilitará o tráfego.
Embora a requalificação seja uma demanda da CET, a agência de marketing promocional, pela sua expertise, percebeu a viabilidade de uma intervenção no local onde se concentra a maior parte dos bares da Vila Madalena: as ruas Wisard e Aspicuelta, no trecho compreendido entre as ruas Mourato Coelho e Harmonia.
Pelo período de quase um ano entre negociação e aprovação, o Banco de Eventos, coordenou o projeto arquitetônico desenvolvido pela Urb2 (urbanismo) e a GTM Cenografia (mobiliário urbano). “A realização do projeto resgatará a harmonia na convivência de moradores e freqüentadores do bairro. A requalificação trará mais possibilidades de lazer, bem estar e entretenimento para toda a população da cidade”, destaca Andrea Galasso, diretora geral do BE.
A agência também ficará encarregada pela licitação e contratação da construtora que fará a obra, assim como pelo acompanhamento das mesmas. O início da reforma está previsto para fim do mês de agosto e deverá ser entregue em dezembro. Mas, o início das obras depende da implantação das alterações viárias pela CET.
Bohemia e Prefeitura de São Paulo
Projeto tem como principais objetivos resgatar a convivência social no espaço público, melhorar a paisagem urbana e oferecer acessibilidade a pedestres e pessoas com mobilidade reduzida. A entrega das obras está prevista para o fim do ano
Fruto de uma parceria entre a marca de cerveja Bohemia e a Prefeitura de São Paulo, a Vila Madalena - conhecida pelo efervescente cenário cultural e agitada vida noturna - ganhará projeto de requalificação urbana nas duas principais vias do bairro: Aspicuelta e Wisard, no trecho compreendido entre as ruas Mourato Coelho e Harmonia.
Entre as principais melhorias que o projeto trará aos moradores, comerciantes e freqüentadores do bairro estão a valorização da circulação de pessoas, recuperação de aspectos históricos e culturais do bairro, implementação de projeto paisagístico, instalação de mobiliário urbano, ordenação do espaço público e do tráfego de veículos nas vias. Ao todo, serão plantadas 46 árvores e instalados 27 bancos, 25 lixeiras, 20 floreiras, 12 bicicletários, 20 totens informativos e 76 balizadores de calçada. O projeto de requalificação urbana foi desenvolvido pelo URB2 Arquitetos e o projeto de mobiliário urbano pela GTM, ambos sob a coordenação do Banco de Eventos. As propostas foram aprovadas em conjunto pela Bohemia e Prefeitura de São Paulo.
“Bohemia, a primeira cerveja do Brasil, é uma marca que valoriza a tradição e acreditamos no projeto por resgatar aspectos positivos de São Paulo, como a convivência urbana e a história de um dos bairros mais importantes da cidade. O objetivo de Bohemia ao fechar essa parceria é oferecer à cidade um espaço público que não só permita, mas também fomente a convivência. Vamos transformar as duas vias em locais agradáveis para encontrar os amigos, passear com a família, ler um livro e aproveitar as possibilidades culturais que a Vila Madalena tem a oferecer”, afirma Cristiano Schenardi, gerente de produto de Bohemia.
Segundo Gustavo Partezani, arquiteto responsável pelo projeto, as escolhas estéticas, como o ladrilho em cor marrom e palha, tem como objetivo resgatar a história e a identidade visual do bairro. “O ladrilho sempre foi uma marca característica da cidade de São Paulo, e em ruas de trânsito local ainda é conveniente a sua utilização. Até meados dos anos 60, os bairros operários da cidade, como é o caso da Vila Madalena, possuíam ruas de macadame (terra compactada) e paralelepípedos de granito. O material proporcionava às vias o mesmo aspecto que buscamos resgatar com este projeto, mas com produtos de mais qualidade e durabilidade”, explica Gustavo.
Acessibilidade e convivência urbana
Com o objetivo de criar acessibilidade aos pedestres e pessoas com mobilidade reduzida e, com isso, possibilitar o uso do espaço urbano como espaço de convivência social, o projeto tem como principal diretriz a expansão da área para pedestres. O alargamento das calçadas dez metros antes e depois das esquinas, a remoção de obstáculos, o nivelamento das tampas e poços de visitas das concessionárias de serviço público, o rebaixamento da guia no local de travessia de pedestres e a instalação de piso tátil para sinalização dos deficientes visuais estão entre as medidas que facilitarão a acessibilidade de todos os pedestres.
