Hoje, quero conversar com vocês sobre um evento que está acontecendo no Rio ...
A icônica casa da família Brando Barbosa, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio é o local escolhido por Patricia Quentel e Patricia Mayer para sediar a edição comemorativa de 30 anos da CasaCor, edição Rio. O local é de uma beleza única e ali estive para algumas festas no passado. A primeira percepção que tenho é a dificuldade de estacionamento. A organização não previu nenhum apoio para os que vão de carro. Acabamos estacionando numa das ruas paralelas e nos dirigimos ao evento.
O ingresso custa R$ 70,00 a inteira e R$ 35,00 a meia. O processo de compra é feito pela internet, mas a existência de um pin que chega por email e deve ser incluído, não a torna tão fácil, como deveria. Logo na entrada me deparo com as informações oficiais do evento e sinto a falta dos idiomas inglês e espanhol. Os seguranças, extremamente profissionais e educados, nos dirigem para a entrada, nos solicitando higienizar as mãos antes.
O processo de check in é rápido mas o colaborador que está sentado no momento na bilheteria, não é dos mais cortês. Ignora, por exemplo, a gratuidade do guia de turismo credenciado, e diz que a mesma normalmente é dada para grupos e não individuais. É acudido por uma senhora do lado, que autoriza a entrada. Sinceramente, faltou discernimento.
A visita é agendada mas não há nenhum folheto orientacional para a mesma. Entramos e iniciamos pelo primeiro andar. Os colaboradores que se encontram em cada sala são de uma competência única e ávidos por compartilhar informações sobre cada ambiente, decorado por um dos arquitetos que compõe a mostra. Passeamos por locais ora criativos, ora normais, que não podem ser fotografados, excetuando por celular. Todos os protocolos de segurança estão rigidamente colocados em prática. É possível ficar 2 horas dentro da casa, o que é suficiente e a permanência nos jardins, que por sinal são lindíssimos e muito bem cuidados, sem tempo pré estabelecido .Na beleza do paisagismo da CasaCor, encontro a sensibilidade e maestria de Ricardo Portilho. Seguimos para o segundo andar e continuamos nossa experiência de arte tematizada. A casa é muito ventilada e todos portam máscaras o tempo inteiro. Devo confessar que me sinto muito seguro. Acredito, apenas, que a sinalização interna poderia ser mais visível e de orientação do sentido da visita.
São quase 14 horas e sentimos fome. Nos dirigimos para o restaurante. Poucas mesas ocupadas. O cardápio com QR code, que aliás está presente em quase todos os ambientes, mostra uma cozinha contemporânea. Os preços não são baratos e o serviço demorado, e se percebe que há ainda falta de entrosamento no produto final. Peço um drink de gin, feito pelo único barman, que chega junto com a Coca-Cola de meu acompanhante... sem gelo. Os pasteis são minúsculos e o de queijo está vazio. Com fome, nos dirigimos a um outro espaço para lanches, onde o gentil gerente angolano nos acolhe com um sorriso. É um outro mundo: os colaboradores, que além da mascara,com a proteção facial em acrílico, foram treinados e tentam em cada momento superar nossas expectativas. Os sanduíches de carne assada e salmão chegam deliciosos e com um serviço nota dez. Estamos sentados ao redor de uma piscina e respiramos competência. Que diferença, devo confessar. A empresa Métiers que opera os serviços é um case de sucesso.
É hora de nos despedirmos. Volto para casa, no meu dia semanal de desconfinamento feliz e que devo sugerir tal experiência para todos que estiverem no Rio e se sentirem à vontade para uma saída com segurança e beleza. Quero sugerir que seja colocado em prática um preço especial para moradores do Rio. Parabéns aos organizadores, patrocinadores, colaboradores diretos e indiretos, arquitetos e sintam-se abraçados por nos proporcionar esperança e amor pelo que fazem!
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