CONDESG pleiteia assinatura de termo de cooperação com a SSP

Na reunião, foram anunciadas medidas acordadas para serem adotadas na próxima temporada de verão 2023/2024 pelo secretário Derrite.

Na última segunda-feira (08), o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, recebeu os membros do CONDESG (Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Guarujá). Essa entidade tem como objetivo reunir o poder público e a iniciativa privada para enfrentar desafios comuns enfrentados pelos governos municipais. O encontro ocorreu no gabinete do secretário.

A fim de alinhar-se com a visão de planejamento estratégico de longo prazo, o CONDESG apresentou várias propostas de cooperação à SSP (Secretaria de Segurança Pública), com o intuito de contribuir para a busca de soluções duradouras. Todas essas propostas foram apoiadas pelo secretário.

A partir de fevereiro de 2024, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) planeja aumentar em 6 mil o número de policiais civis e 6 mil na polícia militar, além de realizar uma correção salarial para diminuir a defasagem. Essas medidas possibilitarão a ampliação do período da operação verão em 40 dias, antecipando o início em 20 dias e estendendo o término por mais 20 dias.

Em parceria com a iniciativa privada, o CONDESG promoverá a adoção do Projeto "Comércio Solidário". Esse projeto inclui a instalação de câmeras de vigilância integradas à gestão da segurança pública.

“Outra medida de consenso é dobrar o efetivo policial para a atividade delegada, mediante o apoio do executivo municipal”, comemora o porta-voz do CONDESG, Heitor Gonzalez.

O CONDESG nasceu por iniciativa das sociedade civil organizada, em 2019, antes da Pandemia, a partir do movimento Guarujá 2034 – ano em que o município completará 100 anos de emancipação político-administrativa – e foi legalmente instituído por aprovação unanime da Câmara de Vereadores do município.

Criado em 2019 por iniciativa da sociedade civil organizada, o CONDESG surgiu a partir do movimento Guarujá 2034, que tem como objetivo celebrar o centenário de emancipação político-administrativa do município. A legalização do CONDESG foi oficializada pela Câmara de Vereadores do Guarujá, com aprovação unânime. É importante destacar que essa iniciativa ocorreu antes da pandemia.