Brasileiros são maioria na Maratona de Santiago 2014

Evento está entre os mais importantes do segmento esportivo chileno e reúne 25 mil corredores, sendo 1.200 vindos do Brasil.












O Turismo do Chile aposta em grandes eventos e festas comemorativas para divulgar e atrair cada vez mais turistas estrangeiros nos próximos meses no País, como é o caso da Maratona de Santiago - um dos mais importantes eventos do calendário nacional esportivo chileno, programado para o dia 6 de abril.

Considerada mais do que uma competição esportiva, a Maratona de Santiago é um evento mundial que reunirá 25 mil corredores, sendo mais de 4 mil atletas estrangeiros de 50 países. Do total, 1.200 são brasileiros e enfrentarão este desafio.

Com exceção do Chile, o Brasil é o país que historicamente mais possui corredores na Maratona de Santiago. O segundo país com o maior número de participantes é a Argentina, seguido dos Estados Unidos, Peru e Venezuela. E a distância não é uma desculpa, já que muitos países, como é o caso da Sérvia, Vietnã e Ucrânia, também participam.

A competição é dividida em Maratona (42.195 Mts.); Meia Maratona (21,098 Mts.) e Corrida de Santiago (10 km). Seu ponto de largada é na Praça da Cidadania, em frente ao Palácio de la Moneda, transformando por algumas horas o ambiente urbano em uma grande concentração de espectadores. E o circuito é realizado a partir dos lugares mais importantes da cidade de Santiago, tudo para servir como uma plataforma de reconhecimento e divulgação turística.

UMA MARATONA NO FIM DO MUNDO

Nos últimos cinco anos, as corridas de aventura começaram a proliferar em diferentes partes do Chile, muitas vezes por motivos que vão além do próprio esporte. E assim, o país tem promovido estes diferenciais para o mundo, abrindo novos nichos para seus destinos turísticos.

O Parque Nacional Torres del Paine é um exemplo que convida os turistas a explorar lugares únicos no extremo sul da Patagônia. No próximo dia 27 de setembro será realizada a terceira edição da Patagonian International Marathon (Maratona Internacional da Patagônia) - corrida de longa distância que passa pelo cenário espetacular do Parque.

O percurso da Maratona é cercado de paisagens mágicas e deslumbrantes. Montanhas de granito e gelo que se elevam por mais de 2500 metros de altitude, lagoas coloridas e uma fauna rica e selvagem. A superfície onde a corrida acontece é uma estrada de cascalho sinuoso com um desnível total de 2400 metros. Outro fa­tor importante e que caracteriza o evento é a alta probabilidade de fortes ventos.

A Patagonian International Marathon chama a atenção sobre a conservação e preservação da Patagônia chilena e colaboração com o desenvolvimento sustentável da região. Por cada participante, uma árvore será plantada através da campanha “Corre e Refloresta”, cujo objetivo é gerar consciência sobre a importância de cuidar destes espaços e colaborar com a reflorestação da Patagô­nia com árvores nativas.

Maratona Santiago 2014: http://www.maratondesantiago.com/informacion-general/premios/

TURISMO

O Turismo do Chile vem aumentando cada vez mais o investimento em turismo de lazer e negócios, a fim de atrair o consumidor final nos mercados prioritários, assim como desenvolver e promover nichos de mercado e expansões geográficas. No total são 11 os países destacados como mercados prioritários para a promoção do turismo: Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, México, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Inglaterra e Espanha.

O Chile recebeu 3.569.744 visitantes estrangeiros em 2013, com uma taxa de crescimento que se manteve em relação ao ano de 2012. Deste total, a América do Sul é responsável por 76% das chegadas, Europa 12%, América do Norte 8% e o resto do mundo, 4%. Só em números de brasileiros, o País atraiu mais de 380 mil em 2013 frente aos 330 mil de 2012. De acordo com o Turismo do Chile, a meta para 2014 é aumentar este número, assim como a permanência no destino.

Em promoções internacionais, o investimento ultrapassou US$8,3 milhões em 2013, com meta para chegar a US$ 14 milhões em 2014. Cada região investe cerca de US$ 1 milhão só em promoções turísticas no Exterior, incluindo viagens de imprensa, publicações de mídia, feiras de turismo e workshops.

Para 2014, o investimento da iniciativa privada do país vai alcançar US$ 389 milhões, projetados para diferentes atividades turísticas, como verbas em restaurantes, infraestrutura e transportes, hotéis, iniciativas de lazer, esportes e atividades culturais. Segundo dados do Serviço Nacional de Turismo do Chile (SERNATUR), são projetados também um montante de US$ 391 milhões em investimentos para 2015 e US$ 615 milhões para 2016.

Sobre o Turismo do Chile

Corporação voltada à promoção turística do Chile em diferentes partes do mundo. Busca fornecer aos turistas as informações necessárias para a perfeita estadia, entretenimento e diversão no País, com dados gerais desde os serviços de hospedagem, gastronomia, até esportes e as principais atrações culturais. Atualmente reforça os investimentos promocionais em seus mercados estratégicos, como no Brasil, cujo montante chegou ao total de USD 2 milhões investidos em 2013, entre campanhas de mídia, patrocínio em eventos e participações em feiras. Para mais informações sobre Chile, acesse: http://whynot.chile.travel/

Fonte: Assessoria de imprensa