As cenas aterrorizantes desta semana de enchentes jorrando nos metrôs de Nova York acabaram de marcar pontos: mesmo com a Covid-19 dominando as notícias e a agenda de negócios este ano, você teria se sentido pressionado para não estar ciente da 'cúpula de calor 'e temperaturas recorde na América do Norte, incêndios desastrosos em todo o mundo, tempestades fora de época e muito mais. Todos estamos cientes da crise climática e a importância dela foi resumida pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) no início de agosto, que deu algumas advertências severas sobre a gravidade das medidas que precisam ser tomadas.
Mas, com a indústria de eventos ainda se recuperando do impacto da pandemia e a incerteza ainda prevalecente mesmo com o aumento do otimismo, quanto tempo e atenção o mundo das exposições pode se dar ao luxo de dedicar a esse problema? Mais do que você pode imaginar, parece ser a resposta.
Stephanie Mathas é gerente de CSR e Sustentabilidade da RAI Amsterdam, bem como presidente do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável da UFI. Ela disse à EW : “As alterações climáticas e a forma como tratamos o nosso planeta terão um impacto sobre todos nós. O relatório do IPCC sublinha e enfatiza a urgência de agir. Em nossos negócios e partes interessadas, incluindo autoridades públicas e a comunidade financeira, estamos vendo cada vez mais atenção em todo o mundo para a sustentabilidade. Espero que isso só aumente. Não fazer nada não é mais uma opção ”.
Felizmente, há muita coisa acontecendo na preparação para a conferência COP26 programada para Glasgow em novembro. A nova iniciativa Net Zero Carbon Events é apoiada por várias associações líderes, incluindo UFI, ICCA e AIPC, e é hospedada pelo JMIC, o órgão guarda-chuva para a sopa de letrinhas de grupos da indústria de eventos internacionais. O presidente da ICCA e do JMIC, James Rees, comentou no lançamento: “A indústria de eventos tem um papel especial a desempenhar no combate às mudanças climáticas. Fornecemos os pontos de encontro e os mercados para trabalhar em soluções para a crise climática. Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de minimizar nosso próprio impacto nas mudanças climáticas”.
O presidente da UFI, Anbu Varathan, descreveu a iniciativa como “colaborativa e inclusiva”, cobrindo toda a indústria de eventos e disse que “é um novo passo importante”. Em seu cerne, em uma primeira etapa, está a identificação dos compromissos necessários para a redução e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas a eventos. O CEO da UFI, Kai Hattendorf, comentou que, embora a sustentabilidade tenha crescido em importância para todas as indústrias, incluindo exposições ao longo de vários anos, o movimento em direção ao carbono zero “explodiu no gráfico de estratégia como uma missão crítica”.
A pesquisa sobre o status da sustentabilidade em exposições foi publicada pela UFI no final de julho e observou que “embora a pandemia Covid-19 tenha atingido severamente a economia, os fundamentos permanecem e a sustentabilidade é uma grande prioridade para as exposições e seus participantes”. Pode ser uma grande prioridade, mas claramente ainda há um longo caminho a percorrer. O relatório comentou que a transição da indústria para a sustentabilidade progrediu para um meio caminho entre “apenas começando” e “muito avançado”.
Foi dada ênfase significativa ao que tem sido um dos argumentos favoritos da indústria por muitos anos; que fazer uma viagem para encontrar o máximo de pessoas possível em um evento de negócios pode levar a uma redução significativa nas viagens. Claramente, no entanto, é necessário muito mais. O relatório de julho da UFI observou que, embora quase três quartos dos expositores e visitantes "concordassem ou concordassem fortemente que é importante para uma feira mostrar um forte compromisso com a sustentabilidade", apenas um pouco mais de um terço deles disse "eles não iria a uma feira que não tivesse uma abordagem responsável da sustentabilidade”. Os participantes da exposição classificaram o desempenho da indústria em sustentabilidade como “médio”.
