Gramado se tornou o epicentro do turismo na última semana com a realização do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, onde a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) promoveu importantes ações voltadas ao turismo sustentável. Nesta edição, a Braztoa assumiu, pela primeira vez, a curadoria e a programação do Palco ESG Festuris, apresentando uma edição especial do SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável). Nos dias 8 e 9 de novembro, os participantes do evento puderam acompanhar ciclos de palestras dinâmicas e curtas, que promoveram debates, inspirações e reflexões sobre práticas sustentáveis, inclusive com apresentação de cases.
Na sexta-feira, 8, Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, apresentou o diagnóstico ESG das operadoras associadas. Na sequência, Rafaela Lehmann, Supervisora de Turismo de Segmentos Turísticos da Embratur, falou sobre sustentabilidade e ESG nas ações da entidade; Cassio Garkalns, Ceo da GKS Inteligência Territorial e consult da CNC, sobre as conexões entre políticas públicas e o mercado, seguido pela apresentação de Fernanda Lopes, Analista de Sustentabilidade na CNC, apresentando o comportamento do consumidor consciente no turismo.
Bárbara Naves, coordenadora geral de Articulação e Monitoramento de Assuntos Técnicos na Assessoria Especial do Ministério do Turismo, falou sobre a Nova Lei Geral do Turismo, já Alexandre Garrido, Coordenador de Turismo Sustentável da ISO e da ABNT, Chefe da delegação brasileira no Comitê de Turismo da ISO e um dos jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, trouxe os princípios de turismo sustentável, e como as empresas e os destinos podem contribuir com a agenda ESG. O dia também foi marcado por apresentações de alguns dos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, com cases inspiradores.
Já no sábado, dia 9 de novembro, a programação abordou a Jornada ESG da Localiza&Co, e o Turismo Regenerativo, por Luciana Delamare. Seguido por cases e exemplos de destinos que são referências em boas práticas sustentáveis e têm sido reconhecidos como lideranças nesta pauta, com Bonito - MS, como exemplo de destino nacional e Costa Rica, como case internacional. Aconteceu, também, conversa sobre o preparo de Brumadinho/MG pela Teia do Turismo Sustentável, apresentação esta liderada por Daniele Teixeira, Turismóloga, e Gustavo Pinto, Instituto Rede Terra. O dia ainda teve uma apresentação de como o trade turístico do RS construiu ativos a partir das enchentes, com Thomas Fontana, do Somos RS e Grupo G30 RS. Para finalizar, uma apresentação de boas práticas de evento, na qual o Festuris contou um pouco sobre o cuidado e compromisso com a sustentabilidade que a edição deste ano teve, concluindo com um último painel da Braztoa, contando sobre as boas práticas e a jornada de sustentabilidade da entidade, painel apresentado por Rodrigo Ramos, Gestor de Projetos Estratégicos da entidade.
Ainda sobre as ações que acontecem em Gramado, os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 tiveram a oportunidade de participar de uma Experiência de Benchmarking na manhã do dia 9 de novembro, um momento para integração, networking, e de muito aprendizado entre os finalistas e empresários locais. A visita partiu da Praça das Etnias e a atividade incluiu uma conversa com o secretário de agricultura de Gramado, Eliezer Lima, sobre a dinâmica local e os roteiros de agroturismo, e como o turismo e o agro se conectam, gerando transformação. Em seguida, o grupo seguiu para uma visita à Vila da Mônica e um benchmarking especial sobre práticas sustentáveis, diversidade e inclusão do empreendimento, promovendo um rico intercâmbio de ideias e inspirações para todos os envolvidos.
Para encerrar com chave de ouro a passagem da Braztoa em Gramado, a noite do dia 9 de novembro, foi marcada pela cerimônia de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, que ocorreu no Hotel Buona Vitta Gramado, apenas para convidados, mas com transmissão ao vivo pelo YouTube da Braztoa. O evento, revelou os 10 vencedores nas categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto, confirmando aqueles que se destacaram por suas contribuições ao turismo sustentável.
Confira a lista de vencedores em ordem alfabética:
Operadoras:
- BeFly - São Paulo, com a iniciativa Futuro Neutro
Categoria Experiência/Produto
- Associação de Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora - Maranhão, com a iniciativa Povoado Bar da Hora
- Associação Peixe-Boi - Alagoas, com a iniciativa Turismo de observação de peixe-boi
- Aura Amazônia Ltda - AMAZONAS, com a iniciativa Tour Aromático da Amazônia
- Ekôa Park - Paraná, com a iniciativa Pacto pela Natureza
Categoria Gestão/Governança
- Grupo Cataratas - Rio de Janeiro, com a iniciativa Sistema Eco: Sistema de Gestão Ambiental do Grupo Cataratas
- Grupo Rio da Prata - Mato Grosso do Sul, com a iniciativa A Jornada da Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Jardim e Bonito, MS
- Instituto Semeia - São Paulo, com a iniciativa Valorização e aprimoramento da gestão de parques, naturais e urbanos, no Brasil
- Resorts Brasil - São Paulo, com a iniciativa Sensibilizando para um futuro melhor
Vencedor especial
- Os jurados decidiram que o 10º premiado fosse o turismo do Rio Grande do Sul. Neste ano tão desafiador, o prêmio não recebeu inscrições de iniciativas do Estado, uma vez que o período de inscrição coincidiu com o momento crítico, no qual o Rio Grande do Sul foi impactado pelas chuvas e enchentes, resultando em uma tragédia sem precedentes. A escolha do Turismo do RS como vencedor dessa edição é um reconhecimento ao compromisso e às ações resilientes que seguiram para a recuperação do Estado e do setor turístico.
Menções Honrosas
- Aldeia Wazare – Associação Waymare - Mato Grosso, com a iniciativa Turismo Cultural Wazare Etnia Haliti-Paresi
- Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PTI - Paraná, com a iniciativa Refúgio Biológico Bela Vista
- Gastronomia Periférica - Projeto Restaurante Escola da Quebrada - São Paulo, com a iniciativa Da Quebrada
- Grupo Águia Branca - Espírito Santo, com a iniciativa Reserva Ambiental Águia Branca: conservação ambiental, educação e turismo sustentável nas Montanhas Capixabas
- Vida Caboca Experiências - PARÁ, com a iniciativa Bioeconomia do Cacau e do Chocolate
Para ver todos os cases vencedores e seus descritivos na íntegra, acesse: www.braztoa.com.br/
“Estamos extremamente orgulhosos de reconhecer os ganhadores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Gramado, em uma edição especial que deixa um legado significativo no destino. Além de destacar iniciativas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estamos promovendo diálogos fundamentais sobre práticas inovadoras no Palco ESG do Festuris e proporcionando experiências enriquecedoras de benchmarking”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
“Nosso objetivo não é apenas inspirar mudanças positivas, mas também gerar impacto concreto por meio do compartilhamento de conhecimento, networking e valorização das práticas sustentáveis locais. Tudo isso reafirma o compromisso da Braztoa com o futuro do turismo responsável e com o fortalecimento da comunidade anfitriã”, finalizou.
Comentários