Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Participação e Parceria levará o maior programa de inclusão digital do mundo, o Telecentro, para o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo: O Campus Party, que neste ano será realizado entre 19 e 25, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, à Rodovia dos Imigrantes, km 1,5.
O stand do Telecentro,trará novidades na área de inclusão digital. No ano passado, o público presente pode conhecer esse programa, porém, neste ano, quem estiver por lá também poderá se cadastrar e participar dos mais de 70 cursos e oficinas oferecidos pelo programa, em uma unidade próxima à sua residência.
Durante o encontro no Centro de Exposições, mais de 100 profissionais irão se revezar para atender aos visitantes cadastrados. A tenda estará equipada com 20 computadores, ligados a um servidor, e uma impressora, com acesso à internet.
Desses computadores, quatro deles serão de acessibilidade total, destinados à deficientes visuais e físicos.
Segundo a Coordenadora do Instituto Efort, Maria Regina Maciel, serão instalados monitores para pessoas com problemas de visão, teclados especiais para pessoas com deficiências motoras, navegadores e softwares que "falam" e equipamentos para surdos e deficientes físicos."Além disso, um game especial estará à disposição para este público onde eles irão aprender a ter mais facilidade para mexer com a máquina", ressalta Regina.
Campus Party
Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. O encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas a tecnologia, a cultura digital e ao entretenimento em rede.
No Brasil, é o segundo ano que ocorre esse encontro, onde os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.
Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. As últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital é a principal causa que levam todas essas pessoas ao Centro de Exposições.
Pela Campus Party já passaram convidados de destaque Stephen Hawking, o grande físico britânico que, através de um vídeo, inaugurou a edição do evento e o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, dentre outros.
(JA)
Comentários