Com mais de 1 milhão de embarcações pelas águas brasileiras, segundo a Associação Náutica ACOBAR, o setor náutico tem se desenvolvido no Brasil, impulsionado por eventos como os renomados Boat Shows, organizados pelo Grupo Náutica, líder no setor na América Latina. Os eventos são responsáveis por mais de 70% das vendas de embarcações no país e contribuem para apresentar aos visitantes as variadas gamas de opções para o lazer e esportes náuticos e fomento de um setor de alta geração de empregos e de turismo qualificado, o que reflete em movimentação econômica para uma ampla cadeia de produtos e serviços.
Em 2024, o Grupo Náutica, por meio de sua unidade de negócios Boat Show Eventos, expandiu a sua atuação e realizou seis edições. Além dos tradicionais eventos como o São Paulo Boat Show e Rio Boat Show, reforçou a sua presença em Santa Catarina, com a segunda edição do Marina Itajaí Boat Show, e também no Paraná, em Foz do Iguaçu, que encerrou no dia 1º de dezembro, também em sua segunda edição. Além disso, trouxe os primeiros eventos náuticos com a chancela da famosa marca para Salvador, na Bahia, e para Brasília, no Distrito Federal. Os eventos registraram a presença de cerca de 140 mil pessoas.
O último boat show do ano, realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu, no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), o Foz Internacional Boat Show reuniu, às margens do ‘mar de água doce’, Lago de Itaipu, cerca de 30 marcas expositoras e apresentou uma ampla gama de embarcações de grandes fabricantes nacionais, além de novidades em jets, motores, acessórios e serviços náuticos. Além disso, ao longo dos quatro dias de evento, atrações como passeios de barco gratuitos, mergulho, campeonato de pesca e uma expedição de motos aquáticas que reuniu cerca de 160 jets movimentaram ainda mais a feira náutica.
A diretora geral do Boat Show, Thalita Vicentini, faz um balanço dos eventos deste ano, mas já com o olhar em 2025. “Estamos concluindo não apenas o Foz Internacional Boat Show, mas também um ano repleto de conquistas. Foram seis eventos realizados, incluindo estreias marcantes em Brasília e Salvador, encerrando o ciclo aqui em Foz do Iguaçu, com o belíssimo cenário do Lago de Itaipu, uma região com enorme potencial para o desenvolvimento do turismo náutico. Não se tratou apenas de promover eventos, mas também de realizar congressos estratégicos que trouxeram projetos e ações para o crescimento do setor. Já estamos planejando o calendário de 2025, que promete trazer ainda mais inovações e oportunidades para o mercado náutico brasileiro”, declarou a diretora.
Congressos náuticos de São Paulo, Salvador e Foz impulsionam turismo e economia
As três edições do Congresso Internacional Náutica de 2024, promovidas pelo Grupo Náutica durante os Boat Shows de São Paulo, Salvador e Foz do Iguaçu, consolidaram-se como importantes plataformas para impulsionar o turismo e a economia no Brasil. Este ano, os eventos abordaram temas estratégicos como infraestrutura, economia do mar e crescimento do setor náutico, reunindo autoridades e especialistas para debater projetos e compartilhar boas práticas.
Em São Paulo, o congresso destacou a criação de distritos náuticos e inovações para o setor. Já em Salvador, o foco foi a valorização da Baía de Todos os Santos como polo de desenvolvimento econômico e turístico. Em Foz do Iguaçu, o potencial do Lago de Itaipu foi o destaque, reforçando a importância do turismo náutico para a região. As edições reafirmaram o papel fundamental da cooperação entre os setores público e privado para gerar empregos, renda e desenvolvimento sustentável.
Comentários