Mais de 1000 profissionais visitaram o Brazil Promotion Road Show Rio de Janeiro, realizado nesta terça-feira (29/04) no Centro de Convenções SulAmérica, superando a expectativa dos organizadores. O evento de duração de um dia, contou com mais de 40 expositores que tiveram a oportunidade de mostrar as novidades em brindes, produtos e serviços para campanhas, ações promocionais, ações de merchandising no ponto de venda e eventos corporativos. Neste ano, o destaque foram os produtos personalizados para a Copa do mundo e as novidades tecnológicas. O Road Show já passou pela cidade de Campinas e fecha a versão itinerante de 2014 na cidade carioca.
Os expositores preveem um aumento no volume de negócios em relação ao ano passado como resultado da feira em função da customização dos artigos para o evento esportivo. Este mercado obteve uma movimentação de até 50% na procura por estes produtos, segundo Vânia Cleffs, expositora da empresa Porto Blue, que este ano trouxe ao evento novidades em camisetas promocionais.
A empresa Faber-Castell levou para a versão Road Show carioca os produtos de Pintura Facial, Cosmético de Luxo e sua exclusiva linha de canetas e lápis. Mario Bakman, da área comercial da empresa, destacou a nova linha “Cara Pintada”, também disponível nas cores verde com amarelo, para realizar as tradicionais maquiagens usadas pelos torcedores nos jogos esportivos. Trata-se de uma pintura facial em lápis bicolor. O produto é atóxico, não sensibilizante.
Já a Fantastic Brindes lançou o seu Kit Torcedor, no qual o cliente tem a opção de customização podendo escolher entre mais de 30 itens de acordo com sua necessidade.
O número alto de visitantes também chamou a atenção de muitos expositores que gostaram da atenção recebida do público, interessados em conhecer seus produtos. “O número de visitantes foi maior em relação ao ano passado. O público qualificado está em busca de novidades mais técnicas e novos negócios”, afirma William Souza, representando a empresa DZ9.
O Rio de Janeiro foi escolhido por ser uma praça que se renova constantemente, sendo o 2º maior PIB do país. Dados da AMPRO (Associação de Marketing Promocional) indicam que somente na cidade do Rio de Janeiro o marketing promocional movimentou aproximadamente R$ 2,2 bilhões, no ano de 2013.
Palestras beneficentes
A programação especial de palestras gratuitas e beneficentes apresentadas na feira também atraiu um grande número de participantes. Foram seis palestras realizadas pela Forma Promocional, em parceria com a AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), duas importantes entidades do setor promocional.
O primeiro tema abordado foi “Ativação de marca- Ações e campanhas que estimulem o relacionamento do consumidor com a marca.” Tony Coelho, diretor da AMPRO, abriu o evento relatando que “fazer o Live Marketing faz toda diferença”. Após, Rodrigo Rivellino, Sócio-presidente da aktuellmix, deu continuidade explicando a importância da busca pelo diferente e da interação que o cliente precisa ter com o produto. Mas para isso, é preciso que a empresa entenda o ambiente em que isso tende a ser executado. Segundo Rivellino, isto é uma das maiores dificuldades atualmente. “O pensamento divergente tem que conectar com o nosso dia a dia”, explica.
Camilo Dornellas, coordenador de segurança do Rock in Rio 2011 e 2013, ministrou a segunda apresentação do evento. Com o tema “Realizando eventos seguros e bem sucedidos”, ele reforçou a importância do planejamento e gestão de segurança nos eventos. “Não se produz eventos sem grandes ideias. E esta ideia precisa se conectar com a segurança.” O palestrante reforçou que é necessário uma pesquisa do local e tipo de evento que será realizado, e a viabilidade do cenário, além de uma identificação e monitoria do público. Isso faz com que a empresa não exponha sua marca a grandes riscos, segundo Dornellas.
Já no período da tarde, Gilberto Strunck, Sócio–Diretor da Dia Comunicação, abordou o tema “Tendências da NRF Retail’s Big Show”. O palestrante reforçou a seriedade do consumo colaborativo. Segundo ele, o desafio é que a tecnologia traz consigo uma variedade de artigos diferenciados e novidades para o público consumidor. “Propiciar contatos diferentes e coisas específicas para cada cliente pode trazer uma fidelização dele à empresa”, conta o diretor.
A quarta apresentação do dia ressaltou elementos sobre atitudes para mudanças, segundo Rafael Liporace, Fundador da Biruta Ideias Mirabolantes, agência A Vera Marketing de Encantamento, professor da ESPM e da IBEMEC em curso de Comunicação.
Ainda palestraram Bruno Malleta, diretor da Consumoteca, sobre as “Novas tendências no comportamento do consumidor” e Maurício Werner, Sócio–Diretor do Espaço Ideal Eventos, com o tema “Entretenimento que vende: experiências sensoriais na promoção e eventos”, última apresentação do evento. Werner ressaltou sobre a imersão através da ambientação e personalização, momentos e tendências no mercado de eventos, tecnologia, eventos híbridos. O diretor expôs também maneiras de atrair o bolso do cliente além de possibilidades de criar valores.
Os ingressos tiveram o valor de 1 kg de alimento não-perecível e a arrecadação foi de aproximadamente 167 kg que serão doados a ONG Onda Carioca da cidade do Rio de Janeiro.
Serviço:
Brazil Promotion 2014: Maior feira de marketing promocional do país
www.brazilpromotion.com.br
De 05 a 07 de agosto - Transamérica Expo Center - São Paulo - SP
Horário: 13 às 20h
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