A pesquisa de campo será feita por 21 alunos do Curso de Turismo e Hotelaria da Estácio FARGS, que colherão os dados com empreendedores e gestores de espaços, atrativos, equipamentos e serviços existentes nesta região da cidade. Entre outros segmentos, serão cadastrados serviços e equipamentos de hospedagem, de gastronomia, lazer, entretenimento e cultura, informação turística, bancários, de saúde, sistemas de comunicação e comércio.
“As coisas boas, como esta parceria com a Secretaria de Turismo de Porto Alegre, devem continuar, e confirmam a confiança depositada no trabalho da nossa instituição que vem realizando este mesmo levantamento em várias cidades do Estado”, afirmou Mantelli. Monitorados por professores, alunos do Curso de Turismo e Hotelaria da Estácio FARGS realizam semestralmente trabalhos de inventariação turística em cidades gaúchas de pequeno porte abrangendo características e informações completas de cada localidade como educação, saúde, serviços, dados demográficos entre outros. A atividade é vinculada à disciplina de Planejamento do curso, adotando metodologia do Ministério do Turismo.
No Centro Histórico da Capital o trabalho deverá ser concluído em dezembro, com a entrega do relatório final à Secretaria Municipal de Turismo. “A inventariação da oferta turística é importante para toda a cidade, porque irá gerar indicadores confiáveis e úteis para o planejamento de ações, projetos e investimentos tanto do setor público como da iniciativa privada”, avaliou Mendes da Rocha. O secretário adianta que esse mesmo trabalho será desenvolvido em outras regiões turística da Capital, como os bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa e na Zona Sul, onde está a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre.
Comentários