As calçadas oferecerão aos pedestres as três faixas que permitem melhor acessibilidades e circulação: acesso (entrada e saída dos estabelecimentos e residências), livre (espaço destinado a passagem dos pedestres) e serviço (espaço reservado para mobiliário urbano e plantio de árvores). Dez metros antes e depois das esquinas, as calçadas passam a ter 4,75 metros de largura, um aumento de 60%, formando em todas as esquinas do quadrante pequenas praças, que funcionarão como espaços de convivência.
Paisagismo e mobiliário urbano
Para deixar a paisagem mais harmônica e criar uma identidade visual para o bairro, as calçadas receberão pavimento de ladrilho hidráulico, que substituirá a imensa variedade existente no local atualmente. As peças do mobiliário urbano, desenhadas pelo arquiteto Daltro Mendonça, foram desenvolvidas especialmente para o projeto da Vila Madalena com o objetivo de resgatar a memória e a identidade do bairro.
“A Vila Madalena é um bairro repleto de ateliês, por isso, selecionamos um material muito utilizado por artistas, o aço corten. Esse material aliado a madeira confere ao mobiliário o tom acobreado. A intenção é dar ao bairro um ar antigo e, ao mesmo tempo, criar uma identidade visual. Vale ressaltar o aço corten é extremamente resistente e durável e que toda a madeira que utilizaremos será certificada”, diz Daltro.
O mobiliário urbano será padronizado de acordo com a lei Cidade Limpa e posicionado de maneira a não interferir no livre caminhar e na travessia dos pedestres. Haverá também a retificação das interferências e obstáculos, como canteiros de árvores e floreiras, que serão redimensionados, e tampas e visitas de concessionárias de serviço público. O objetivo é melhorar a condição paisagística e estabelecer uma melhor relação entre os pedestres, veículos e a paisagem urbana.
História e Cultura
Ao retomar a tradição de convívio no espaço público, o projeto também contempla o resgate da história e da cultura do bairro. A equipe envolvida no projeto fez uma ampla pesquisa sobre as origens da Vila Madalena e o conteúdo reunido ficará disponível em diversas peças instaladas ao longo das vias, como totens, ladrilhos e placas. Nesse contexto destacam-se dois marcos urbanos - esculturas que representam as filhas do fazendeiro proprietário das terras onde hoje está localizado o bairro: Ida, Isabel e Madalena. A história faz parte do imaginário dos moradores do bairro e, conforme relatos do Museu da Pessoa, permanece viva a partir da memória oral dos moradores do bairro.
Tráfego de veículos
Também faz parte do projeto a reorganização do tráfego de veículos com o intuito de desafogar o trânsito. As duas vias, que atualmente têm mão dupla, passarão a ter sentido único. A Aspicuelta passará a descer sentido Rua Simão Álvares e a Wisard subirá sentido Rua Harmonia.
A Bohemia é a primeira cerveja do Brasil. Uma cerveja do tipo pilsen que foi produzida pela primeira vez em 1853, em Petrópolis, RJ, por um colono alemão chamado Henrique Kremer. Elaborada por meio de um processo diferenciado, é composta por insumos importados, especialmente selecionados pelo mestre-cervejeiro. A marca tem percorrido o País em eventos culturais e gastronômicos como o Boteco Bohemia, Comida di Buteco (Belo Horizonte), Festival de Teatro de Curitiba, entre outros. Devido a sua variedade de tipos - Pilsen, Escura, Weiss e Confraria -, desenvolveu o conceito de harmonização gastronômica da cerveja, difundindo-a em eventos gastronômicos e workshops.
O Banco de Eventos, um dos principais players do mercado de marketing promocional, assina a criação e planejamento estratégico do projeto de requalificação urbana da Vila Madalena. A agência ficará encarregada também pela licitação e contratação da construtora que fará a obra, assim como pelo acompanhamento das mesmas.
“A realização do projeto resgatará a harmonia na convivência de moradores e freqüentadores do bairro. A requalificação trará mais possibilidades de lazer, bem estar e entretenimento para toda a população da cidade”, destaca Andrea Galasso, diretora geral do BE.
O Banco de Eventos, dirigida por Andréa Galasso, é a maior agência do grupo, e conta com cerca de 200 colaboradores. Ao lado da Samba Comunicação, Rio 360, Lynx, Cross Networking e FanClub, faz parte da Holding Clube – sociedade polivalente, liderada por Victor Oliva, que fomenta negócios sinergicamente desenvolvidos por suas agências, por meio de uma rede de relacionamentos bem construídos.
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