Mas a pressão está chegando cada vez mais às empresas do setor de uma série de partes interessadas, incluindo a comunidade de investimentos, que está cada vez mais focada nas demandas de que seus portfólios sejam 'verdes'. E isso significa que o investimento com empresas de eventos continua focado em iniciativas de sustentabilidade. O relatório da UFI observou que os investimentos da indústria de exposições para programas relacionados à sustentabilidade não foram tão afetados quanto outros. Em junho de 2020, afirmava, enquanto 85% das empresas haviam interrompido ou diminuído seu nível geral de investimentos, esse era o caso de “apenas” 54% das empresas para investimentos em programas relacionados à sustentabilidade, e não havia “não” ou “impacto limitado” para atividades relacionadas à sustentabilidade para 51% delas.
Mathas é bastante direto sobre a importância disso. “Não temos o luxo de desacelerar. Não devemos trabalhar em algo mais sustentável, algo é sustentável ou não. E a nossa indústria ainda não é essa”, diz ela.
Fiona Pelham, da Positive Impact, é uma especialista focada em sustentabilidade e eventos por muitos anos. Ela também está trabalhando em uma iniciativa visando compromissos de carbono zero há algum tempo e diz que mais de 50 fornecedores do setor de eventos se comprometeram apenas no último mês. Ela também tem opiniões fortes sobre a importância de se concentrar nessa questão à medida que a indústria se recupera. “Tendo focado na sustentabilidade por mais de 15 anos, sou tão preconceituosa que, quando ouço as pessoas dizerem 'precisamos que nosso negócio volte ao normal antes de podermos pensar em sustentabilidade', não consigo entender o raciocínio delas. Não há como voltar atrás para negócios que não consideram a sustentabilidade. Esse tempo acabou”.
O maior foco em alcançar o zero líquido trará mais regulamentação? Pelham comenta: “O mundo provavelmente verá um aumento na regulamentação sobre qualquer coisa que cause emissões de carbono. Se o trabalho que você está fazendo causa emissões de carbono, faz sentido esperar regulamentação”. Dando um exemplo específico, ela observa que a Câmara Municipal de Glasgow anunciou recentemente que qualquer pessoa que 'agende' um evento durante a COP26 em Glasgow terá que ter um compromisso líquido de zero carbono como parte da Corrida para Zero. The Road to Sector Event COP26 é parte do Race to Zero e há uma oportunidade para elevar o perfil da cadeia de fornecimento do setor de eventos, se organismos de comércio do setor de eventos, mídia e ação tomada porta-vozes”, diz Pelham.
Mathas, da Amsterdam RAI, concorda com o regulamento. “Já estamos vendo isso acontecer”, diz ela. Mas, ela observa, “o clima, como a coroa, não leva em conta as fronteiras nacionais e as diferenças regionais. Regras ou não, o relatório mostra a urgência de cada empresa examinar criticamente sua própria forma de empreendedorismo e adaptá-la aos desafios sociais”.
Pelham tem uma visão ambiciosa de como as coisas podem evoluir. “Imagine se os eventos pudessem ser entregues por uma cadeia de suprimentos líquida zero e a pegada de carbono de cada evento fosse compartilhada de forma transparente. Este é o futuro de médio prazo em que poderíamos estar vivendo. Para que esse futuro seja possível, outra mudança de médio prazo que provavelmente veremos é uma mudança nos modelos de negócios e nas pessoas que implementam e lideram esses modelos de negócios. Para que haja futuro em qualquer setor, a sustentabilidade tem que ser a prioridade da liderança do setor”.
E esse tipo de liderança é claramente o que as associações do setor esperam fornecer na preparação para a reunião da COP26 e depois. Com uma impressionante variedade de grandes players globais, incluindo Freeman, Informa, RX, o Grupo Italiano de Exposições, Javits Center, Koelnmesse, MCI e vários outros já registrados como participantes, parece que terá um impacto significativo.
Há muito a ser feito e é de se esperar que as várias iniciativas que foram lançadas para ajudar a liderar a indústria de eventos rumo a compromissos sérios de líquido zero possam colaborar da maneira mais produtiva possível. Esta é uma questão muito importante e um tempo muito urgente para permitir um debate prolongado sobre quem deveria estar liderando. Todos precisam estar puxando na mesma direção aqui.
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