Campanha Vote Cataratas terá estande permanente na FIT

Para impulsionar ainda mais a campanha Vote Cataratas do Iguaçu,o Comitê de Apoio Brasil-Argentina vem promovendo inúmeras ações em diferentes tipos de eventos nacionais ou internacionais. De 1 a 4 de novembro será realizada a Feira Internacional de Turismo de América Latina (FIT- em Buenos Aires/Argentina) e a campanha terá um estande próprio para chamar a atenção dos 100 mil visitantes e profissionais do setor, que são esperados este ano. O Estande Cataratas Hermanas, vai ficar localizada no setor internacional, onde terá pontos de votação e será todo decorados com painéis das Cataratas e logos do concurso que visa eleger as Cataratas uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza. O objetivo é chamar a atenção dos visitantes e imprensa sobre o concurso, visando mostrar o potencial do atrativo turístico que é divido pelo Brasil e Argentina.

A votação também acontecerá no estande comercial do Destino Iguaçu, localizado no pavilhão Brasil-Uruguai e terá 133 metros quadrados. Seguindo o formato ecologicamente correto, apresentando painéis dos atrativos, grande banner da campanha e pontos de votação. Nesse local a Secretaria de Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e Itaipu Binacional, farão a divulgação dos atrativos do Destino Iguaçu, juntamente com empresários dos setores de gastronomia, espetáculos, transportes, passeios e turismo de compras.

A FIT deste ano vai contar com 1,8 mil estandes de todas as partes do mundo, principalmente da América Latina. Essa é uma oportunidade única para os profissionais realizar negócios. Considerada a maior feira do segmento na América Latina, o evento é promovido pela Associação Argentina dos Agentes de Viagens e Turismo (AAAVYT) e Associação de Agências de Viagens e Turismo de Buenos Aires.

O mercado argentino é considerado pelo Plano Aquarela um mercado de altíssima prioridade para a promoção do País no exterior, a Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil.No ano passado, 920.210 turistas argentinos vieram ao Brasil, destes, mais de 23 mil visitaram o Parque Nacional do Iguaçu/lado brasileiro, no mês de setembro. Atualmente existem 213 vôos regulares semanais ligando os dois países.

Concurso

A fundação New 7 Wonders (N7W), promotora do concurso mudou as datas classificatórias e da participação dos destinos turísticos nacionais. A primeira fase do concurso termina em julho de 2009 e o Destino Iguaçu trabalha para ficar entre os 21 primeiros colocados.

Para entender melhor sobre as mudanças é necessário partir do principio e informar que hoje o Brasil possui 8 candidatos oficiais: Cataratas do Iguaçu, Pantanal Matogrossense, Pão de Açúcar, Rio Amazonas, Chapada Diamantina, Fernando de Noronha, Monte Roraima e Lençóis Maranhense. Há um mês a Fundação prolongou a data do término da primeira fase, que vai encerrar no dia 07 de julho de 2009, quando se elegem as 21 finalistas, e não mais dia 31 de dezembro deste ano, como havia sido anunciada num primeiro momento. Já a segunda fase vai encerrar em meados de 2010, quando serão anunciadas as Novas 7 Maravilhas da Natureza. A votação é popular e será sempre via internet, tanto na primeira como na segunda fase.

A outra alteração girou por conta dos candidatos eminentemente nacionais, como é o caso da Chapada Diamantina, Fernando de Noronha, Pão de Açúcar e Lençóis Maranhense. Ou seja, os quatro destinos terão que promover uma disputa interna para definir quem continua no páreo. Já os atrativos que concorrem em condomínio (se dividem com outros paises), como é o caso das Cataratas do Iguaçu, que pertence ao Brasil e Argentina, têm a vaga garantida e segue no concurso para ser votada e eleita como uma das novas sete maravilhas da natureza. O mesmo acontece com Rio Amazonas, Monte Roraima e Pantanal Mato-grossense.

Serviço
www.votecataratas.com

(JA)