Carlos Omori será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo

O hoteleiro vai receber a Medalha Anchieta, a principal honraria paulistana, no próximo dia 17 de setembro

Carlos Omori
Carlos Kaoru Omori, empresário e um dos mais tradicionais hoteleiros da cidade São Paulo, estará recebendo uma justa homenagem no próximo dia 17 de setembro, quando lhe será outorgada a Medalha Anchieta, a mais prestigiosa comenda da cidade de São Paulo.

A indicação do nome de Omori para receber a honraria foi feita pelo vereador Aurélio Miguel, pelos bons serviços prestados pelo empresário à cidade de São Paulo, tanto como uma das mais fortes lideranças a frente da hotelaria paulistana, como também por sua atuação dentro da comunidade nipo-briasileira da cidade.

A cerimônia será realizada na Câmara Municipal de São Paulo, no próximo dia 17 de setembro, a partir das 19h.

Nascido em 1951, desde cedo Carlos Omori se acostumou a bem representar a cidade de São Paulo. Aos 8 anos começou a praticar beisebol, passando pela Seleção Brasileira em todas as suas categorias: Infantil, Universitária e Adulto. Defendeu por anos as cores do São Paulo Baseball.

Aposentado como jogador, passou a atuar como técnico, sendo campeão em diversos torneios comandando o Anhanguera Nikkei e posteriormente o Dragons. Nestes anos como treinador, formou mais de 70 atletas que atuaram nas seleções Paulista e Brasileira, inclusive descobrindo atletas que chegaram a profissionais no Japão e Estados Unidos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma das personalidades já agraciadas com a comenda da Medalha Anchieta
Demonstrando aptidão para a atividade esportiva, Carlos Omori foi praticante de karatê, chegando a faixa preta, e atleta de futebol pela FUPE em sua seleção, o que fez treinar na Associação Portuguesa de Desportos.

É engenheiro civil, formado pela Politécnica da USP, e possui Pós-Graduação em Administração.

Na vida profissional construiu uma carreira de sucesso como empresário a frente dos hotéis Lorena Hotel International e One Hotel Buzios, e da Omori Corporate Management. Atualmente preside o IDT-CEMA Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio-Ambiente, instituto atuante na análise de viabilidade de empreendimentos turísticos, administração hoteleira, planos diretores de turismo para municípios, centro de excelência em modalidades olímpicas, meio ambiente e cultura. 

Como hoteleiro, se destaca como uma das principais lideranças do setor, tendo participado de diversas diretorias da ABIH-SP, onde divide acento na atual diretoria com seu filho, Bruno Hideo Omori, este como presidente e Carlos Omori como vice-presidente.

Medalha Anchieta

Medalha Anchieta
A medalha Anchieta, a maior honraria da cidade de São Paulo, é concedida a personalidades que tenham conquistado a admiração e o respeito do povo paulistano. Foi idealizada em 7 de setembro de 1969, e distribuída como brinde aos convidados que participaram da cerimônia de inauguração do Palácio Anchieta, ocorrida nesta mesma data.

Quatro anos depois, em 26 de maio de 1973, ela foi instituída oficialmente como uma comenda da C6amara Municipal de São Paulo. Em 1975, um novo decreto legislativo fixou o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo a ser outorgado junto com a Medalha Anchieta.

A primeira Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo foram entegues em 2 de maio de 1974 ao prefeito da cidade italiana de Lucca, Mauro Favilla.

Em cada legislatura, cada vereador pode indicar até três personalidades para receber a comenda. Após a indicação, que deve ser defendida pelo patrono, o nome do indicado é submetido ao plenário da Câmara Municipal, que após análise do currículo do mesmo, deve aprovar a indicação.