Campos do Jordão, no interior paulista, está investindo na divulgação do município para o segmento do Turismo de Negócios a fim de ampliar o número de eventos corporativos na cidade. Além de um Centro de Convenções com 7.200m², o destino oferece muitos atrativos naturais cercados pela Serra da Mantiqueira, além de infraestrutura também para eventos menores em muitos hotéis da cidade.
"O turismo de negócios tem se apresentado como uma das melhores oportunidades do segmento de viagens na última década", comenta Luiz Nathan, presidente da ASSTUR – Associação da Hotelaria e Gastronomia - e diretor da Campos do Jordão Eventos. “Nosso propósito é dar mais visibilidade à cidade colocando-a na rota das Convenções e Eventos Corporativos o que, naturalmente, fará aumentar a receita do município, especialmente nos períodos de baixa temporada”, explica o executivo.
O dirigente acrescenta que esse segmento traz benefícios para todos os setores turísticos da cidade, tais como hotelaria, gastronomia, comércio, passeios e atrativos de lazer. “Nossa experiência na Campos do Jordão Eventos tem demonstrado que esse tipo específico de turista, quando tem uma experiência positiva, agrega ao destino, além da receita financeira, o interesse em voltar à cidade muitas vezes com a família, além de ser um multiplicador de opiniões positivas que atrairão novos turistas”, justifica o empresário.
Segundo Nathan, a cidade recebe com frequência eventos do segmento de pesquisas científicas e universidades, já tendo recebido, inclusive, dois detentores do Prêmio Nobel de Química: Prof. Dr. Robert Grubbs e Prof. Dr. Kurt Wuthric, que identificaram no destino uma opção diferenciada e de excelente custo benefício para a realização de seus eventos.
“Nosso empenho agora é atrair outros segmentos para o turismo de negócios. Estarmos próximos da Capital paulista é um facilitador para atrairmos outros eventos empresariais ou acadêmicos. Além disso, nossa infraestrutura hoteleira, com mais de 12 mil leitos, cinco mil deles bem próximos da Vila Capivari e do Centro de Convenções, diversidade gastronômica, belezas naturais e o clima contribuem muito para atrair novos eventos e estamos investindo nisso”, enfatiza o empresário.
A iniciativa de tornar Campos do Jordão um polo para o turismo de negócios faz parte das estratégias propostas pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo - e um grupo de empresários de vários segmentos que criaram no início deste ano o projeto “Viver Campos do Jordão”. A proposta tem como objetivo mostrar que a cidade não é apenas um destino de inverno, mas que em qualquer época do ano ela está preparada para todo tipo de turismo, incluindo, entre outros, o de negócios.
Segundo Alexandre Gonçalves, presidente do COMTUR, “Campos do Jordão apresenta diferenciais que não estão presentes em outros destinos turísticos, entre eles, a altitude, o clima e espaços naturais que permitem atividades outdoor, muitas vezes requisitadas nos encontros de lideranças empresariais”. Ele acrescenta que a cidade já tem recebido muitos Congressos, Convenções e Conferências, mas tem vocação turística também para workshops, feiras, exposições, desfiles de moda, casamentos, lançamento de produtos, eventos esportivos e espetáculos culturais, entre outros.
"Sabemos que o turista de negócios, mesmo estando na cidade por interesses profissionais, usa dos mesmos serviços dos demais turistas e, nos seus momentos livres, os atrativos, serviços e passeios, de modo geral gastando quatro vezes mais que o visitante que vem a lazer, além dos demais fatores multiplicadores", acrescenta Luiz Nathan.
“Nosso objetivo é colocar Campos do Jordão entre os principais destinos de eventos do Brasil. Estamos ampliando o relacionamento com o trade segmentado, além de outras iniciativas que preveem a apresentação da cidade em roads shows, forte presença nas Redes Sociais e outras ações impactantes de divulgação para atingir nosso objetivo”, finaliza o dirigente.
Comentários